CONTROLANDO CARGAS EM CORRENTE CONTÍNUA (CC) COM POTENCIÔMETRO (MODO PWM-0 A 100% VIA COMPARADOR INTERNO)- COM PIC 12F675 (REF165)

Gostaria de outra opção de controle PWM para cargas CC como lâmpadas, fitas de led, motores de ventiladores automotivos,etc?

Você poderia controlar melhor o seu ventilador de 12 volts da cabine de seu caminhão? Ou ajustar a iluminação de fundos de um mostruário que usa fitas de led? Com um pequeno pic e alguns resistores podemos fazer um controlador simples tendo como controle apenas um potenciômetro comum.
Veja o esquema elétrico abaixo:

Podemos usar um circuito analógico (ci 555 por exemplo) ou então usar um microcontrolador para gerar o PWM. Quando usamos um potenciômetro como controle, é preferível usar um microcontrolador que já tenha internamente um conversor analógico/Digital e se possível, que tenha também um módulo PWM. Já foi inclusive publicado um anterior artigo sobre este tema, de nome ‘CONTROLE DE LUMINOSIDADE (DIMMER) PARA LEDS RGB INDIVIDUAIS OU FITAS DE LEDS – COM PIC 16F676 (REF 160)’ que usa o método do PWM.

Mas se não dispor de tal microcontrolador? Talvez tenha que usar um pequeno pic de 8 pinos ou mesmo um microcontrolador mais antigo de outra família?
Poderá implementar via software este PWM. Com ajuda de apenas um comparador interno é possível obter um PWM para fins de controle de carga.
Basta compararmos a tensão da entrada inversora ligada a um capacitor em carga por meio de um resistor ao +vcc (rampa) contra a tensão do terminal central de um potenciômetro de controle ligado na entrada não-inversora do comparador.
O processo é o seguinte:
1) Descarregue o capacitor gerador da rampa. Para isto, faça o port se tornar uma saída ligada ao gnd (0).
2) Volte o port a ser entrada inversora e compare com a entrada normal ligada ao potenciômetro. Isto ocorre de forma automática, pois a saída do comparador já é a saída do PWM.
3) Faça um ‘delay’ cujo tempo permita a carga do capacitor até o valor do +vcc (obtido de forma experimental, por tentativa e erro, o valor de 2 milissegundos para o capacitor 10nF + resistor de 100k).
4) Volte ao passo n.1 por meio de um ‘loop’ de repetição.

Se o ‘cursor’ do potenciômetro estiver com 5 volts, o ciclo será 100% ligado. Se for 2,5 volts, então teremos 50% ligado. E assim, para cada valor teremos um percentual de tempo ligado na saída.

É possível usar o timer 0 para realizar a descarga do capacitor, automatizando ainda mais o processo. Assim, fazendo o timer 0 gerar uma interrupção a cada 2 ms, teremos o mesmo resultado. Na rotina de interrupção apenas descarregamos o capacitor.

Como já foi citado, este circuito poderá ser usado para controlar a velocidade de pequenos motores CC, resistências de aquecimento, lâmpadas e até mesmo a intensidade de iluminação de fitas de leds.
Obs. Esta montagem é apenas didática, sendo apenas testada em placa de protoboard, sujeita a bug’s ainda não observados nos testes.

Segue pasta com os arquivos para a montagem, sendo que tem as 2 versões disponíveis, uma com interrupção e outra sem interrupção:

pwm_comp

Caso deseje uma versão PWM com apenas 2 chaves dactilares para controlar a saída, poderá usar os arquivos abaixo. Na pasta postada em 09/08/2016, tem a versão normal que perde a informação ao desligar a alimentação e a versão com salvamento na EEprom interna do último ajuste:

PWM_SW_FILES

Manuais:

PIC12f675

Curiosidades:
Como a vida se originou?
O túnel rodoviário mais comprido do mundo
Do script para as telas
O uso do azeite nos tempos antigos
A arca de Noé e a arquitetura naval
O Alhambra — jóia islâmica de Granada
O que fazer para dormir melhor
Retratos de famosos e de criminosos
Atenas: passado glorioso e futuro incerto
Museus — lugares interessantes para visitar

Outros assuntos:
Como controlar um temperamento explosivo
Mudanças que os filhos trazem ao casamento
O que posso fazer para não ficar tão triste?
Como chegar a um acordo
Como ser um bom ouvinte
Será que a Bíblia está de acordo com a ciência?

Até o próximo artigo!

28 comments on “CONTROLANDO CARGAS EM CORRENTE CONTÍNUA (CC) COM POTENCIÔMETRO (MODO PWM-0 A 100% VIA COMPARADOR INTERNO)- COM PIC 12F675 (REF165)

  1. Bom dia Claudio, com faço para que o pwm comece em zero usando o arquivo de duas chaves dactilares. Toda vez que ele é desligado e ligado eu volta ao maximo!

    Att; Sérgio

  2. Howdy.
    Thanks for the reply.
    Using key file. The simulation starts at 50%.
    If possible, start from 0% and each press to increase by 20%
    I do not care to drop.
    I try to combine it with a soft washing machine, I found one that was ordered and engine speed, in different stages of the wash program. Maybe you think the next one.
    Goodbye.

    1. Hi, Ata!
      I assembled this circuit on experimental circuit board and it is workings fine, from 0 to 100%. I didn’t used any simulator like Proteus or similar.
      But, I understood that you desire a Pwm using a switch only. That increase will be from 0 to 100 % (0, 20%,40%,60%,80% and 100%).
      Are you using CC motor?
      Cláudio

      1. In simulation was from 50%, perhaps unreal.
        I use an AC motor, universal motor adapted to a draft washing machine (on Pablin). The program there is for motor with two speeds, I want triac-controlled motor.

Comments are closed.

Back To Top