FAÇA UM SIMPLES ALARME RESIDENCIAL C/ SENSORES SEM FIO – COM CONTROLE REMOTO E PIC 12F675 (REF154)

Gostaria de montar um simples alarme para sua casa? Que seja relativamente fácil e barato? Com controle remoto para ligar e desligar? E com possibilidade de usar sensores sem fios nas portas/janelas, além de sensor de presença sem fio? Leia mais…

Veja o esquema abaixo:

Esta montagem é um aperfeiçoamento do ‘Alarme Easy Home’ já publicado neste blog. O melhoramento principal é o de podermos aprender também sensores sem fios, comos os que ficam em portas e janelas, bem como o sensor de presença. Também, a situação on/off e disparo, ficam salvos em espaço na EEprom. Foi acrescentado mais um botão, para realizar o aprendizado dos sensores sem fio.
A parte de recepção de sinais RF foi mantida igual, assim como o programa em ‘C’ usado na detenção de tais sinais.
Assim, alterando uma linha de código, poderemos optar por um dos 4 modelos de circuito integrado que possa existir no controle remoto adquirido (os mais comuns, mas existem muitos!). São eles: ht6p20b, hcs200…301, pt2240b, pt2262. (Nota: Use sensores sem fio e controles remotos (chaveirinhos) com o mesmo tipo de circuito integrado).
Para funcionar, após a montagem e gravação do pic com a versão desejada de firmware, teremos que ‘aprender’ o(s) botão (ões) do controle remoto. Como fazer isto? Basta apertar o botão ‘aprender controles’ e soltar. Acenderá o ‘led learn’. Em seguida, aperte o botão do controle que deseja gravar. Imediatamente após o acionamento, deverá apagar o ‘led learn’, confirmando assim a gravação. Poderá gravar um ou mais botões individualmente. Muitos gravam apenas um e usam o outro para acionar outra aplicação (como o abrir/fechar de um portão, por exemplo). Poderá aprender até 5 controles remotos (um para cada membro da casa, por exemplo).
Para gravar sensores, repita a operação usando o botão ‘aprender sensores’. Aperte este botão momentanêamente e acione o sensor sem fio que deseje aprender. Alguns sensores de presença, ao ligar a alimentação, passa a enviar um sinal para aprendizado. Outros tem um ‘Jumper’ interno para transmitir direto na fase de programação. Já os magnéticos, basta afastar o imã do sensor, para que envie um sinal.
Caso ocorra algum erro, pode-se apagar a EEprom apertando e mantendo apertado o botão ‘aprender controle’ até que comece a piscar o ‘led learn’.
Então, solte o botão. Será apagado tanto controles como sensores, de uma única vez. Depois, poderá repetir a operação de aprendizado de sensores e controles remotos.
Terminado o processo de aprendizagem de controles remotos e sensores, podemos então acionar o controle para testar o funcionamento do alarme.
Ao apertar o botão do controle remoto, deverá ser ouvido 1 toque da sirene e o led monitor deverá piscar lentamente. Nesta situação, o alarme foi ligado. Outro aperto do botão do controle fará que desligue o alarme, sendo ouvido 2 toques de sirene e apagando o led monitor de on/off. Neste caso, o alarme foi desligado.
O sensor com fio, deste alarme, é feito por ligar vários reed switch em série. Estes devem ser instalados acima de portas e janelas. Caso não use esta parte, coloque um ‘Jumper’ mantendo ligados estes 2 fios.Quando se abre um porta ou janela, deverá afastar o imã permanente do reed, interrompendo assim a passagem de corrente elétrica, fazendo o alarme disparar. O número deles não importa, desde que sejam ligados em série e bem instalados, para que vibração causada por vento, ou mesmo mau contatos, não venham a gerar falsos disparos.
Para a recepção do sinal de RF, foi usado um receptor comercial de 433mhz ( ou outra frequência que seja a mesma dos controles remotos ‘chaveirinhos’ adquiridos).
O tempo de desligamento foi ajustado para 5 minutos, mas poderá ser mudado no programa, alterando a constante vista abaixo:

byte const TMAX_SIRENE = 8*(5);//sirene ligada (tempo em min. entre parenteses)

Para acionar a saída foi usado um rele de 12 volts, do tipo miniatura. Mas se desejar, poderá ser substituido por um transistor de potencia e acionar uma sirene eletronica diretamente.
A sirene eletronica pode ser de qualquer modelo ou tom. A alimentação pode ser feita de forma convencional, com transformador + retificadores + capacitores + regulador 7805, ou usar um adaptador de parede de 12 volts continuos. Fontes chaveadas de 12 volts são também bem-vindas.
Deve ser previsto uma bateria de 12 volts para alimentar o circuito em caso de falta de energia elétrica ou o corte dos fios por um ‘meliante’.

Foi compilado versões hex para ht6p20b, pt2262, pt2240b e hcs, prontas para uso.
Obs. Testado Ht6p20b, outras apenas simulados. Para obter as várias opções de configuração, escolha as opções no arquivo ‘c’ e recompile usando como sugestão, o compilador C da CCS v3.200.

Segue a pasta zipada com todos arquivos, sendo atualizado os arquivos com nova versão em 30/11/2014 :

Alarme_Easy_Sensor_v4

Para a placa de circuito impresso, veja os comentários abaixo, com links disponibilizado pelo colaborador ‘Preda_0078’, de sua montagem.

Curiosidades:
De onde vieram as ‘instruções’?
Pontos que flutuam diante dos olhos?
Conheça melhor os seus cabelos
Um vírus com que as mulheres devem se preocupar
O abuso do álcool e a saúde
Existem formas de vida realmente simples?
Mel: um doce remédio
Kimchi — A comida apimentada favorita dos coreanos
Pressão alta: prevenção e controle
Por que o mar é salgado?
Conceito equilibrado sobre animais de estimação
O que é preciso para adestrar um elefante
Jóias e pedras preciosas
‘Uma terra que manava leite e mel’
Por que envelhecemos?
O que revela a visão do invisível?

Outros assuntos:
Como fazer as pazes?
Como posso me dar bem com meu professor?
Como controlar seu estresse
Quando seu casamento não é o que você esperava
Recuperar a confiança no casamento
Como acabar com a tática do silêncio
Como ser feliz no casamento?
Como ser um bom ouvinte
Como lidar com as dívidas
Como resolver problemas no casamento
Aprenda a perdoar
Como lidar com os sogros
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

50 comments on “FAÇA UM SIMPLES ALARME RESIDENCIAL C/ SENSORES SEM FIO – COM CONTROLE REMOTO E PIC 12F675 (REF154)

  1. GRANDE LÁRIO TUDO BEM?, NÃO SEI SE LEMBRA DE MIM, GOSTO MUITO DO SEU SITE, MAS ANDEI UM POUCO SUMIDO PORQUE NÃO GOSTO DE MONTAR AS COISAS QUE NÃO ENTENDO, AÍ ESTOU DEI PRA CARAMBA PIC, AINDA NÃO SOU FERA, MAS JÁ DOMINO UM POUCO, SÓ QUE ESTUDEI ASSEMBLY, PORQUE É MAIS INTERESSANTE, AGOARA QUERIA SABER SE VOCÊ TEM ESSE PROJETO EM ASSEMBLY, EU ADORARIA VER ELE. AGUARDO . ATT. PAULO OLIVEIRA, E PARABÉNS PELOS PROJETOS.

    1. Olá Paulo!
      Bom retorno ao blog! Muito bom que tenha estudado assembly. Isto facilita mesmo quando for usar “C”, para ver como foi gerado as linhas de código pelo compilador. Infelizmente, não tenho este projeto que deseja em assembly, apenas em “C”. Poderá ter uma ideia do funcionamento em assembly usando o arquivo ‘list’ gerado pelos compiladores ‘C’. Ou pegar o arquivo hex e reassembla-lo. O Winpic800 tem esta opção no seu menu.
      Cláudio

  2. Olá Cludio!
    Estava procurando um alarme residencial pra mim montar e gostei do seu artigo: FAÇA UM SIMPLES ALARME RESIDENCIAL C/ SENSORES SEM FIO – COM CONTROLE REMOTO E PIC 12F675 (REF154.
    Você pode me informar onde posso conseguir todo material, esquema, circuito da placa e os demais detalhes para eu montar este circuito.
    Aguardo sua ajuda.

    1. Olá Wsdias!
      As montagens feitas neste blog são realizadas apenas em modo experimental, com placas de protoboard. Alguns hobistas tem enviado desenho de placas para algumas montagens, mas nem sempre estão disponíveis. Ficará por sua conta desenvolver o circuito impresso, usando os programas apropriados para isto, segundo o esquema fornecido na pagina, e adquirindo as peças em lojas de componentes eletrônicos de sua região ( alguns compram via internet).
      Cláudio

  3. OLA CLAUDIO!
    O CONTROLE QUE ESTOU USANDO E COM CI HT6P20
    NOS DOIS PROJETOS.
    O (alarme_easy_v3) FUNCIONOU NORMAL,E O
    (alarme_easy_sensor_rf) NAO .

  4. OLA CLAUDIO
    TUDO BEM?

    JA MONTEI VARIOS PROJETOS SEUS E TODOS FUNCIONARAM MUITO BEM,
    A DISCADORA POR EXEMPLO, TEM MAIS DE UM ANO SEM DAR PROBLEMA.
    ESTOU APRENDENDO MUITO COM VOCE PARABENS PELO SYTE.
    ESTE PROJETO ( alarme_easy_home_sensor_rf ) FOI O PRIMEIRO QUE NAO DEU MUITO CERTO
    O QUE ACONTECE E QUE AO PASSAR UNS 5 A 10 MINUTOS ELE DESLIGA E DEPOIS LIGA SOZINHO
    E AS VEZES QUANDO LIGO PELO CONTROLE ELE DISPARA O ALARME.
    JA TROQUEI CI , REFIZ O CIRCUITO E MUDEI A OPÇAO (#define PERDI_BYTE_CALIBRACAO) E NAO DEU CERTO
    POSSO ESTAR FAZENDO ALGUMA COISA ERRADA.
    O ALARME ( ALARME_EASY2_V3 )SEM O SENSOR SEM FIO FUNCIONOU .
    SERA QUE VOCE PODERIA ME DAR UMA AJUDA?
    OBRIGADO.

    1. Olá Dercy!
      Obrigado por seu comentário apreciativo pelo blog. Poderia me informar qual tipo de controle remoto está usando? ht6p20b? O alarme_easy_v3 funcionou com o mesmo controle?
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top