FAÇA UM SIMPLES ALARME RESIDENCIAL – COM CONTROLE REMOTO RF E PIC 12F675 (REF128)

Gostaria de fazer um simples alarme para sua casa? Com poucos componentes e baratos? Com controle remoto para ligar e desligar? Leia mais…

Em tempos de crescente injustiça, com o crime ‘florescendo’ em todo o mundo, somos incentivados a tomar cuidados especiais de proteção, numa tentativa de evitar o indesejado. O uso de alarmes em residências tem se tornado quase que obrigatório. Sem contar os arames farpados e cercas elétricas. Apesar dos preços terem caído bastante, muitos ainda gostam de fazer seus próprios dispositivos caseiros de proteção, incluindo os alarmes.
A proposta deste artigo é um simples e barato alarme, usando um pic 12f675. Com ajuda de controle remotos comerciais (chaveirinhos) encontrados em lojas eletrônicas e internet, poderemos fazer um alarme bem prático. Veja o esquema abaixo:

Como em algumas regiões não se encontra determinado tipo de controle remoto RF, foi optado por usar um código flexível para esta necessidade. Assim, alterando uma linha de código, poderemos optar por um dos 4 modelos de circuito integrado que possa existir no controle remoto adquirido (os mais comuns, mas existem muitos!). São eles: ht6p20b, hcs200…301, pt2240b, pt2262.
Para funcionar, após a montagem e gravação do pic com a versão desejada de firmware, teremos que ‘aprender’ o(s) botão (ões) do controle remoto. Como fazer isto? Basta apertar o botão ‘Learn’ e soltar. Acenderá o ‘Led learn’. Em seguida, aperte o botão do controle que deseja gravar. Imediatamente após o acionamento, deverá apagar o ‘Led learn’, confirmando assim a gravação. Poderá gravar um ou mais botões individualmente. Muitos gravam apenas um e usam o outro para acionar outra aplicação (como o abrir/fechar de um portão, por exemplo). Poderá aprender vários controles remotos (um para cada membro da casa, por exemplo).
Terminado o processo de aprendizagem de controles remotos, podemos então acionar o controle e testar o funcionamento do alarme.
Ao apertar o botão do controle remoto, deverá ser ouvido 2 toques da sirene e o led monitor deverá piscar lentamente. Nesta situação, o alarme foi ligado. Outro aperto do botão do controle fará que desligue o alarme, sendo ouvido 1 toque de sirene e apagando o led monitor de on/off.
O sensor deste alarme é feito por ligar vários reed switch em série. Estes devem ser instalados acima de portas e janelas. Quando se abre um porta ou janela, deverá afastar o imã permanente do reed, interrompendo assim a passagem de corrente elétrica, fazendo o alarme disparar. O número deles não importa, desde que sejam ligados em série e bem instalados, para que vibração causada por vento, ou mesmo mau contatos, não venham a gerar falsos disparos.
Para a recepção do sinal de RF, foi usado um receptor comercial de 433mhz ( ou outra frequência que seja a mesma dos controles remotos ‘chaveirinhos’ adquiridos).
O tempo de desligamento foi ajustado para 5 minutos, mas poderá ser mudado no programa, alterando a constante vista abaixo:

byte const TMAX_SIRENE = 8*(5);//sirene ligada (tempo em min. entre parenteses)

Para acionar a saída foi usado um rele de 12 volts, do tipo miniatura. Mas se desejar, poderá ser substituído por um transistor de potencia e acionar uma sirene eletrônica diretamente.
A sirene eletrônica pode ser de qualquer modelo ou tom. A alimentação pode ser feita de forma convencional, com transformador + retificadores + capacitores + regulador 7805, ou usar um adaptador de parede de 12 volts contínuos. Fontes chaveadas de 12 volts são também bem-vindas.
Obs. Esta montagem é de caráter didático apenas, sujeita a bugs ainda não observados, sendo testada apenas em placa de protoboard. Estão sendo fornecidos os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista. Deverá ser previsto uma bateria auxiliar de 12 volts, para prover energia em caso de falta de eletricidade.

Segue a pasta zipada com o arquivo ‘C’. Foi compilado versões Hex para Ht6P20B, PT2262, PT2240B e HCS200…301, prontas para uso, sendo atualizada em 03/07/2014:

ALARME_EASY2_V3

Veja também o novo artigo ‘FAÇA UM SIMPLES ALARME RESIDENCIAL C/ SENSORES SEM FIO – COM CONTROLE REMOTO E PIC 12F675 (REF154)’

Manuais:

Pic 12F675

Curiosidades:
Proteja-se contra ladrões de carros
Dicas de segurança para os idosos
Os desafios e as recompensas de criar filhos com síndrome de Down
Você tem daltonismo?
Uma viagem de ônibus elétrico na linha mais extensa do mundo
Sevilha — portal de acesso às Américas
O fascinante milho
Maravilhas do corpo humano
Costumes antigos no México de hoje
Que tal um fungo?
Você Sabia?
Chocolate — do cacau até você
Experimente a culinária da Tailândia
O que estamos fazendo com nosso alimento?

Outros assuntos:
Um site para você
Como conversar com seu filho adolescente — sem discutir
Como fazer seu segundo casamento dar certo
Aprenda a perdoar
Como acabar com a tática do silêncio
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

37 comments on “FAÇA UM SIMPLES ALARME RESIDENCIAL – COM CONTROLE REMOTO RF E PIC 12F675 (REF128)

  1. Olá amigo. Montei aqui na protoboard e funcionou muito bem, sinceramente não tenho o que reclamar. Cadastrei um botão do controle que eu nao uso do alarme do carro.
    Eu vi que o Alisson estava com problemas sobre apagar os controles e depois os controles voltavam.
    Comigo não deu problema não, apaguei alguns e não voltaram sozinho não.

    Forte abraço. Obrigado.

    1. Olá Ricardo!
      Muito obrigado por retornar o resultado de sua montagem. Fico feliz que tenha conseguido ser bem sucedido! Fique a vontade de expressar seus comentários quando desejar.
      Cláudio

      1. Olá Claudio.

        Gostaria de tirar uma dúvida.
        Seria possível o alarme retornar em seu último estado (ativado ou desativado) no caso de uma possível falta de energia?
        Eu nao pretendo usar alimentação externa por enquanto, até mesmo por nao saber por onde começar (Pensei em instalar um relê, assim que a energia principal é desligada, o relê desligaria e mudaria os contatos para uma alimentação externa, porém acredito que isso traria um consumo um pouco alto para um circuito que estaria ligado 24h por dia.
        Se for possível que o PIC retorne ao seu último estado, já estaria de bom tamanho pra mim.

        Forte abraço e mais uma vez, parabéns pelos projetos.

        Segue foto da plaquinha pronta:
        http://i1121.photobucket.com/albums/l510/ricardoams/IMG_20150513_223634627.jpg

        1. Olá Ricardo!
          O ideal é alimentar o circuito por meio de uma bateria de 12 volts e um regulador 7805 para alimentar o circuito a partir destes 12 volts. Um transformador de 12 volts +diodos retificadores+ capacitores de filtro para carregar a bateria continuamente (carga de manutenção de 2 a 10 % da capacidade da bateria). Ao faltar energia da rede AC, o circuito já está alimentado pela bateria, somente que neste momento não tem a carga de manutenção da bateria. Quanto a salvar na eeprom, verei esta possibilidade em uma ocasião oportuna.
          Cláudio

          1. Obrigado pela atenção Cláudio e desculpe te perturbar.

            Prometo que é a ultima dúvida:

            Não tem problema para a bateria ficar constantemente ligada nos 12v?

            E posso usar fonte chaveada ou é necessário mesmo ser fonte com transformador?

            Hoje ainda já pretendo comprar a bateria 12v.
            Forte abraço.

          2. Olá Ricardo!
            A bateria tem que ficar constantemente ligado aos 12 volts para a carga de manutenção. Se você adquirir um transformador para 0,5 a 1 Amperes de secundário de 12 com primário para a tensão da sua rede. Após a retificação você terá algo em torno de 13 a 16 volts de corrente contínua na saída. Se usar uma bateria de moto de 12 volts/ 5 amperes, ela necessitará uma carga de manutenção entre 0,1 a 0,5 amperes. Uma bateria totalmente carregada terá em seus terminais por volta de 13,0 a 14,0 volts. Para limitar a corrente em caso de bateria totalmente descarregada, use em série um resistor de 10 ohms 10 w (de fio). Poderá também usar fonte chaveada desde que a saída tenha uma tensão necessária para gerar a corrente de manutenção (13 a 16 volts de saída). Poderá ver uma sugestão aqui.

            Cláudio

  2. Olá amigos desse forum, gostaria de saber se esse projeto pode ser adaptado para cadastrar controles que usem o encoder EV1527.

    1. Olá Kakaio!
      O código atual não tem previsão para usar este ci (EV1527). Se tiver conhecimento de linguagem ‘c’ e também do funcionamento deste ci, poderá alterar as linhas de código para adaptar a ele.
      Cláudio

  3. Olá Cláudio! Montei este projeto e gostei, mas notei um problema ( que pode ser um erro de montagem) utilizei alguns controles de fabricantes diferentes, inclusive de alarme de carro, todos funcionaram! O problema é o seguinte: cadastrei vários controles diferentes e depois apaguei todos, me certifiquei que todos foram apagados, porém quando cadastro 1 controle, percebo que todos os outros controles passam a funcionar mesmo
    sem eu cadastra-los, e qualquer outro controle 433 mhz passa a funcionar mesmo que ele nunca tenha sido cadastrado. Isto é normal? Não deveria ser funcionar apenas os controles cadastrados? Peço sua ajuda! Grata.

    1. Olá Alison!
      Realmente, deveria funcionar apenas os controles cadastrados. Você está usando que versão de ci interno no controle? Hcs,Ht6p,etc. qual? Preciso desta resposta para eu montar no protoboard e fazer testes neste sentido. Pode realmente estar havendo um bug, mas preciso confirmar.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top