CONTROLANDO CARGAS AC COM DIMMER REMOTO – COM PIC12F675

Gostaria de controlar a luminosidade de um ambiente com um controle remoto RF? Ou ainda, outras aplicações? Veja mais…

Esta montagem permite controlar cargas AC através um Triac TIC246 ou equivalente, controlando o momento de disparo. Isto permite obter um controle sobre a carga ligada a seus terminais, de forma bem simples.
Veja o esquema abaixo:

Inicialmente, foi pensado em se fazer um esquema totalmente isolado da rede, com optoacopladores para o sensor e disparo do triac, além de uma fonte com transformador e regulador 7805. Mas, chegou-se a conclusão que deixaria de ser prático, ocupando um espaço enorme em uma caixa. Com a opção por uma FAST (fonte sem transformador) capacitiva, com simples diodo zener regulando a tensão, obteve-se um circuito reduzido, podendo ser montado em uma placa pequena e prática. Mas o custo é a segurança. Não deve ser manuseado por pessoas que não conhecem regras de segurança com alta tensão. Lembra muito os antigos rádios a válvulas, que não usavam transformador, sendo energizado direto da rede, os famosos ‘rabos quentes’. Era por a mão no chassi, que logo se descobria porque era ‘quente’ (choque elétrico).
O receptor comercial de 433mhz é usado para receber os controles remotos usados para controlar este dimmer. Devem usar internamente o ci HT6P20B, pois seu protocolo foi escolhido para esta montagem. Deverão ser inicialmente ‘aprendidos’ por apertar o botão ‘learn’ e em seguida acionar qualquer um dos botões. Uma vez aprendido, acionando o botão da direita, irá aumentar a tensão sobre a carga ( ou uma lâmpada, por ex.). Se apertar o botão da esquerda irá diminuir a tensão. Após cada acionamento, ficará gravado na ultima posição da EEprom, o valor a ser carregado no Timer 0. Isto permite que, ao ocorrer uma falta de energia elétrica e ao ser restabelecida, voltará a regulagem memorizada automaticamente.
O pino 2 recebe uma tensão AC, via um resistor de 1 M , que possibilita identificar o momento que a tensão da rede passa por zero ( o capacitor de 2n2 ajuda a evitar disparos por fortes ruidos na linha AC). Quando isto acontece, gera uma interrupção, na qual é carregado o valor da regulagem obtida pelo acionamento dos controles remotos para o Timer 0. Quando ocorre o overflow, gera uma nova interrupção que se encarrega de disparar o triac.
Foi colocado um filtro contra interferências geradas pelo disparo do triac, sendo constituído pelo capacitor de 0,22 uF/400v e o resistor em série de 100 ohms. Também, foi incluído 2 indutores e 2 capacitores na entrada, para amenizar interferências. Devem ser montados, sob pena de interferir no funcionamento do receptor de 433mhz. Dependendo do receptor usado, se tiver dificuldades com ruidos de 60 hz, coloque um capacitor de 100 uF próximo da alimentação do receptor e um resistor de 47 a 100 ohms em série com o VCC. Experimente também, tanto a saída analógica como a digital, e use a que der melhor resultado.
Algumas orientações de segurança:
Para realizar trabalhos com este tipo de circuito, use um transformador isolador 1:1 (entra 110 V e sai 110 V , e não serve auto-transformadores como usado em antigos estabilizadores). A isolação dada por um ‘transformador isolador’ impede choques quando estamos aterrados e acidentalmente, tocamos em alguma parte do circuito.
Não tente carregar o programa no chip usando o método ” in_circuit”. Você poderá destruir seu programador e seu PC. Grave fora, com baixa tensão. Depois, coloque o chip gravado na montagem.
Confira muitas vezes o circuito, depois ligue sem o modulo receptor e o PIC. Meça as tensões de alimentação, se estão corretas. Se estiverem, desligue e então coloque o receptor e o PIC. Um simples erro de montagem poderá destruir tanto o PIC como o receptor de 433mhz.
No arquivo ASM, foi acrescentado a opção de escolher a atuação como ‘Dimmer’ ou apenas ‘On/Off’, por comentar ou descomentar a linha em questão.
Nunca toque no circuito quando estiver energizado. Não permita crianças próximas quando estiver ligando o equipamento para teste.
Obs. O autor não se responsabiliza por danos decorrentes de manuseios e erros de segurança ao montar este circuito. É por conta e risco do hobista. Esta montagem é de caráter didático, sendo feita apenas em protoboard, sujeito a bugs ainda não observados. Este circuito foi previsto para cargas resistivas. Cargas indutivas ou capacitivas poderão ter seu funcionamento alterado, não funcionando corretamente. Esta sendo fornecido o arquivo ASM que poderá ser alterado segundo as necessidades dos hobistas.
Abaixo, versão 3, com adição de resistor de 2k2 entre gate e mt1 do triac, e desligamento a 100% da carga quando estiver abaixo de valor pré-acertado no ASM, na constante ‘V_MIN_OFF’.

Segue o arquivo ASM (versão 3 – atualizado em 02-10-2013):

DIMMER_RX_V3_ASM

Segue o arquivo HEX (modo DIMMER – versão 3 – atualizado em 02-10-2013):

DIMMER_RX_V3_HEX

Segue o arquivo HEX (modo ON/OFF – versão 3 – atualizado em 02-10-2013, porém para somente cargas resistivas):

ON_OFF_RX_V3_HEX

Caso necessite controlar cargas indutivas e resistivas, o método por controle de disparo pelo ponto zero não funciona a contento, sendo melhor usar então o método do ‘disparo pulsado continuado’. A ideia esta em disparar o gate do triac a cada 512 micro segundos, por um tempo de 10 a 20 microsegundos de pulso, e repetindo continuamente, enquanto o controle estiver com a informação de manter ligado a carga. Infelizmente, pode gerar mais ruídos elétricos, mas é o método que funcionou a contento com lampadas fluorescentes eletrônicas e motores elétricos. Neste princípio, não necessita de um pino do PIC específico para ser o ‘sensor de passagem por zero’.
Segue o esquema para esta montagem ON/OFF por disparo continuado:

Segue o arquivo ASM para esta montagem ON/OFF por disparo continuado:

CR_ON_OFF_DC_ASM

Segue o arquivo HEX para esta montagem ON/OFF por disparo continuado:

CR_ON_OFF_DC_HEX

Manuais:
Tic246
Pic 12f675

Curiosidades:
Proteja-se contra ladrões de carros
Como lidar com problemas da próstata
Tortura a venda
Mapeamento do céu: no passado e no presente
Alimentos nutritivos ao seu alcance
Tomar chá à moda chinesa
Como é viver acima das nuvens
Gota — causas e fatores de risco
O projeto maravilhoso da molécula de hemoglobina
O que fazer para dormir melhor
Pressão alta: prevenção e controle
Quem criou as leis que governam o Universo?
Como o árabe tornou-se a lingua dos instruidos
Mestres medievais da astronomia
Faça bom uso de sua curiosidade

Outros assuntos:
Como lidar com sogros
Como disciplinar seu filho adolescente
Por que eu me corto?
Desempenhem bem o papel de pais
Como fazer seu segundo casamento dar certo
O que acontece quando morremos?
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentarios/sugestões fora deste tópico

40 comments on “CONTROLANDO CARGAS AC COM DIMMER REMOTO – COM PIC12F675

  1. o mesmo pedido que te fiz pro sistema do IR poderia ser implementado aqui , modo pulso ou retenção com alimentação direta da rede sem uso de moc , tipo 3 ou 4 canais

  2. :mrgreen: Ola Claudio, este dimmer funcionou perfeitamente aqui, eu gostaria de colocar nele um teclado para digitar a hora para acender uma luz e programar a hora para apagar, um timer programavel pelo teclado, se puder dar uma dica ou exemplo ai fico grato, pode ser ate no 16f628 valeu… 😐

    1. Olá Foxcon! Deixa ver se eu entendi: Você quer fazer um dispositivo para ligar/desligar uma lâmpada, mas com dimmer ? O dimmer seria usado como? Ficaria pré ajustado para um valor? Qual o uso em mente? Pode compartilhar a idéia?
      Cláudio

      1. :mrgreen: Ok Claudio, a ideia seria o seguinte, usar este mesmo exemplo do dimmer, porem com a possibilidade de programar a hora de ligar e de desligar, a forma de ligar ele iria gradualmente acender e apagar da mesma forma, esta função ja consegui fazer aqui neste exemplo seu, so o relogio que queria por para acertar a hora de on/off seria semelhante a um timer programavel estes que vc encontra tipo disco ou digital mesmo com uma saida de tomada, o asm do dimmer esta excelente, seria mesmo so acrecentar um relogio que pode ser com o ds1302 e 3 teclas para incrementar e decremntar e uma para enter, o horario aparece em um display lcd, vc ja fez um relogio mais com o micro da motorola, este eu não tenho as manhas e nem gravador, se desse para fazer no 16f628 ficaria na mediada, espero que tenha lhe passado a ideia, se for o caso eu monto um esquema eletrico para minha duvida, um abraço 😀

        1. Olá Foxcon!
          Obrigado pelos esclarecimentos. É um projeto diferente. Vá em frente. Tente tirar idéias deste artigo aqui, por favor.
          Claudio

  3. Teria como desenvolver algum projeto nesse sentido ou
    é muito complexo demandando muito tempo, porque como me explicou, tu faz esses programas somente em suas horas vagas né, é que eu precisava do mesmo para fazer a implementação em um projeto da faculdade e se o amigo pudesse me ajudar agradeceria muito.
    Att,
    Deivid Floriani

    1. Olá Deivid! Não tenho menor idéia sobre como implementar e se isto é possível com um 12f675 de 1kbyte de flash. Para gerar 1hz teriamos que criar um delay de 500.000 uSeg com um timer, e no final da contagem, inverter a saída de frequência. O problema é que cada valor teria carga diferente no timer, e isto teria que ser feito em forma de tabelas do tipo’ retlw’. Creio que não teriamos flash suficiente para tantos valores (1000 em cada escala). Talvez possa haver outra solução, mas não me vem a mente no momento.
      Cláudio

  4. Boa noite Claudio. Gostaria de saber se possui algum projeto de um gerador de frequência? A ideia seria usar um pic 12F675 pois possui porta AD que divide os valores por 1024. Então na entrada do pino AD teríamos um potenciometro para fazer o ajuste da saída de 1HZ a 1KHz. em outro pino poderia haver uma tecla, que ao pressionada altere o ajuste, para ser de 1KHZ a 10KHz, nesse caso teríamos que dividir os 10000(10khz)pelas 1024 posições o que daria uma salto de 9,76 por posição, partindo da frequencia de 1khz. na frequencia menor de 1hz a 1khz, vai até sobrar posição né, já que é de 1 a 1000.

  5. Como havia te falado amigo sobre a fonte sem transformador é um otimo recurso para projetos cujo a instalação do mesmo ficaria bem abrigada e isolada de contatos , tenho uma sugestão no circuito se vc me permite para proteção de choques eletricos na hora de gravar o controle pode ser usado uma bateria de celular mesmo 4,5V alimentando somente o pic assim pode ser gravado o controle , somente depois poderia ser ligado a rede eletrica . obrigado pela sua colaboração mesmo com pouco tempo que vc tem ainda nos presentia com otimos projetos , fico só no agurado de vc começar a trabalhar com protocolo IR de controle convencionais , igual ao projeto que te enviei abraços .

Comments are closed.

Back To Top