FAÇA UM SIMPLES ‘ORGANIZADOR DE FILAS’ PARA CAIXAS ‘RAPIDAS’ EM MERCADOS, ETC COM PIC16F628A (HT6P20B)

Ao fazer compras em um supermercado, notei como é prático ter um ‘organizador de filas’, ou seja, aquele display que aparece o caixa que está livre para a próxima pessoa pagar suas contas. Pensei…, porque não fazer uma aplicação com PIC e alguns displays com o objetivo de construir um organizador de filas ‘caseiro’ ! E veja no que deu….

Veja o esquema abaixo:

Foi usado um simples PIC16F628A, usando todos os pinos, para acionar 2 displays grandes com ajuda de transistores drives de potência (não usa multiplexação, mas aciona diretamente). O pino 4 do PIC foi usado para receber a transmissão para o acionamento remoto deste painel.
O que foi usado como transmissor? Um controle remoto comercial (chaveirinho) de qualquer fabricante, que use o ci HT6P20B, para gerar o protocolo.
No pino 11 do PIC, temos o botão ‘learn’ usado para ‘aprender’ o controle (chaveirinho) antes de usar. Este pino também é mixado com o ‘led learn’, que pisca após o aprendizado e a saida de som para o amplificador LM386 e autofalante miniatura.
Como usar este projeto: Vamos supor que voce montou este esquema e deseja usa-lo com 10 caixas. Compre 10 controles remotos e aprenda um por um. Acione e veja o número que aparece. Deixe com a ‘caixa’ de número correspondente (Obs. os controles tem que usar o ci HT6P20b). Caso deseje, os display podem ser construidos com agrupamentos de led’s e resistores limitadores de correntes. Podem ser feito para qualquer tamanho. Ou use display grande padrão, disponível no comércio de componentes. Foi empregado receptor comercial para 433 mhz, destes comuns em alarmes e portões automáticos. Uma fonte externa pode ser usado, ou optar por colocar um transformador redutor, diodos retificadores, capacitores de filtro, etc na mesma caixa da montagem do display. Não esqueça de deixar um pedaço de fio de uns 20 cm para fora da caixa (principalmente se for metálica) para servir de antena para o receptor de 433 mhz. O autofalante poderá ser aqueles miniatura, usados em rádios de pilha ou aparelhos portáteis de som. O som produzido é bem simples: um sequência de 3 tons diferentes por um período de tempo. Se desejar, poderá mudar para o tom do seu gosto ou implementar um novo programa com o som desejado, recompilando o arquivo depois. No programa ASM, existe uma opção para usar display catodo comum e anodo comum. Mas lembre-se, que ao usar transistor drive irá inverter a opção. Este programa é apenas uma base para aprendizado. Foi feito montagem apenas em protoboard, e pode estar sujeito a bug’s (até agora está funcionando bem).

Segue um desenho ilustrativo de como pode ser feito o painel do organizador de filas.

Segue o arquivo ASM:

ORG_FILA_RAP1_V1_ASM

Segue o arquivo HEX:

ORG_FILA_RAP1_V1_HEX

Até o próximo artigo!!!

Links técnicos:
datasheet 16f628a
Lm386

Curiosidades:
Filas
Petróleo – acabará algum dia?
Gás Natural – energia para o lar
Ponte da torre – Uma entrada para Londres

Outros assuntos:
Como lidar com os sogros?
Desempenhem bem o papel de pais
Como reagir ao assédio sexual
Como lidar com problemas financeiros e dívidas
Converse com seus filhos sobre sexo

42 comments on “FAÇA UM SIMPLES ‘ORGANIZADOR DE FILAS’ PARA CAIXAS ‘RAPIDAS’ EM MERCADOS, ETC COM PIC16F628A (HT6P20B)

  1. Boa tarde Claudio
    Obrigado pela resposta, fiz uma grande bobagem… Coloquei em cada sala um TX e na Caixa na sala do técnico 04 RX ligados em 04 leds, só que quando mais de uma sala aciona ao mesmo tempo ou não acende nenhum led ou os quatro dão pequenas piscadas.
    Estava vendo seu projeto da “chamada de garçon” estou lendo acho que posso usar sua idéia no meu caso o que você acha ?? se der certo posso usar ??

  2. Bom dia Claudio Larios

    Antes de mais nada Feliz 2013, tenho acompanhado seus projetos e parabenizo sua iniciativa para conosco iniciantes.
    Tenho uma dúvida não sei se pode me ajudar.
    É o seguinte:
    1 – Preciso que seja por controle remoto devido a disponibilidade do local.
    2 – Tenho quatro salas e preciso que cada uma seja sinalizada independentemente acendendo um led em uma quinta sala (numa caixa onde vão existir leds de 01 a 04), para avisar um técnico qual sala o chamou.
    3 – Usando os transmissores e receptores de 433 mhz deu uma baita confusão.
    4 – Qual sua sugestão e a qual transmissor e receptor usar ??

    Desde já te agradeço

    Antonio Castro

    1. Olá ‘acacafe’!

      Pelo que eu entendi, você deseja fazer um ‘chama-técnico’ com uso de leds e transmissor de rf. Cada sala tem um tx que , ao ser acionado, liga um led no painel da sala do técnico. Você falou que deu uma ‘baita’ confusão quando usou os tx de 433mhz. Como você fez?
      Claudio

      1. Boa tarde Claudio Larios
        Estudei o artigo a respeito do “Chama Garçon) e acho que vai cair como uma luva para minha necessidade. Permitindo vou passar a me comunicar com você através daquele artigo. Obrigado amigo, feliz 2013. abraços

  3. Claudio, venho aqui agradecer a você por compartilhar o seu conhecimento com agente. Você diretamente acaba ajudando muita gente que ainda está aprendendo a criar programas como é o meu caso.
    Muito obrigado por essa iniciativa.

    1. Olá André! Fico feliz com seu comentário . Saber que outros estão fazendo bom uso deste conhecimento me deixa muito feliz.
      Claudio

  4. amigo funcionou perfeitamente , te agradeço muito pelo o que vc tem feito , não passa na tua cabeça a ipotese de ensiar linguagem ASM , pois acho muito complicado e gostaria de aprender , rsrsrsr
    mesmo assim que Deus continue te capacitando cada vez mais . amigo muito obrigado

Comments are closed.

Back To Top