FAÇA UM SIMPLES ‘ORGANIZADOR DE FILAS’ PARA CAIXAS ‘RAPIDAS’ EM MERCADOS, ETC COM PIC16F628A (HT6P20B)

Ao fazer compras em um supermercado, notei como é prático ter um ‘organizador de filas’, ou seja, aquele display que aparece o caixa que está livre para a próxima pessoa pagar suas contas. Pensei…, porque não fazer uma aplicação com PIC e alguns displays com o objetivo de construir um organizador de filas ‘caseiro’ ! E veja no que deu….

Veja o esquema abaixo:

Foi usado um simples PIC16F628A, usando todos os pinos, para acionar 2 displays grandes com ajuda de transistores drives de potência (não usa multiplexação, mas aciona diretamente). O pino 4 do PIC foi usado para receber a transmissão para o acionamento remoto deste painel.
O que foi usado como transmissor? Um controle remoto comercial (chaveirinho) de qualquer fabricante, que use o ci HT6P20B, para gerar o protocolo.
No pino 11 do PIC, temos o botão ‘learn’ usado para ‘aprender’ o controle (chaveirinho) antes de usar. Este pino também é mixado com o ‘led learn’, que pisca após o aprendizado e a saida de som para o amplificador LM386 e autofalante miniatura.
Como usar este projeto: Vamos supor que voce montou este esquema e deseja usa-lo com 10 caixas. Compre 10 controles remotos e aprenda um por um. Acione e veja o número que aparece. Deixe com a ‘caixa’ de número correspondente (Obs. os controles tem que usar o ci HT6P20b). Caso deseje, os display podem ser construidos com agrupamentos de led’s e resistores limitadores de correntes. Podem ser feito para qualquer tamanho. Ou use display grande padrão, disponível no comércio de componentes. Foi empregado receptor comercial para 433 mhz, destes comuns em alarmes e portões automáticos. Uma fonte externa pode ser usado, ou optar por colocar um transformador redutor, diodos retificadores, capacitores de filtro, etc na mesma caixa da montagem do display. Não esqueça de deixar um pedaço de fio de uns 20 cm para fora da caixa (principalmente se for metálica) para servir de antena para o receptor de 433 mhz. O autofalante poderá ser aqueles miniatura, usados em rádios de pilha ou aparelhos portáteis de som. O som produzido é bem simples: um sequência de 3 tons diferentes por um período de tempo. Se desejar, poderá mudar para o tom do seu gosto ou implementar um novo programa com o som desejado, recompilando o arquivo depois. No programa ASM, existe uma opção para usar display catodo comum e anodo comum. Mas lembre-se, que ao usar transistor drive irá inverter a opção. Este programa é apenas uma base para aprendizado. Foi feito montagem apenas em protoboard, e pode estar sujeito a bug’s (até agora está funcionando bem).

Segue um desenho ilustrativo de como pode ser feito o painel do organizador de filas.

Segue o arquivo ASM:

ORG_FILA_RAP1_V1_ASM

Segue o arquivo HEX:

ORG_FILA_RAP1_V1_HEX

Até o próximo artigo!!!

Links técnicos:
datasheet 16f628a
Lm386

Curiosidades:
Filas
Petróleo – acabará algum dia?
Gás Natural – energia para o lar
Ponte da torre – Uma entrada para Londres

Outros assuntos:
Como lidar com os sogros?
Desempenhem bem o papel de pais
Como reagir ao assédio sexual
Como lidar com problemas financeiros e dívidas
Converse com seus filhos sobre sexo

42 comments on “FAÇA UM SIMPLES ‘ORGANIZADOR DE FILAS’ PARA CAIXAS ‘RAPIDAS’ EM MERCADOS, ETC COM PIC16F628A (HT6P20B)

  1. claudio eu venho montando os teu projetos todos
    os projetos que eu montei funcionou perfeitos
    sem problema eu acredito na tua capacidade
    voce é um grande desenvolvedor de projetos com
    microcontroladores eu acho que voce pode me ajuda
    nesse projeto pre.amplificador digital eu montei um pre.amplificador com pic16f877.tda7318.funciona as função mas não chaveia o tda7318 voce tem algun projeto pre.amplificador digital com display lcd ❓

    1. Olá Aramis! Agradeço seus elogios, mas não sou nem projetista nem programador, sendo isto apenas um hobby em tempo livre. Quanto a ter projeto de pre-amplificador com tda7318, não tenho nenhum disponível. o tda7318 trabalha com I2C e necessita seguir o protocolo a risca conforme o datasheet. Verifique o seu circuito em busca de falhas de montagem e esquecimento de peças.
      Cláudio

  2. claudio eu estava ligando direto sem transistor
    poquer eu pensei que os transistores era pra liga
    os display grande mais eu coloquei os transistor e
    liguei funcionou normal obrigado pelo o projeto

  3. Boa noite Sr. Claudio, antes de mais nada quero parabenizá-lo pelas matérias, muito boas. Porque busco sua ajuda ? Queria colocar em uma escolinha um sistema igual a esse seu “Organizador de Filas” mas com fio e não por controle remoto, porque as salas são muito distantes entre elas e com controle não vai funcionar, o que eu preciso: uma caixa com display ficaria em uma sala principal e 10 botões ficariam em cada sala de aula, quando uma professora precisar de alguma coisa aperta o botão e no display vai aparecer o número da sala chamada, dessa forma ela não precisa sair da sala deixando os alunos, que são pequenos, sozinhos. Eu poderia adaptar o seu projeto para isso ? é muito difícil, tem como me ajudar ou indicar aonde encontrar como fazer ?
    Desde já agradeço muito sua atenção

    Pedro Santos

    1. Olá Pedro! Agradeço seu comentário apreciativo e motivadores. Não diria uma adaptação, mas um novo ‘projetinho’ . Não tenho disponibilidade de tempo agora, mas colocarei no ‘caderninho’ para quando puder fazer este ‘chama_atendente’!
      Cláudio

        1. Olá Pedro!
          Tem um esquema usando leds e triac bem simples. Não usa microcontrolador. Poderá ver no artigo ‘Alguns esquemas…” no assunto ‘ Chama_inspetor’. Ele funciona desta forma: Um painel com leds com os números das salas ficará na sala da pessoa que vai prestar ajuda. Abaixo de cada led fica um interruptor momentâneo (dactilar ou similar) que deve ser apertado para apagar o led depois do atendimento. Na sala de aula fica um interruptor momentâneo (tipo usado em campainha de casas) e ao ser acionado irá tocar uma campainha, sirene ou uma cigarra por 1 segundo, e acender o led da sala em questão. O tempo do toque da cigarra é regulável pelo trimpot de 1 M Ohms. Você poderá expandir ou reduzir para o número de salas desejadas, apenas repetindo o bloco básico com o triac e o led. Verifique se atende a sua necessidade.
          Cláudio

      1. Bom dia Claudio Larios, sou assíduo leitor de seus posts inclusive montando e tirando dúvidas sobre alguns deles. Desculpe, mas vou pegar uma carona no pedido do Sr. Pedro, pois tenho uma situação mais ou menos igual mas mais complicada pois são mais ou menos 12 salas em quatro andares e o modelo com controle remoto não funcionou devido as distâncias e barreiras (lajes/paredes). A sugestão com um painel de leds foi muito boa, mas para mim teria de construir um painel muito grande pois daria quase 50 salas, por isso acho que um painel com dois conjuntos de display de sete segmentos seria sensacional, vou acompanhar o post e aguardar que o senhor possa dentro de sua disponibilidade, ter um tempo para analisar e ajudar nesse caso. Abraços (imagino o tamanho de seu “caderninho, com tantas solicitações de ajuda, kkkk, felicidades)

        1. Olá Acacafe! Por curiosidade, você citou 2 conjuntos de displays. Ou na realidade seria ‘2 display’ de 7 seguimentos? De cada sala partiria 2 cabos trançados até o painel somando 50 pares de cabos na entrada ( o que parece complicado de ligar e ajustar) ou um sistema que compartilha o barramento, usando apenas 2 fios que percorrem por todos os andares, até um ‘caixa’ em cada apartamento, tendo nesta um botão de chamada? Poderia fazer um descritivo de como deveria funcionar o dispositivo? Como deveria ser apresentado os números em caso de múltiplas chamadas? Apenas a primeira e depois ao apagar apareceria a próxima? Ou deveria aparecer um número por um segundo e depois o próximo, e assim por diante? Acionaria sirene, cigarra ou algum buzzer?
          Cláudio

          1. Caramba Claudio você deu um nó na minha cabeça, kkkkk, pensei em dois conjuntos de display imaginando o seguinte: no caso de mais de uma chamada o primeiro número por exemplo “05” permaneceria fixo no primeiro conjunto de display e caso houvesse outras chamadas tipo “07” e “10” apareceriam intercalados (segundos) no segundo conjunto de display. Seria interessante acionar um buzzer piscante para alertar que existe uma sala chamando. Se dois fios resolvesse todas as chamadas como o “barramento” que você disse seria bom, pois você tem razão 50 pares na entrada do painel ia dar uma grande confusão, quanto menos fios menos complicações, principalmente pela pouca experiência.

          2. Olá Acacafe! Entendi! O grande problema é o tipo de protocolo a ser usado entre os equipamentos. O número de receptores (50) excede a carga máxima de um I2C ou mesmo RS485.
            Claudio

          3. Boa noite Claudio imaginei as dificuldades, ou eu teria de colocar um painel por andar com salas independentes resolvendo as chamadas de cada andar, ou fazer um painel grande mesmo com os 50 leds e seguir as orientações que você passou para o Sr.Pedro. abraços

          4. Boa noite Claudio imaginei as dificuldades, Acredito que tenho dois caminhos a seguir ou eu coloco um painel por andar com salas independentes resolvendo as chamadas de cada andar, ou faço um painel grande mesmo com os 50 leds e sigo as orientações que você passou para o Sr.Pedro. abraços

  4. claudio,eu montei o seu projeto mais tem uma coisa
    que eu não entendi guando ligo aparece no display
    88 e eu programei o primeiro controle e apareceu numero 3 programei o segundo controle apareceu numero
    1, programei o ter ceiro controle e o numero aparece
    faltando segmento no display ❓

    1. Olá Aramis!
      Tenho a impressão que está aparecendo inverso os digitos ( ou seja, os apagados tem a informação). Será que você está usando display de anodo comum ao invés de catodo comum ou usando o programa hex para anodo comum? Me retorne o tipo de display (anodo ou catodo comum) e se está usando o transistor drive na base ou ligando direto.
      Claudio

  5. Bom dia. Sou técnico em eletrônica há 20 anos mas nunca fiz projetos com microcontroladores não tendo experiência nesta área. Fiz um projeto com controle remoto usando estes módulos de rádio frequência com HT12D/E, porém ligando 2 transmissores simultaneamente perto os receptores não obedecem mais. Poderiam ajudar-me sobre como resolver o problema? Obrigado. No aguardo.

    1. Olá Apcamargo! Quando dois transmissores de controle remoto são acionados juntos, ocorre o mesmo fenômeno de quando apertamos dois controles remotos de tv e video juntos: nenhum aparelho responde, somente um de cada vez. Se você necessita que dois tx funcionem ao mesmo tempo, sugiro que mude a frequência de um deles e use 2 receptores. Como funciona o seu projeto?
      Claudio

      1. Prezado Claudio, primeiramente muito obrigado em dispor de seu tempo para ajudar técnicos menos experientes. Um cliente pediu para acionar uns quatro grupos distintos de controle remoto ao mesmo tempo, usei os módulos com HT12D/E, pensei que codificando em quatro canais diferentes obteria o resultado, dá certo se não acioná-los ao mesmo tempo, se for ao mesmo tempo nenhum funciona (os transmissores precisam ficar perto um do outro), esses módulos encontram-se facilmente para comprar de 433 Mhz, outra frequência é meio difícil, tem outra forma de contornar este problema? Com PIC resolve-se isto? Ou mesmo com os HT12 tem como resolver isso? (pois ainda não tenho experiência em microcontroladores). Desde já, muito obrigado.

        1. Olá Apcamargo! Quando se sobrepõem vários controles, não tem como funcionar. Sei que existe módulos rf tx/rx em frequências de 315 mhz ,418 mhz, 433mhz, que poderiam ser usados, uma para cada grupo. Fora disto, não me vem a mente outra solução. Mas, se algum colega quiser dar sugestões, ou mesmo puder ajudar, será bem recebida .
          Claudio

          1. Olá Apcamargo! Li o tópico de nossos colegas e concordo com eles: não dá para fazer funcionar vários controles ao mesmo tempo na mesma frequência para um mesmo receptor. Quanto a questão sugerida, entendi que você teria que construir dentro de cada tx, um sistema com um relógio super preciso, todos perfeitamente sincronizados, que desse uma janela de transmissão única para cada transmissor, sendo que nela , nenhum dos outros transmitiriam, mesmo se apertados. Díficil obter tal coisa. O sistema mais fácil ainda esta em ter varias frequências diferentes, de maneira que não se interfiram.
            Quanto aos módulos Xbee, nunca trabalhei com eles. Experimente obter mais informações no forum citado.
            Claudio

Comments are closed.

Back To Top