COFRE ELETRÔNICO – C/ PIC 12F675 (REF383)

Faça um cofre com senha introduzida por um simples potenciômetro …

Esta montagem didática mostra como podemos fazer um cofre usando um potenciômetro linear comum para inserir a senha de acesso. Logicamente, o proposto servirá para outros fins como abrir portas de salas com segurança, portões de entrada de casas e outros similares. Tratamos aqui somente da parte eletrônica deixando a parte física da montagem por conta da sua criatividade!

Veja o esquema abaixo:

Já abordamos o uso de ‘encoders’ para fazer uma senha do tipo cofre no artigo SENHA ELETRÔNICA TIPO COMBINAÇÃO DE COFRE – C/ PIC 16F628A (REF185) deste blog. Agora estamos usando um potenciômetro para isto. Este pode ser simples, ou daqueles que vem com chave de pressão momentânea em seu eixo. Se for deste último, o botão adicional não será necessário.

O microcontrolador PIC12F675 se encarrega do trabalho. Pelo seu pino 5 entra a tensão do cursor do potenciômetro de 10K. Usando o canal 2 do conversor analógico/digital interno do PIC, obtemos os valores que serão usados para funcionar o nosso cofre.

No pino 2 do PIC temos um botão para fazermos a programação da senha de 5 dígitos que iremos usar para abrir o cofre. A indicação do modo de programação é feita pelo led ‘PROG’ no pino 7 do PIC.

Já no pino 4 temos um botão ‘BTN’ usado como se fosse uma tecla ‘enter’ do computador. Ele serve para dizer ao pique que o valor ajustado no potenciômetro deve ser usado para salvar ou comparar a senha.

No pino 3 temos a saída que irá comandar um transistor drive de um relé. Este deverá acionar uma fechadura elétrica comercial ou algum tipo de solenóide (como as usadas em portões automáticos de casas para reforçar a segurança). Temos um led nomeado de ‘OPEN’ que acende quando a fechadura se abre por 5 segundos.

No pino 6 tem outro led ligado para indicar quando está em modo de inserção de senha. Quando entrar o quinto dígito ele apaga.

Para facilitar a inserção da senha é interessante obter uma escala que possa ser usada em conjunto com um knob com uma marca. Pode ser facilmente encontrado na internet este tipo de kit com potenciômetro, knob e escala de base. Outra opção são os knobs graduados com números. Neste caso deve ser feito um ponto de referência na base do potenciômetro.

A figura abaixo da uma sugestão de caixa:

Também pode ser usado potenciômetro com botão TOK (que podemos além de girar também aperta o eixo para ligar a chave na sua base). Com este não precisará o botão adicional.

A alimentação sugerida é uma fonte de 12 volts destas de parede. Mas poderá ser usada fontes de celular de 5 Volts desde que se elimine a fonte com o 7805 e use um relé de bobina para 5 Volts. Lembrando que algumas fechaduras elétrica funcionam com 12 Volts, optei então por esta versão de 12 Volts.

Quando terminei esta versão resolvi testar uma segunda versão sem botão. A senha entrará quando damos um tempo sem mexer o potenciômetro.

Veja abaixo esta versão:

A diferença é apenas a falta do botão ‘BTN’. Na pasta dos arquivos tem mais detalhes do funcionamento desta versão (no arquivo LEIA-ME).

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem. Nela encontrará as duas versões de montagem. Baixe e descompacte para obter acesso a seus arquivos:

COMB_COFRE_POT_ZIP

Manuais

PIC12F675 datasheet

Curiosidades:

O que a Bíblia diz sobre o Natal?

A pele do tubarão – Teve um projeto?

A beleza artística dos animais – Teve um projeto?

Outros assuntos:

Epidemias de solidão – Como lidar com isto?

Será que a Terra vai sobreviver?

Não deixe o ciúme destruir o seu casamento?

Como lidar com manias irritantes?

Até o próximo artigo!

2 comments on “COFRE ELETRÔNICO – C/ PIC 12F675 (REF383)

    1. Boa tarde!
      Desculpe a demora em responder. Estava em local com limitação
      de acesso a internet.
      Teria que mudar o código C e recompilar
      para obter o novo hex. Basicamente, basta
      alternar o estado da saída em cada acionamento.
      A porção de código original:
      if(g>=QUANT_DIGITOS) {
      led=0;
      out=1;//liga fechadura elétrica
      delay_ms(TEMPO_ACIONAMENTO);//da um tempo acionando a fechadura elétrica
      out=0;//desliga fechadura
      ptn1=0;//reseta ponteiro das senhas
      }

      Terá que ser mudado para
      if(g>=QUANT_DIGITOS) {
      led=0;
      out=!out;//inverte estado da saída

      ptn1=0;//reseta ponteiro das senhas
      }

      Lembrando que desta forma precisará de uma fechadura que se movimente para um lado
      quando energizada e para outro quando não energizada (tipo solenoide com mola, resistente
      a acionamento prolongados).

Deixe uma resposta

Back To Top