TERMÔMETRO DIGITAL – C/ AT89C2051 / DISPLAYS DE 7 SEG / DS18B20 (REF 380)

Um termômetro simples e acessível para uso em muitíssimas aplicações…

Para medir temperaturas com boa precisão podemos usar o circuito integrado da Maxim Integrated conhecido como DS18B20. O seu uso facilita grandemente a montagem de um termômetro digital. Veja como ficou a ligação nos componentes no esquema abaixo:

BREVE DESCRIÇÃO DO CIRCUITO

Conforme esquema acima, foi usado o microcontrolador da família 8051 modelo AT89C2051, já um veterano na sua categoria. Este lê o sensor de temperatura DS18B20 ligado ao pino 12. A comunicação usa o protocolo 1-Wire. Ao receber o comando de leitura, este sensor envia 2 bytes contendo o valor da temperatura. O microcontrolador converte estes bytes para valores correspondentes de temperatura que são em seguida enviado para os displays de 7 seguimentos. Temos 4 displays do tipo ânodo comum. A visualização é feita com 3 casas inteiras e uma fracionária, de forma fixa. Assim teremos leituras com o formato xxx.y onde x=parte inteira e y=parte fracionária. Ex. 0.6ºc ou -47.7ºc

A faixa de operação deste termômetro é de -55ºc a +125ºc. Isto permite medições em baixas temperaturas como as dentro de um freeser ou geladeira. Também pode ser usado para medir temperaturas ambiente , em aquários, em saunas, ou embarcado em algum outro equipamento para uso caseiro ou industrial.

Para o caso de precisar conferir a temperatura de trabalho de algum equipamento e não ter um termômetro em mãos, você poderá montar este circuito em breadboard em poucos minutos. Depois de usa-lo, basta desmontar tudo e guardar os componentes.

O circuito deve ser alimentado com uma fonte de tensão de 5 volts estabilizada. Uma boa opção seria o uso de carregadores de celular com saída de 5 volts, muito comum hoje em dia. Para uso móvel, seria melhor usar baterias recarregáveis ou pilhas colocadas dentro da própria caixa que acondicionará a montagem.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download com os arquivos desta montagem. Esta versão foi compilado usando o compilador MikroC for 8051:

TERMOMETRO_DS18B20_AT89C2051_ZIP

Manuais

AT89C2051 datasheet

DISPLAY 7SEG ÂNODO COMUM WCN3-1056

DS18B20 datasheet

Curiosidades:

Sete dicas para uma alimentação segura e saudável

Anemia – Causas, sintomas e tratamento

Como a vida começou?

O que eram os selos antigos?

Outros Assuntos:

Você perdeu o emprego? – Princípios da Bíblia que podem ajudar

A religião e a guerra na Ucrânia

Como controlar as preocupações?

Até o próximo artigo!

Back To Top