VOLTÍMETRO 0 A 30 VOLTS – C/ DISPLAY 7 SEG E PLACA BLUE PILL (REF367)

Faça um simples voltímetro com 3 display de 7 seguimentos e placa Blue Pill…

Esta montagem usa a placa Blue Pill para ler tensões de 0 a 30 volts através do uso de simples displays de 7 seguimentos do tipo ânodo comum. Veja o esquema abaixo:

O circuito funciona por multiplexação dos displays a cada 1 microssegundo. Para chavear os ânodos foi usado 3 transistores do tipo PNP de uso geral como o BC557. Os pinos da portA são usados para ligar os seguimentos dos displays.

O pino B0 é a entrada da tensão a medir, que não poderá ultrapassar os 3,3 volts da alimentação. Para isto, usamos um divisor de tensão resistivo composto pelo resistor de 27K e o trimpot de 5K. Este último deve ser ajustado para os displays fornecerem a leitura correta de tensão, quando comparado com um voltímetro padrão ( um multímetro em escala de volts, por exemplo).

Neste circuito, a alimentação vem de 4 pilhas de 1,5 volts em série. Os displays consomem um pouco mais de 100 mA. Por isso, deve ser evitado o uso da tensão de 3v3 fornecido pelo regulador da placa Blue Pill. Logicamente, dependendo da aplicação deste voltímetro, a alimentação pode ser retirado do próprio circuito a medir por meio de algum circuito integrado regulador de tensão.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem:

VOLTIMETER_7SEG_STM32_ZIP

Manuais:

Blue Pill Schematic

STM32F103C8T6 DATASHEET

Curiosidades:

O planeta vivo

O dilema de um aluno

O formato das conchas

Outros assuntos:

Como lidar com manias irritantes?

O que você precisa fazer para viver para sempre?

Como envelhecer com dignidade

O que a Bíblia diz sobre o aborto?

Vídeos:

O que é o Reino de Deus?

Aprenda das ilustrações de Jesus

Epidemias – O que você pode fazer?

A criação revela o amor de Jeová

A criação nos ensina a ser corajosos

Até o próximo artigo!

Back To Top