BUZINA ELETRÔNICA C/ BLUE PILL (REF366)

Faça sua placa Blue Pill “relinchar”!

Esta montagem trata da construção de uma buzina eletrônica usando uma placa Blue Pill. Ela reproduz o som de um cavalo relinchando. Abaixo podemos ver o esquema com os componentes:

O circuito é simples, tendo sido usado um pino para o botão de ‘buzinar’ (pino A10) e outro para a saída de som (pino A9). Os outros pinos são de alimentação e de uso no processo de gravação com o ST-Link V2.

Os componentes ligados no pino A9 geralmente já são encontrados em sirenes de alarme que talvez você tenha em sua sucata. Portanto, você poderá aproveitar a carcaça de plástico, o disco piezoelétrico, o transformador de saída e os transistores. O restante da parte eletrônica original da sirene deve ser retirado, sobrando espaço para acomodar a placa Blue Pill.

Caso queira usar um amplificador de som para reproduzir o som da buzina ao invés de usar os componentes eletrônicos ligados no pino A9, então ligue um fio do pino A9 na entrada de som do amplificador e interligue o gnd da buzina com o gnd do amplificador.

A reprodução é feita por meio do processo PWM, com frequência por volta dos 20Khz. O pino A9 é justamente esta saída do módulo PWM do timer 1 (canal 2).

Na compilação, os dados contidos em um arquivo de som previamente preparado (Output_WavtoCode32) contendo o som de um cavalo relinchando, são passados para as posições da memória flash do STM32F103C8T6. Este arquivo foi previamente manipulado a partir de um arquivo de som obtido na internet, convertido para .wav de 8 bits mono e alterado a frequência para 20 Khz. Também sofreu cortes para ter o tamanho correto para não ultrapassar o limite de bytes permitidos na flash. Para estas etapas podem ser usados programas como BTc Sound Encoder 3.0, Audacity, etc.

Em seguida, o arquivo foi “remontado” para se obter um arquivo do tipo ” array ” de formato 32 bits compatível com a arquitetura do STM32. Somente com este formato que este programa atual pode manipular os dados de som corretamente. Para este processo de modificação usei um programa experimental feito no Visual Basic que apelidei de WavtoCode32 , mas que ainda não finalizei por completo.

Na inicialização do microcontrolador, o timer 1 e seu canal 2 é programado para gerar um PWM de 20Khz. Na reprodução, é carregado um valor do array de som para o registrador de duty cycle chamado de ‘CCR2’. É importante ressaltar que cada posição do array tem 4 bytes de 8 bits. E o valor máximo da saída do PWM é ajustada para ser com valor 255. Assim, cada posição do array fornece na realidade 4 bytes de sons. Desta forma é possível usar eficientemente a memória do STM32.

A alimentação pode ser feita por uma fonte externa de 12 Volts ou mesmo pela bateria de um carro ou moto, dependendo de sua aplicação.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem:

BUZINA_HORSE_STM32_ZIP

Manuais:

Blue Pill Schematic

STM32F103C8T6 DATASHEET

Curiosidades:

O faro do cachorro – Teve um projeto?

O cérebro do esquilo-do-ártico – Teve um projeto?

Um rolo antigo decifrado pela tecnologia

Outros assuntos:

Desastres climáticos : Será que a Bíblia pode ajudar as vítimas?

O que você precisa fazer para viver para sempre?

Por que a paz mundial parece apenas um sonho?

O que a Bíblia diz sobre o livre_arbítrio? Nossa vida é predestinada por Deus?

Vídeos:

Deixei as armas para trás

Será que o inferno existe?

Um cirurgião-chefe fala de sua fé

Proteja seus filhos

Os manuscritos antigos e o nome de Deus

Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

Back To Top