ABAJUR ‘MOOD LAMP’ – C/ BLUE PILL (REF365)

Obtenha efeitos interessantes de iluminação com leds RGB…

Mood Lamp é definido como dispositivos de iluminação que são usados para estabelecer um sentimento ou humor particular dentro de um ambiente. Tem crescido os projetos com microcontroladores para produzir estes efeitos de luzes com o uso de leds RGB.

A proposta é justamente usar a placa Blue Pill para controlar um led RGB para produzir efeitos interessantes de iluminação. Veja o esquema abaixo:

Com apenas um interruptor ligado no pino B12 nós escolheremos entre 4 modos diferentes de operação. A cada aperto no interruptor trocamos o modo de operação. São os seguintes efeitos produzidos em cada modo:

  1. No primeiro aperto do botão teremos um efeito de aumentar e reduzir o brilho das cores que surgem sequencialmente.
  2. No segundo aperto do botão teremos um efeito de trocar as cores de uma forma bem suave sem mudança significativa do brilho.
  3. No terceiro aperto do botão de modo, teremos uma troca de cores mais abrupta, depois de um certo tempo.
  4. No quarto aperto do botão irá fixar a última cor mostrada nos leds. Ela será mantida até que ocorra um reset ou um novo aperto no botão de modo.
  5. Um quinto aperto desligará os leds. Fica aguardando um aperto para recomeçar o ciclo acima descrito.

Quando pressionamos o interruptor de modo o microcontrolador gera uma interrupção (no caso, uma externa) cujo tratamento é o incremento de uma variável responsável pela escolha do modo de operação. Na rotina “main” o valor desta variável determina qual dos efeitos será produzido nos leds RGB.

Para dosar a corrente em cada led RGB com o objetivo de gerar as várias cores diferentes foi empregado o método PWM. O timer 1 dispõe de vários canais e no nosso caso usamos um canal para controlar cada led.

Todo o projeto foi compilado no STM32CUBEIDE da ST. Poderá baixar gratuitamente no site da ST após se registrar. A vantagem deste compilador é que não é limitado a 8K como no MikroC. Tem um vasto suporte de bibliotecas e materiais didáticos. O ambiente de programação conta com o STM32CUBEMX, que é uma ajuda gráfica para configurar ports, timers, usarts, clocks, etc, ou seja, um facilitador que gera códigos para inicializar os periféricos. Após usar este recurso você verá que será montado um esqueleto de todo o programa, bastando o programador incluir seu código nos espaços destinados a isto.

Interessante que o usuário pode programar usando bibliotecas do tipo HAL ou LL. As bibliotecas HAL (Hardware Abstraction Layer) quando usadas, permitem a migração de um modelo de microcontrolador ST para outro com mais facilidade. Já as bibliotecas LL (Low Layer) fornece menos portabilidade entre modelos de microcontroladores, mas gera um código mais reduzido e eficiente.

O STM32CUBEIDE também permite que o programador crie um projeto do tipo “Bare Metal”, com código acessando direto os registradores e memória, sem usar as bibliotecas de abstração.

Poderá encontrar mais informações sobre seu uso no site da ST ou mesmo no YouTube.

Todo o circuito pode ser colocado na base de um abajur comercial que tenha a superfície superior de material plástico branco leitoso e substituindo a lâmpada original pelo led RGB.

A alimentação pode vir de uma fonte convencional ou mesmo de um simples carregador de celular (5 Volts). Opcionalmente, pode ser usado 2 pilhas AA caso se deseje um dispositivo independente da rede elétrica.

O abajur pode também ser confeccionado a partir de vidros leitosos brancos em formato retangular colados com silicone nos cantos para formar um cubo. Na base pode ser escondido todo o circuito.

Uma outra possibilidade é usar fitas de leds para produzir o efeito. Neste caso, será necessário usar transistores de driver, um para cada cor e dimensionar a fonte para fornecer a corrente suficiente para o comprimento das fitas de leds usadas.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem:

ABAJUR_MOOD_LAMP_ZIP

Manuais:

Blue Pill Schematic

STM32F103C8T6 DATASHEET

Curiosidades:

As leis de Deus sobre higiene estavam à frente do seu tempo

Ignaz Semmelweis

Lições do Passado — Galileu

Outros assuntos:

Como a vida começou?

Passem tempo de qualidade juntos

O que a Bíblia diz sobre pandemias?

O que a Bíblia diz sobre o livre_arbítrio? Nossa vida é predestinada por Deus?

Vídeos:

O que Deus pensa sobre o uso de imagens?

Exemplos para Nós – Samuel

Honre seus pais idosos

Como fortalecer o casamento

Até o próximo artigo!

Back To Top