FAÇA UMA PLACA DE PORTÃO AUTOMÁTICO COM 2 MOTORES COM UM ÚNICO PIC 12F675 (P/ CONTROLES REMOTOS COM HT6P20B)

Gostaria de confeccionar a sua própria placa de controle para seu portão automático? Com acionamento de 2 portões (2 motores) independentes? Com um simples PIC12F675? Leia mais…

O aumento de veículos levou a se construir casas com mais de uma garagem, ou com portões duplos. Em tais casos, necessita-se de 2 motores elétricos para acionar tais portões. O proposto por este projeto visa atender a esta necessidade. Caso deseje fazer uma placa para acionar um único motor, então veja o artigo ‘Como fazer uma placa para portão automático’.
Veja o esquema abaixo:

Para realizar o aprendizado dos controles foi usado 2 botões ‘LEARN’, sendo um para o motor ‘A’ e o outro para o motor ‘B’.
Os dois estão ligados ao pino 7 do pic, que ora se comporta como entrada e ora como saída. De tempos em tempos, este pino é testado para ver se um dos interruptores foi pressionado. Se forem pressionados por mais de 10 segundos, apagarão os controles gravados no respectivo canal. Por exemplo, apertando ‘LEARN_A’ por mais de 10 segundos apagará somente os controles gravados para acionar o motor ‘A’. O mesmo ocorre ao canal ‘B’ se ‘LEARN_B’ for pressionado por mais de 10 segundos. Também, o led ‘LEARN’ piscará 3 vezes para indicar o apagamento bem-sucedido. Para aprender um controle, aperte o botão do controle que deseja gravar e aperte momentaneamente o botão ‘LEARN_A’ OU ‘LEARN_B’, conforme deseje qual dos motores seja acionado. Em alguns casos, é pratico gravar o botão da esquerda para um motor e o da direita para o outro motor, de forma que, usando um único controle remoto, possamos acionar ambos motores, quando desejado. Note que esta versão aceita somente o aprendizado de controles remotos comerciais (chaveirinhos) que usem o ci interno HT6P20B e que sejam da mesma frequência do receptor da placa (se comprar para 433mhz , compre o receptor para esta frequência também). Permite gravar até 42 controles, do canal ‘A’ + ‘B’, no total.
Após aprendido um controle, ao aciona-lo, irá ligar um rele. Apertando de novo, irá desligar este rele. Um novo acionamento irá ligar o rele oposto (muda a direção). Aperte de novo, e este rele desligará. Assim, temos um ciclo de 4 tempos: liga RL1A, desliga RL1A, liga RL1B, desliga RL1B.
Quando o pino 6 está acionando como saída, o transistor e o rele RL1A, então o pino 5 vira entrada, para monitorar o acionamento do reed switch (S2) de final de curso. E quando o pino 5 estiver acionando o outro rele (RL1B), o pino 6 passa a ser entrada e monitora o reed switch de fim de curso (S1). O princípio é o mesmo para o canal ‘B’. É muito importante o posicionamento correto dos imãs que irão acionar os reed switch, quando chegar no final do curso desejado. Nunca regule a ponto de dar fortes pancadas contra o batente do portão, mas que desligue um 5 milimetros antes de encostar (no caso de portão deslizante).
O tempo máximo para um acionamento é de 30 segundos, temporizado internamente. Isto evita, em caso de travamento do portão, que se queime o motor. Caso necessite de menos ou mais tempo, mude o valor do equate ‘TMAX_MOTORLIGADO’, onde cada unidade vale por volta de 10 segundos.
OBS. Este artigo é apenas didático, sendo feita a montagem apenas em placa de protoboard, estando sujeito a bugs ainda não identificados. Esta sendo fornecido o arquivo ASM, que poderá ser modificado conforme a necessidade do hobista.

Segue o arquivo ASM:

PORTAO_2M_ASM

Segue o arquivo HEX:

PORTAO_2M_HEX

Para os amantes do compilador ‘C’, segue o código ‘c’ para esta placa (não reparem, pois é o primeiro programa feito em ‘c’)

PORTAO_2M_c

O código ‘Hex’ gerado pelo compilador ‘C’:

PORTAO_2M_hex

O código ‘List’ gerado pelo compilador ‘C’:

PORTAO_2M_list

Segue uma sugestão de Placa de circuito impresso (Descompactar e abrir com PcbExpress):
(Obs. Por favor, confira a placa com o esquema antes de executa-la, pois não foi ainda testada na prática)

placa_portao_2c_pcb

Curiosidades:
Prós e contras da globalização
O perigo dos mares ‘ruidosos’
Primeiros sinais de anorexia
Não conte ‘carneirinhos’
Contaminação por termomêtros
Sua ligação foi completada – Como?
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?

Outros assuntos:
O Holocausto – Porque?
Como lidar com dívidas
Como resolver diferenças no casamento
Como tratar o conjuge com respeito
Como evitar ferir com palavras
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Está obcecado com sua aparência?

Até o próximo artigo!!!

30 comments on “FAÇA UMA PLACA DE PORTÃO AUTOMÁTICO COM 2 MOTORES COM UM ÚNICO PIC 12F675 (P/ CONTROLES REMOTOS COM HT6P20B)

  1. Hola Claudio
    estos integrados de HT en España no asisten aquí al
    que asiste es el MC145026 yo pregunto se podrida cambiar
    por el HT6P20B para el control del portón automático
    SALUDOS MANUEL

    1. Olá Manuel!
      Talvez seja melhor usar o MC145027/28 para decodificar o sinal em vez de usar um pic. Estes são facilmente encontrados no comércio.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top