BLOQUEADOR VEICULAR TEMPORIZADO ANTI-FURTO – C/ SENHA BINÁRIA PARA ATIVAÇÃO -C/ PIC 12F675 (REF284)

Dificultando um pouco mais o furto de sua ‘máquina’…

Esta montagem trata de um sistema de bloqueio para veículos (motos/carros) por corte do combustível (corta a ligação da bomba de gasolina) ou ignição (desliga a bobina de ignição) mas com liberação por meio de senha binária, usando apenas 2 botões. Veja o esquema abaixo:

bloqueador_temp_led

Seu funcionamento é simples: Apertando um botão ‘DISP’, começará a contar um tempo de 2 minutos e depois irá desligar o motor. Este evento chamaremos de ‘disparo’ do sistema.
Este interruptor tem que ser escondido no carro ou moto. Em caso de assalto, ele deve ser facilmente ligado pelo usuário. Em um carro, poderá ser montado perto dos pedais, sob o tapete e ser acionado com o pé ao sair do carro. Outra opção é usar o interruptor da luz de cortesia da porta do motorista, para acionar. Desta forma não precisa acionar nada, bastando sair do carro. Mas tem o inconveniente: cada vez que abrir a porta irá ser necessário digitar novamente a senha.
Para sair tanto do modo disparado como o modo bloqueado, é necessário entrar com uma senha binária, por meio de 2 botões. Um botão será chamado de botão ‘0’ e o outro de ‘1’. Após 3 tentativas erradas de inserir a senha, o teclado é bloqueado por 3 minutos. Depois disto poderá entrar com a senha correta. O tempo de bloqueio somente será contado se a chave de contato continuar ligada. Se no meio deste tempo ela for desligada, ao religar, começará novamente a contar tempo de bloqueio, mas com tempo 15 segundos menor que a anterior, para cada operação de ligar e desligar a chave de contato no modo disparado.
Se ocorrer o travamento do teclado por digitar 3 senhas erradas, então você deverá manter a chave de contato ligada até acabar o período.
Para diferenciar, veremos o led piscar brevemente enquanto ocorre os bips, isto em todo o período de travamento do teclado.
A senha atual é 11101000, mas poderá ser alterada pelo usuário. Siga estes passos:

1)Digite 10001000 (senha de mudança)
2)Digite a senha atual (original é 11101000).
3)Digite uma nova senha de 8 bits.
4)Digite novamente a nova senha.

Se tudo correr bem, será ouvido um bip longo indicando o sucesso da troca de senha. Importante não esquecer a senha nova, pois se isto acontecer, terá que carregar de novo o programa no PIC como única opção de voltar a funcionar.
Uma vez que tenha sido apertado o botão de disparo, a única forma de parar o tempo de desligamento é por digitar a senha de 8 bits.
Não adianta desligar a chave de contato, ou desligar a bateria. Ao religar irá continuar a contar tempo.
Se ocorrer o bloqueio por tempo também. Somente digitando a senha correta.
O led, apesar de sua montagem ser opcional, informa ao motorista a situação do sistema. Se estiver aceso direto não ocorreu disparo. O veículo funcionará normalmente.
Se estiver apagado, então houve um disparo e está contando tempo para bloquear.
Quando o tempo acabar, o led ficará piscando, indicando que bloqueou o veículo, não funcionando mais o motor.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Atenção: O uso de dispositivos temporizadores que desligam o motor do veículo podem causar graves acidentes de trânsito. Cada hobista assumirá o risco pelo uso deste tipo de dispositivo. Consulte também a legislação de transito local quanto a permissão de montagem de tais dispositivos.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

BLOQ_TEMP_2B

Manuais:
PIC 12F675

Curiosidades:
Proteja-se contra ladrões de carros
Yellowstone: encontro de águas, rochas e fogo
Histórias de sobreviventes do tsunami no Japão
Quem atende seu pedido de socorro?
Entretenimento para as massas no primeiro século

Outros assuntos:
O que a Bíblia diz sobre a vida e a morte?
Como cuidar de um parente com uma doença terminal
As incríveis edições da Bíblia de Elias Hutter
Por que as pessoas morrem?
Você Pode Ter uma Família Feliz!
A Vida — Teve um Criador?

Vídeos:
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

2 comments on “BLOQUEADOR VEICULAR TEMPORIZADO ANTI-FURTO – C/ SENHA BINÁRIA PARA ATIVAÇÃO -C/ PIC 12F675 (REF284)

  1. ola uma ideia,de controlar um autoradio a distancia por rf
    a ideia e montar um sistema de controle rf que grave os codigos vindo de outro controle ir ,
    ficando assim; para funcionar era preciso gravar o receptor com o codigo do controle ir do aparelho que se deseja controlar,
    7 teclas para gravaçao.(vol+,vol-,on/off,avançar ,retroceder,pasta de aquivo+,pasta de aquivo-)
    modo de gravar; o receptor entrando em modo de gravaçao recebe por meio de um foto ir o primeiro codigo e indica que recebeu e aguarda a tecla no seu trasnsmisor ser pressionada para ser associada,repetiria o processo 7 vezes,depois de gravado ,ao apertar a tecla do controle transmissor rf o codigo sera emitido pelo ir que deve estar perto do aparelho a ser comandado.
    objetivo. comandar a distancia caixa amplificada com mp3,auto radio

    1. Olá Morais!
      Se eu entendi bem, o aparelho teria que gravar teclas de um controle remoto comum e depois usa-las para produzir um código em rf. O seu autoradio recebe comandos a distância? Ou tem que ter um um receptor? Qual é a frequência? Que tipo de protocolo emprega?
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top