FAÇA UMA SENHA DIGITAL (CODE LOCK) ACIONADA POR TOC-TOCS NA PORTA – C/ PIC 12F675 (REF260)

Deixe que simples ‘toc-tocs’ na porta sejam sua chave de acesso…

Bater na porta para chamar alguém é muito comum. Mas fazer os toc-tocs abrirem a porta por meio de uma fechadura elétrica: isto não é muito comum. Esta proposta visa justamente isto, de forma experimental. Veja como é simples o esquema, olhando abaixo:

senha_toc_toc

O microcontrolador usado é um PIC12F75 de apenas 8 pinos, mais do que suficiente para esta montagem. Para capturar os sons da batida na porta (toc-toc) usamos um simples disco piezoelétrico. Ele é fácil de ser encontrado e barato, sendo fabricado em vários tamanhos. Nesta montagem foi usado um de 20 mm de diâmetro. Quando ele recebe vibrações mecânicas em sua superfície, estas são transformadas em corrente elétrica. O PIC detecta esta pequena tensão gerada ao bater na porta usando o conversor analógico/digital interno, no canal 2 (an2).
O programa que roda no PIC detecta e conta o tempo entre as batidas que formarão a ‘senha toc-toc’. Esta informação é gravada na EEprom interna e depois é usada para comparar com os acessos feitos pelo usuário. Quando se introduz a senha correta, então temos a abertura da porta por meio do acionamento de um relé cujos contatos ligarão uma fechadura elétrica comercial. O tempo de acionamento está ajustado para 5 segundos, podendo ser alterado no programa. Caso prefira o modo retenção ao invés de pulso, pode também ser alterado no programa através de um define.
Os leds não precisarão ficar visíveis na porta, mas são úteis na hora de programar a senha e realizar testes de funcionamento. Em uma montagem definitiva, estes poderão ser montados na própria placa de circuito impresso.
Monte o circuito e depois programe o PIC com o arquivo hex fornecido na pasta da montagem, no final deste artigo.
Antes de usar terá que primeiro programar a senha. Os passos são estes:
Ligue a alimentação de 5 volts no circuito. Aperte o botão ‘sw_gravar’ no pino 7. Deverá acender o led ‘gravar’ no pino 3.
Introduza a senha batendo na porta em uma sequência que possa se lembrar depois. Logo no primeiro toc na porta, o led ‘op’ acende, indicando inicio de uma tentativa de acesso. Ao acabar de introduzir a seja escolhida, espere o led ‘gravar’ se apagar e também o led ‘op’.
Entre com a senha para confirmar que a gravação foi correta. É importante dar as batidas no tempo certo e quantidade corretas, similares a que foi gravada. O programa permite uma tolerância nos tempos, mas é relativamente pequena.
Pode ser gravada senha com o máximo de 20 batidas. No entanto, senhas longas são muito difíceis de serem repetidas no tempo certo. Portanto, opte por uma com 5 ou 6 batidas. O tempo máximo entre uma batida e outra não pode ser superior a 3 segundos.
Usando um fonte de alimentação de 12 volts para 2 Amperes, podemos acionar uma fechadura comercial de tensão 12 volts. A partir dela fica fácil reduzir para os 5 volts da montagem usando um circuito integrado 7805.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

SENHA_TOC_TOC

Segue abaixo um vídeo caseiro com a montagem no Breadboard:

Manuais:
PIC 12F675
Piezoelétrico

Curiosidades:
A lanterna do vaga-lume
Os desastres naturais e o fator humano
A Grande Fome na Irlanda — Uma epopéia de morte e emigração
Uma batalha contínua contra as águas
De onde vieram as instruções?

Outros assuntos:
Como mostrar que valoriza seu cônjuge
Como controlar a ansiedade?
Sinto atração por pessoas do mesmo sexo — será que sou gay?
O que eu preciso saber sobre abuso sexual? — Parte 1: Que cuidados tomar
O que eu preciso saber sobre abuso sexual? — Parte 2: Como se recuperar
O que fazer se eu odeio a escola?
Como posso me dar bem com meu professor?

Vídeos:
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

8 comments on “FAÇA UMA SENHA DIGITAL (CODE LOCK) ACIONADA POR TOC-TOCS NA PORTA – C/ PIC 12F675 (REF260)

  1. Ola Claudio bom dia.
    Quero parabenizar por compartilha seu conhecimento e muito mais por criar esse projetos, muito interessante e rudimentar esse projeto em especifico.
    Obrigado.

    1. Olá Cpexpert2!
      Agradeço seu comentário apreciativo pelo trabalho deste blog.
      Boas montagens para você!
      Claudio

    1. Olá Liliano!
      Nesta montagem, o piezo tanto é usado para captar como para produzir som ao entrar com a senha correta. Esta dualidade não existe no microfone de eletreto, que apenas captaria, sem reproduzir. Outro problema com o microfone de eletreto: ele é extremamente sensível aos sons do ambiente, que promoveria disparos aleatórios, mesmo sem dar os toc-tocs.
      Cláudio

  2. Muito criativa esta ideia Claudio, este daria certo com dtmf, gravando 2 tons, tipo *2 ou similar, ou teria que ter o decoder dtmf mesmo, abraço..

    1. Olá Foxconn!
      Obrigado por seu comentário. No entanto, usar batida na porta para formar uma senha não é ideia minha. Se pesquisar na internet irá encontrar projetos com Arduino e similares. Agora eu não entendi bem o que você quis dizer com usar 2 tons com toc-toc. Poderia explicar melhor?
      Cláudio

      1. Olá Claudio, seria uma forma de usar o dtmf de um telefone para acionar o rele, gravando o tom que vc quer que ele reconheça para acionar.

        1. Olá Foxconn!
          Obrigado por compartilhar. Mas não seria algo como o artigo ref108 com tema ‘controle seu portão ou fechadura eletronica com celular (somente com som)?
          Cláudio

Comments are closed.

Back To Top