Fórum

Perda do byte de ca...
 
Notifications
Clear all

Perda do byte de calibração - FAÇA SEU AUTOMODELO RÁDIO CONTROLADO – COM PIC 12F675 (REF127)  

   RSS

0

Olá, pessoal. Meu nome é Mauricio, estou fascinado por programação com PIC...alguns dias achei esse site e pude aprender muito com o material postado, com isso gostaria de agradecer ao autor desta " Obra Prima ".

A minha dúvida é referente a Perda do Byte de calibração, possuo um programador TL866 CS MiniPro. Acontece que, o quero saber é: O fato de eu apagar e regravar um MicroControlador, eu já perco o byte de calibração, sendo que não alterei em nada o programa em sí, que está sendo disponibilizado, que no caso refere-se ao " FAÇA SEU AUTOMODELO RÁDIO CONTROLADO – COM PIC 12F675 (REF127) ". O programa está original, já até gravei o TX em um Pic12f676...poderiam ajudar com essa dúvida...Obrigado, Excelente noite a todos!

1 Answer
0

Alguns Pic's usam a última posição da memória flash para guardar o byte de calibração. Antes de apagar a flash é necessário ler o valor destes bytes e anotar para devolver na gravação. Alguns  programadores fazem isto automaticamente. Eles primeiro leem o byte final, apaga tudo, e grava o hex desejado, devolvendo o valor salvo na última posição da flash. Consulte o fornecedor do seu gravador para saber como proceder neste caso.

Caso tenha perdido o byte de calibração você pode ler o artigo "COMO CALIBRAR A FREQUÊNCIA DO OSCILADOR INTERNO DO PIC 12F675/629 (DIDÁTICO)" para  conseguir o valor exato.

Se o seu projeto não exige muita precisão do oscilador, poderá colocar manualmente no seu arquivo hex um valor médio. Para isto, abra o arquivo .hex com o WinPic800 , vá em 'Edit', depois 'Fill Buffer', abrindo a caixa,  digite em 'From' o endereço 0x03ff e em 'To" o endereço 0xo3ff . Depois digite o valor 0x3480 em 'Value'. Digite 'Acept' para gravar o byte de calibração na última posição. Vá em 'File'/'Save as' e salve com um  nome diferente este arquivo com terminação .hex. Use ele para gravar seu pic.

Outra forma é usar a opção do arquivo C do projeto e descomentar a opção:

// #define PERDI_BYTE_CALIBRACAO   (tire os '//' e recompile para obter o novo  arquivo.hex).

Esta só é viável se você tem o compilador para recompilar (CCS C Compiler 3.200).

Espero que seja esta a resposta a tua dúvida e que tenha te ajudado.

 

Back To Top