Fórum

Contador Digital UP...
 
Notifications
Clear all

Contador Digital UP/DOWN  

Page 2 / 2
   RSS

0

Nobre Claudio

Peço a sua ajuda, montei o contador 4 dígitos UP/DOWN mas preciso que a função do botão DOWN seja substituída. No meu caso só preciso que conte UP. Daí o botão DOWN teria a nova função de gravar o valor limite que se deseja que o relé arme. Por exemplo: Digamos que o display esteja mostrando qualquer valor de 0 a 9999. Quando eu apertar o botão DOWN o relé logo arma e assim fica até que se pressione o botão reset. Ao pressionar o botão reset o relé logo desarma e os displays voltam a zero ou permanecem em zero caso já estejam neste valor. E agora toda vez que chegar naquele valor previamente programado o relé volta a armar. Na prática seria assim: Digamos que eu queira que o relé arme em 0103, pois bem, tenho que esperar o display atingir este valor, daí pressiono o botão DOWN, o valor é imediatamente gravador na eeprom, e o relé arma. A partir daí este será sempre o valor em que o relé irá armar. Caso eu queira outro valor, digamos 8777, basta eu esperar atingir este novo valor e novamente pressionar o botão DOWN, este novo valor assume o lugar do valor anterior e passa a partir daí a armar o relé.

Como seria o código CCS para esta finalidade ?   

Muito grato

E se eu energizar o circuito com o botão DOWN pressionado o display apenas me mostra qual é o último valor gravado que irá fazer o relé armar quando for atingido (consulta). Para voltar ao funcionamento normal terei que desligar e re-ligar o circuito.

15 Answers
0

Que bom que tenha achado uma solução!  Não sei como você ligou os foto acopladores mas se ligou um lado dele ao vcc via resistor limitador e o outro lado ao pino de saída do pic e deste pino você ligou a um resistor limitador ao outro foto acoplador e deste ao gnd, então quando você liga o  pic ou reseta ele, todas as saídas ficarão em alta impedância. Neste momento circulará corrente  pelos dois fotoacopladores gerando um pulso não esperado. O rele não dá problema porque ele tem um tempo muito grande para acionar. Os projetos com foto acopladores tem que tomar cuidado com as rotinas que o acionam para não acontecer situações parecidas decorrentes desta alta velocidade de operação que eles tem.

Page 2 / 2
Back To Top