Estou tentando acessar a memória no contador, para que quando desligue ou acabe a energia possa continuar da onde parou, quando o faço a memoria parece que estoura pois o pic trava e tenho que programa-lo novamente. Pode dar uma dica de programação, ou incluir as linhas para salvar na memoria, trapalho-me com ASM seria possível em CCS?
Grato
Vince
Olá Vince!
Existe 2 modos que me veio a mente agora, para salvar na eeprom:
1) contar salvando a cada incremento na memória.
2) salvar quando se detecta uma queda de energia na entrada da fonte.
O primeiro método não é recomendável, uma vez que a vida da eeprom interna está limitada a 100.000 ciclos de apagamentos/gravação. Com 100.000 voltas , ou seja, enrolando 200 bobinas de 500 voltas cada, já estaria findando a vida útil da eeprom do PIC, gerando erros e inconsistências no salvamento.
O segundo método, mais apropriado, necessitaria usar mais um pino do PIC para 'sentir' a queda de tensão e salvar a contagem na eeprom, antes que a tensão do Vcc se torne inferior aos níveis de trabalho do PIC.
Basicamente, usamos um diodo antes do primeiro capacitor de filtro, colocando um capacitor de pequeno valor e um resistor para descarrega-lo. E o capacitor da fonte tem que ser suficiente alto para garantir o VCC por pelo menos 50 milissegundos após a falta de energia. Para tornar o funcionamento mais rápido, talvez seja conveniente usar uma interrupção neste pino ao invés de testar o pino de tempos em tempos. Anexo está uma sugestão de como obter o sinal de queda de tensão na fonte. Espero que seja útil de alguma forma.