Fórum

Circuito em RF com ...
 
Notifications
Clear all

Circuito em RF com PIC12F629.  

   RSS

0

Boa noite Claudio Larios e demais amigos. Há tempos que tenho procurado uma forma de utilizar o PIC12F629 como transmissor e receptor. Pelo que já pesquisei, esse MCU não possui o hardware de UART, por isso, necessita-se duma compensação via software. Vi vários artigos aqui com projetos desse assunto. Mesmo testando uma boa parte deles, infelizmente não obtive êxito. Por isso, peço por gentileza, uma orientação com um simples projeto sendo, de um lado o PIC12F629, um botão e um TX, e do outro lado um PIC12F629, um LED e um RX. Desde já, agradeço a todos e parabenizo pela excelente ajuda que o Sr Claudio tem nos dado. Parabéns!!!

Informações complementares:

RF 433MHz; 

Objetivo: Criar um circuito com o uso do relê, que acione lampadas pelo controle.

1 Answer
1

Bom dia Kellyson!

Realmente o 12f629 não tem UART no seu hardware, tendo que ser feita por software pelo programador. No site do colega Aguivone "Microcontroladores e circuitos eletrônicos"  tem um exemplo de porta serial que poderá servir de base para seu projeto. Mas uma dica é que a maioria dos tx/rx de 433mhz tem uma banda passante pequena, por volta de 2kbytes. Assim, deverá usar uma velocidade de comunicação baixa, algo como 1200 bauds para poder funcionar.

 

Obrigado Claudio! Analisei com atenção a ideia da comunicação serial. Estou iniciando nessa área há pouco tempo, por isso ainda estou perdido. Mas vou me dedicar. Agradeço por me responder. Caso tenha alguma novidade, ficarei muito agradecido!

Claudio, eu fiquei curioso com uma coisa. No projeto que o Sr. elaborou "HT6P_CLONE_PIC629 – GERANDO CÓDIGO HT6P POR SOFTWARE EM UM PIC 12F629", 'emula as funções de um ci HT6P20B e gera um código que pode acionar um transmissor de RF'. Então, eu usei esse projeto junto com o "RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO GENERICO PARA HT6P20B COM PIC 12F629/675" e não obtive êxito. No caso do receptor via controle genérico, eu consegui executar perfeitamente. Mas quando montei o do transmissor e usei junto com o do receptor, não ocorreu comunicação entre eles.

Sabe se esses dois projetos são compatíveis?

Desde já obrigado!

Testei novamente e deu certo. Consegui transmitir com o PIC12F629 com o seu projeto  "HT6P_CLONE_PIC629 – GERANDO CÓDIGO HT6P POR SOFTWARE EM UM PIC 12F629" e receber também com um PIC12F629 com o  "RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO GENERICO PARA HT6P20B COM PIC 12F629/675". Fico agradecido por ter nos favorecido com esses conhecimentos. Estou no 1º sementre do curso técnico de eletrônica no SENAI e pra mim está sendo de grande ajuda. Obrigado!!!

Back To Top