DESCARGA AUTOMÁTICA PARA MICTÓRIOS – C/ PIC 12F675 (REF254)

Automatizando a descarga de mictórios…

A eletrônica cada dia mais está sendo usada em lugares que antes nem sonhávamos. Por exemplo, quem diria que ela seria usada em um banheiro! Pare e pense: Temos chuveiro eletrônico, lâmpadas eletrônicas, aquecedor de água com comando eletrônico, exaustores, purificadores de ar eletrônicos, e até descargas dos sanitários comandados eletronicamente. Neste artigo vamos descrever um protótipo de uma descarga para mictórios eletrônica. Veja o esquema abaixo:

MICTORIO_ELET

Para detectar a presença da pessoa foi usado o método da reflexão de luz infravermelha. Temos um led emissor montado ao lado de um receptor de infravermelho. O led emissor infravermelho pode ser de qualquer fabricante, como por exemplo, um LD271. É importante colocar o led dentro de um tubo opaco, com furo apontado para frente, para que não acione de forma direta o receptor, somente pela reflexão. Já o receptor usamos um circuito integrado dedicado a esta aplicação, de 3 pinos. Temos muitas opções disponíveis para comprar, entre elas podemos usar o TSOP1838, VS1838, KSM603LM, etc, todos operando na frequência de 38 khz ou próximo disto. Poderá obter este componente de sucata de aparelhos, como os encontrados em aparelhos de televisão antigas e aparelhos de DVD.
O sinal do receptor IR (TSOP1838) vai até o pino 4, onde informa o PIC para os processos necessários. Temos um led nomeado de ‘LED ADJ’ que não precisa ficar visível ao usuário, mas servirá apenas para indicar quando está detectando, facilitando a regulagem da distância correta. Isto é feito regulando o trimpot de 10k em série com o led emissor de infravermelho.
Para ajustar a distancia correta, posicione-se na frente do sensor, na posição de uso do sanitário, e regule este trimpot até acender o ‘LED ADJ’ sem piscar. Afaste-se aos poucos até apagar e retorne a posição desejada, conferindo se está operando corretamente. Senão, refaça este ajuste.
No pino 6 temos um led indicador da situação do equipamento. São 3 as indicações:
1) Apagado = Estado de espera.
2) Piscando = Foi disparada uma descarga, mas aguarda a saída da pessoa da frente do sensor para ser efetivada.
2) Aceso = Está ocorrendo uma descarga. A eletroválvula foi acionada e está liberando água.

Como opera o sistema a partir da detenção da pessoa?
Primeiro, conta um tempo de 5 segundos (pode ser mudado no software, nos ‘defines’). Neste tempo a pessoa não pode sair da frente do sensor, senão o contador é zerado e abortada a descarga.
Após ter passado este tempo inicial, o led irá piscar indicando que foi disparada uma descarga. Enquanto a pessoa ficar na frente do sensor, este led continuará piscando.
No instante que a pessoa se retira da frente do sensor, inicia a descarga, ligando a eletroválvula e também o led.
O tempo de descarga é definido no programa e pode ser alterado. Neste caso ficamos com 5 segundos de abertura.
Terminado este tempo, a eletroválvula será desligada e o led apagará.
Foi incluído um tempo morto, em que o equipamento fica sem funcionar entre as descargas. Também pode ser alterado no programa, através de um define específico. Lembre-se sempre de recompilar o arquivo para obter o novo arquivo .hex.
Use o compilador CCS C Compiler 3.0.
Com respeito a eletroválvula, poderá ser usada qualquer modelo próprio para água, como as usadas em máquina de lavar roupas, filtros de água, banheiras de hidromassagem,etc. Foi colocado um ‘snubber’ composto de um capacitor de 220 nF em série com um resistor de 100 Ohms, em paralelo com a bobina da eletroválvula. O objetivo é reduzir interferências elétricas, na ocasião do desligamento da eletroválvula.
A alimentação do sistema pode ser feita por meio de um transformador de 110/220 para 12+12Volts. Conforme o esquema, são usados diodos, capacitores de filtros, regulador 7805, etc.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

MICTORIO_ELET

Manuais:
PIC 12F675
TSOP1838 DATASHEET
LD271 DATASHEET

Curiosidades:
Penas — maravilha de projeto
Quando gatos tornam-se selvagens
Ouvindo sons que procedem do espaço
Um mar extraordinário — mas morto!
Venha descansar em Vanuatu
Arca de Noé

Outros assuntos:
Eu não queria morrer!
Que tal entender o que foi mal entendido?
Será que os cristãos precisam guardar o sábado?
Problemas financeiros e dívidas — a Bíblia pode ajudar?
A Bíblia pode me ajudar se estou com depressão?
As experiências de quase morte são visões de outra vida?
Como os pais podem ensinar os filhos sobre sexo?
Os astros influenciam sua vida?

Vídeos:
Ajuda para prisioneiros
Como é um estudo bíblico?
Por que estudar a Bíblia?
Deus tem nome?
Uma exposição histórica
Uma exposição especial sobre a Bíblia

Até o próximo artigo!

7 comments on “DESCARGA AUTOMÁTICA PARA MICTÓRIOS – C/ PIC 12F675 (REF254)

  1. ola cláudio larios !
    cara parabens por estes posts por dividir seus conhecimentos conosco !!
    vc poderia me ajudar , se sim eu gostaria de saber como montar um….. fluxograma….. para esse projeto da descarga automatica p/ mictorios
    porem uso o pic 18f4520 tem alguma diferencia
    desde ja agradeco a vc !!! obgdao.

    1. Olá Alecio!
      Agradeço seu comentário apreciativo. Eu não sou a pessoa mais indicada para te ajudar a fazer este fluxograma, principalmente porque não sou profissional, apenas um hobista autodidata nesta área. Já fiz alguns fluxogramas envolvendo alguns processos, mas não saíram lá essas coisas. Tente buscar ajuda a seu coordenador de projetos, no caso de estar fazendo seu TCC. Temos vários sites que ajudam a entender como representar corretamente as ações no elementos do fluxograma. Mas, em geral, o fluxograma não entra no mérito de qual microcontrolador está sendo usado (irrelevante) mas deverá apenas descrever o processo feito, do início ao fim. Se você analisar o ‘Laço de repetição principal’ do programa C verá que fica bem fácil usar os elementos do fluxograma (figuras losango para decisão, retângulo para atribuição,etc). Poderá escolher entre um dos vários programas sendo alguns gratuitos (word,power point,lucidchart,gliffy,etc).
      Desejo que seja bem sucedido.
      Cláudio

      1. Cláudio te agradeço mesmo , obrigado pela sua resposta mesmo que seja só pelo fato de me orientar e pela atenção que deu pelo meu assunto valeuuuuuuuu….

  2. Amigo gostei muito da montagem , fiz uns testes hj ainda , funciona muito bem so tenho umas perguntas – tem como alterar a saida pra ficar como retenção ?
    no caso de ser a saida temporizada tem como mudar esse tempo ?
    Parabens pela ideia amigo

    1. Olá Liliano!
      Acredito ser possível sim alterar para retenção. Vou primeiro fazer uns testes para confirmar a forma de fazer isto. No caso de saída temporizada basta alterar o tempo que fica ligado e eliminar o tempo morto do final.

      Claudio

  3. Você é muito inteligente, esses seus projetos ajudam a muitos estudantes em seus tccs nos cursos técnicos e nas engenharias.
    Muito obrigado meu camarada, que Deus lhe abençoe com cada vez mais sabedoria e coisas boas.

    Abraços

    1. Olá André!
      Muito obrigado por seu comentário apreciativo ao trabalho deste blog. Todos nós somos inteligentes como um presente de nosso Criador, nos destacando em áreas diferentes. Mas a diferença talvez seja “o compartilhar o conhecimento”.
      Boas montagens para você!

      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top