TEMPORIZADOR PROGRAMÁVEL PARA ILUMINAÇÃO NOTURNA – C/ PIC 12F675 (REF253)

Mantendo a iluminação ligada somente pelo tempo necessário…

Em algumas áreas externas de uma residência é desejável que haja uma iluminação no período que normalmente as pessoas circulam, para evitar acidentes. Mas o que comumente acontece é esquecer ligada esta iluminação até o dia seguinte, até que alguém perceba este fato e desligue. O que poderia ser feito para acabar com este casual desperdício? Usar um temporizador que ligue no horário e desligue após um tempo determinado e que faça isso cada dia, de forma automática. Esta montagem propõe justamente isto. Veja o esquema abaixo:

TIMER_NIGHT_RELE

Foi utilizado um PIC 12f675 para obter os tempos da temporização. Visando obter um baixo consumo de energia, o modo “LP” (Low Power) foi habilitado na palavra de configuração. Um cristal de 32768 hz facilita a obtenção de 1 segundo usando o incremento do timer 0 e seu prescaller dividindo por 32. Note que foi usado 2 capacitores de 68 a 100 pF junto a seus terminais para estabilizar seu funcionamento, conforme recomendado no datasheet deste PIC.
No pino 5 temos um conjunto de resistores formando um divisor de tensão que pode ser programado usando um jumper. Conforme a posição deste jumper teremos uma tensão diferente no pino 5. Usamos o conversor analógico digital interno para ler esta tensão e escolher qual período será escolhido.
Este período já é pré-definido para 2, 4, 6, 8, 10 ou 12 horas. Este será o tempo que a saída ficará ligada após o início da temporização.
Nota: Se não for colocado nenhum jumper, a temporização será de 2 horas.
Mas a que horas deverá iniciar a temporização? No pino 4 temos um interruptor nomeado de ‘Start’. Na hora que for apertado iniciará a temporização. Todo os dias seguintes, ligará na mesma hora pelo tempo programado. Isto se repetirá indefinidamente se não houve falta de energia ou não se necessitar mudar o horário ou o valor do período.
No pino 6 temos um led nomeado de ‘Led Prog’. Ao ligar pela primeira vez, ele ficará piscando de forma rápida. Isto indica que precisa ser programado para funcionar. Após pressionar o botão ‘Start’ na hora desejada, este indicará por meio de uma sequência de piscadas, qual foi o período escolhido no jumper.
No pino 7 temos um led que indica se está ligado ou desligado a iluminação. Este pino também está ligado a um transistor que comanda o relé, cujos contatos suportam a corrente da iluminação utilizada.

Exemplo de uso:
Colocamos o jumper na posição 4 horas. As 19 horas apertamos o botão ‘Start’. O ‘Led on/off’ acende, a iluminação é ligada e permanecerá ligada até as 21 horas. Também o ‘Led Prog’ começa a piscar mais devagar. Dará 4 piscadas seguidas de um intervalo sem piscar. E ficará repetindo esta sequência até uma nova programação ou seja, nos dias a frente, às 19 horas ligará a iluminação e apagará as 21 horas.
Assim, contando o número de piscada sabemos qual o tempo da temporização escolhida.
O que fazer se você desejar mudar o período?
Mude o jumper para o valor desejado e reaperte o botão ‘Start’ somente na hora que deseja que acenda a iluminação.

Temos duas versões de esquema de montagem, mas usando o mesmo programa no PIC:
1) Usando fonte tradicional com transformador e controle da carga com relé.
2) Usando ‘FAST’ ou seja, fonte de alimentação sem transformador, e controle da carga usando fotoacoplador e triac.

Como a falta de energia da rede elétrica causa a perda da programação, foi colocado um supercapacitor de 0,47 Farads. Como opção, poderá ser usado pilhas de 1,5 Volts, colocando 4 delas em série com um diodo 1n4007. Pode ser tentado usar uma bateria de 3,3V com um diodo de baixa barreira de tensão em série.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

TIMER_NIGHT

Manuais:
PIC 12F675
MOC3020 datasheet
BT139 triac

Curiosidades:
A origem do Halloween
As penas do pinguim-imperador
Você é Pontual?
As magníficas araras
Descobertas surpreendentes na linha do equador
Como surgiu a moderna indústria do diamante

Outros assuntos:
Como falar com seus filhos sobre sexo
Como ajudar seu filho a passar pela puberdade
Criar filhos responsáveis

Vídeos:
Petr Muzny: Um professor de Direito fala de sua fé
Por que Jesus morreu?
Eu me cansei das religiões
Monica Richardson: Uma médica fala de sua fé
Quem é o autor da Bíblia?
Como podemos ter certeza de que a Bíblia é verdadeira?

Até o próximo artigo!

One comment on “TEMPORIZADOR PROGRAMÁVEL PARA ILUMINAÇÃO NOTURNA – C/ PIC 12F675 (REF253)

  1. Olá Claudio montei a versão para rele e esta funcionando bem,o temporizador esta muito preciso parabéns ótimo projeto .

Comments are closed.

Back To Top