FAÇA UM SIMPLES RELÓGIO DIGITAL C/ DESPERTADOR USANDO DISPLAY DE 7 SEGUIMENTOS – C/ ATTINY2313 (REF249)

Visualizando horas em 7 seguimentos…

Esta montagem trata da construção de um relógio de horas (24h) usando o microcontrolador ATtiny2313, sendo apresentado em display de 7 seguimentos. Veja o esquema abaixo:

Os botões ‘Seg’ e ‘Min’ ajustam respectivamente os segundos e os minutos. Apertando começa a incrementar e soltando finaliza o incremento. Podemos zerar o tempo indicado no display por simplesmente apertar simultaneamente os botões ‘Seg’ e ‘Min’.
Para ajustar o despertador, deverá apertar o botão ‘Alarme’. Mantendo ele apertado, use os botões de ‘Seg’ e ‘Min’ para acertar a hora de despertar. Se for apertado os 3 botões simultaneamente irá zerar a hora do despertador.
Após ajustar o relógio, e depois o horário do despertador, aperte o botão de ‘Alarme’ para ligar o despertador. A cada toque neste botão irá alternar entre ligado e desligado. O led ‘Alarme On’ acenderá para indicar isto ao usuário.
Foi usado um buzzer com eletrônica interna para produzir o som de alarme do despertador. Quando acionado, ele produz uma sequência de ‘beeps’ por 1 minuto e então para.
O esquema mostra 3 leds adicionais, sendo 2 para os 2 pontos e o terceiro para indicar despertador ligado. Como opção, estes leds podem ser omitidos e usados os pontos do display de 7 seguimento. Basta então montar o 2º display invertido, com o ponto para cima e ligar o jumper J1. Não esqueça de inverter as ligações dos seguimentos para que apareça os números de forma correta. Os displays que tem um inclinação na parte superior para direita ficam mais bonitos neste tipo de montagem. O ponto do dígito menos significativo será o indicador de despertador ligado.
O programa C foi compilado usando Mikroc PRO for AVR 6.1. A versão Demo permite compilar até 4096 bytes de programa final. Caso você necessite de usar display cátodo comum, poderá usar o outro esquema fornecido na pasta e alterar o arquivo C por comentar (colocar // na frente da linha) a opção conforme visto abaixo:

// #define ANODO_COMUM //descomente para anodo comum e comente para cátodo comum

Depois, não esqueça de recompilar para obter o novo arquivo hex.
Para programar foi usado o hardware do artigo “PROG_AVR – FAÇA UM SIMPLES PROGRAMADOR SERIAL PARA AVR ATMEL” junto com o PonyProg2000, por meio da porta serial do PC.
Importante: A palavra de configuração do ATtiny2313 tem que ser programada para operar com o oscilador externo a cristal. De fábrica ele vem programado com oscilador interno a 8 Mhz de clock. Coloque um Xtal de 4mhz nos pinos 4 e 5 antes de alterar a palavra de configuração. O bit div/8 não deve ser programado.
Usando o PonyProg2000, podemos ver abaixo, como ficou configurado:

Obs. Esta montagem é de caráter didático, sendo realizado em placa de montagem experimental ( tipo breadboard), sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados pelos hobistas conforme a sua necessidade.
Atenção: Antes de fazer placa de circuito impresso para este circuito, monte em placa experimental e teste para certificar que ele atende as suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

RELOGIO_ALARME_ATTINY2313_FILES

Manuais:

ATtiny2313

Curiosidades:

Cerveja — a história da bebida dourada
Conheça o gaúcho brasileiro!
Natto — a soja especial do Japão
Bancos de sementes: uma corrida contra o tempo
Conheça melhor os seus cabelos
Como posso causar uma boa impressão?
Por que a cooperação é essencial

Outros assuntos:
Deus é o culpado pelo nosso sofrimento?
Será que temos data marcada para morrer?
O que é o inferno? É um lugar de tormento eterno?
Como se livrar do ressentimento
10 Perguntas Que os Jovens Se Fazem e as Melhores Respostas
Você Pode Ter uma Família Feliz!
Jesus foi ressuscitado com um corpo de carne ou com um corpo espiritual?

Vídeos:
Vejo a vida com as mãos
Como ganhar mais liberdade?
Vídeos de introdução a livros da Bíblia
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

8 comments on “FAÇA UM SIMPLES RELÓGIO DIGITAL C/ DESPERTADOR USANDO DISPLAY DE 7 SEGUIMENTOS – C/ ATTINY2313 (REF249)

  1. olá claudio parabéns pelo projeto do relógio e pela nova página do blog, amei a nova aparencia . gostaria de saber se vai sair esta versão do relógio com outro microcontrolador? valeu.

      1. boa tarde larios o amigo fez o alarme residencial simples ele colocou a placa no google driver nais eu não consegui ver por favor mi da uma ajuda

        1. Olá Alberis!
          Está dando problema no link que o colaborador Preda passou. Quem sabe ele possa dar uma olhada nisto para você.
          Cláudio

Comments are closed.

Back To Top