FAÇA UM TIMER PROGRAMÁVEL – C/ ATTINY2313 E DISPLAY DE 7 SEGUIMENTOS (REF248)

Temporizando seus processos…

Esta montagem trata da construção de um timer usando o microcontrolador ATtiny2313, sendo apresentado em display de 7 seguimentos. Veja o esquema abaixo:

Para usa-lo basta programar o tempo desejado entre 0:01 a 59:59, e em seguida, apertar o botão ‘On/Pause’. Os botões ‘Seg’ e ‘Min’ ajustam respectivamente os segundos e os minutos. Apertando começa a incrementar e soltando finaliza o incremento. Somente podemos ajustar o tempo quando em ‘pausa’ ou ‘desligado’ , quando os display mostrarem “00:00”. Quando apertamos para pausar, também desliga o relé e a carga na sua saída.
Quando o tempo atinge o valor ’00:00′, além de desligar o relé, também produzirá um sinal sonoro do termino do tempo, com 5 beeps rápidos. Podemos zerar o tempo indicado no display por simplesmente apertar simultaneamente os botões ‘Seg’ e ‘Min’. Foi usado um simples disco piezoelétrico, sendo o som do ‘beep’ gerado por software.
O programa C foi compilado usando Mikroc PRO for AVR 6.1. A versão Demo permite compilar até 4096 bytes de programa final. Caso você necessite de usar display cátodo comum, poderá usar o outro esquema fornecido na pasta e alterar o arquivo C por comentar (colocar // na frente da linha) a opção conforme visto abaixo:

// #define ANODO_COMUM //descomente para anodo comum e comente para cátodo comum

Depois, não esqueça de recompilar para obter o novo arquivo hex.
Para programar foi usado o hardware do artigo “PROG_AVR – FAÇA UM SIMPLES PROGRAMADOR SERIAL PARA AVR ATMEL” junto com o PonyProg2000, por meio da porta serial do PC.
Importante: A palavra de configuração do ATtiny2313 tem que ser programada para operar com o oscilador externo a cristal. De fábrica ele vem programado com oscilador interno a 8 Mhz de clock. Coloque um Xtal de 4mhz nos pinos 4 e 5 antes de alterar a palavra de configuração. O bit div/8 não deve ser programado.
Usando o PonyProg2000, podemos ver abaixo, como ficou configurado:

Obs. Esta montagem é de caráter didático, sendo realizado em placa de montagem experimental ( tipo breadboard), sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados pelos hobistas conforme a sua necessidade.
Atenção: Antes de fazer placa de circuito impresso para este circuito, monte em placa experimental e teste para certificar que ele atende as suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

TIMER_7SEG_ATTINY2313_FILES

Manuais:

ATtiny2313

Curiosidades:

O que leva um homem a bater na mulher?
Dê mais vida à sua casa
As crianças merecem ser apreciadas e amadas
Matatu: o transporte colorido do Quênia
Perigo! Plantas assassinas!
A descoberta de um tesouro bíblico
Onde o rio corre em sentido contrário

Outros assuntos:
Quando seu casamento não é o que você esperava
Como ter um bom relacionamento com os sogros
A Bíblia ensina a doutrina da Trindade?
Será que alguém já viu a Deus?
O que é Babilônia, a Grande?
O que prova que estamos vivendo no “tempo do fim”?

Vídeos:
Vejo a vida com as mãos
Como ganhar mais liberdade?
Vídeos de introdução a livros da Bíblia
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

Back To Top