GOSTARIA DE TER OPÇÃO DA FAMILIA PIC PARA SEU RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO? ENTÃO ESTA RESOLVIDO !!! SEGUINDO O MESMO ESTILO DO ARTIGO “RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO GENERICO PARA HCS200..301 COM AT89C2051” VOCE VERÁ AGORA MAIS 2 APLICAÇÕES GENÉRICAS BASEADAS NAS “ NOTE APLICATTIONS” DA MICROCHIP PUBLICADAS NA INTERNET.
PRIMEIRAMENTE, VAMOS VER UM RECEPTOR COM PIC16F628A COM 4 SAIDAS (LIGADAS A LEDS) QUE COMANDARÃO A SUA FUTURA APLICAÇÃO.
TUDO NO MESMO ESQUEMA. TEM QUE ESCOLHER A KEY (OU USAR A QUE FOI COMPILADA NO ARQUIVO HEX = ‘0123456789ABCDEF’) COMUM NO RECEPTOR E TRANSMISSOR. TEM QUE USAR DISC=SERIAL NUMBER . CONFORME O HCS USADO NO CHAVEIRINHO , TEM QUE PROGRAMAR A WORD ‘CONFIG’. VEJA SEMPRE OS DATASHETS DO COMPONENTE QUE SERÁ USADO.
NOVAMENTE, NÃO ESQUECER QUE A FREQUENCIA DO RECEPTOR TEM QUE SER IGUAL AO DO CONTROLE REMOTO (CHAVEIRINHO). LEIA OS ARTIGOS SOBRE ISTO NESTE BLOG. TUDO O ACIMA SE APLICA AOS DOIS CIRCUITOS.
A SEGUNDA APLICAÇÃO, MAIS SIMPLES, USA UM PEQUENO PIC12F629 PARA CONTROLAR 2 SAIDAS APENAS(LED1 E LED 2). MAS , GERALMENTE, É SUFICIENTE PARA A MAIORIA DAS APLICAÇÕES COMO ALARMES E CONTROLES REMOTOS DE PORTÃO. AMBOS OS ESQUEMA PERMITEM, POR DEFINIÇÃO DE PROGRAMA, MEMÓRIZAR ATÉ 15 CONTROLES (CHAVEIRINHOS).
EM RESUMO:
1) VOCE ADQUIRE UM PAR DE CONTROLE REMOTO (ESCOLHA 2 IGUAIS COM O MESMO CHIP HCS (PODE SER 200 , 201, 300 OU 301), DE QUALQUER FABRICANTE.
2) VOCE PROGRAMA UMA NOVA KEY (A SUA KEY OU A CITADA ACIMA SE FOR USAR O ARQUIVO COMPILADO) ,DEIXA AS OUTRAS WORDS TUDO ‘0000’
EXCETUANDO A WORD “CONFIG” QUE DEVE SER ‘ 0030’ PARA 200,300,301 E ‘0000’ PARA 201 . PODERÁ USAR O HCS_PROG OU HCS_PROG_TINY. NÃO PRECISA TIRAR O CHIP (GERALMENTE SMD) DA PLACA. APENAS, SOLDE PEQUENOS FIOZINHOS ( DO TIPO DE TELEFONE) E CONECTE NO PROGRAMADOR. AO FAZER ISTO , TIRE A BATERIA DE 12 VOLTS FORA DO CONTROLE. NÃO ESQUECA DE ATERRAR OS PINOS DA SAIDA S0 E S1.(VEJA DATASHEET DO HCS EM USO, NA SEÇÃO ‘PROGRAMAÇÃO’).
3) MONTE O CIRCUITO DO RECEPTOR (PROTOBOARD OU PLACA UNIVERSAL, DAQUELAS QUE VAI LIGANDO COM FIOZINHOS). PROGRAME AGORA O MICROCONTROLADOR COM O ARQUIVO HEX APROPRIADO. USE O WINPIC, IC_PROG OU QUALQUER OUTRO PROGRAMADOR COM UM HARDWARE COMO O JDM OU SIMILARES.
4) FAÇA O APRENDIZADO DE CADA CONTROLE , APERTANDO PRIMEIRO A TECLA ‘LEARN’ E DEPOIS ACIONANDO O CONTROLE REMOTO. FAÇA ISTO COM CADA CONTROLE. APÓS ISTO, EM USO, A CADA BOTÃO APERTADO NO CONTROLE REMOTO DEVERÁ ACENDER UM LED CORRESPONDENTE NO RECEPTOR.
5) AGORA , USE-O EM SEU NOVO PROJETO!!!
CHEGA DE BLÁ BLÁ BLÁ !!!
VEJA O ESQUEMA DA APLICAÇÃO 1 COM PIC 16F628A:
SEGUE ABAIXO ARQUIVO ASM PARA VERSÃO PIC16F628A:
SEGUE ABAIXO ARQUIVO HEX PARA VERSÃO PIC16F628A:
SEGUE ABAIXO, SUGESTÃO DE PLACA VERSÃO 16F628A :
SEGUE ABAIXO, SUGESTÃO DE PLACA VERSÃO 16F628A COM COMPONENTES VISTO PELO LADO COBREADO E LISTA DE MATERIAIS:
VEJA O ESQUEMA DA APLICAÇÃO 2COM PIC 12F629:
SEGUE ABAIXO ARQUIVO ASM PARA VERSÃO PIC12F629:
SEGUE ABAIXO ARQUIVO HEX PARA VERSÃO PIC12F629:
SEGUE ABAIXO A PLACA PARA A VERSÃO 12F629:
SEGUE ABAIXO A PLACA PARA A VERSÃO 12F629 COM COMPONENTES MONTADOS VISTO PELO LADO COBREADO E LISTA DE MATERIAIS:
ATÉ O PRÓXIMO ARTIGO !!!
Curiosidades:
Cuidado! Você está sendo vigiado!
O preço de se levar uma vida muito ‘corrida’
Sua cama e seu sono
Outros artigos:
Ensine valores morais aos seus filhos
Casais – Como administrar bem o dinheiro
Tenha um conceito correto sobre desastres naturais
Como sobreviver ao primeiro ano de casamento
Caro Claudio, boa noite.
Se não for possível criar a rotina na versão 12F629, por falta de espaço, teria jeito de criar na versão 16F628a?
Atenciosamente,
João.
Caro Claudio, boa noite.
Esses termos eu observei no programa e estou, tirando conclusões, tavez absurdas; vamos esquecer essa parte, rs rs rs. Voce disse a coisa certa; as mudanças que faço em operação são perdidas, pois ficam na memória RAM e a minha intensão seria criar uma rotina que possa salvá-las na EEprom interna do 12F629. Será que se tirar as linhas relativas ao beacon não caberia? Se não tiver jeito, paciência.
Essa rotina é muito complicada de fazer?
O restante ficou tudo muito bom.
Atenciosamente.
Pretti
Olá João! Mesmo tirando as rotinas do ‘beacon’ não teriamos suficiente espaço para linhas de código necessárias. Teria que fazer um estudo complicado, que mudasse o fluxo inteiro da rotina, visando reduzir espaço e aproveitar ao máximo as caracteristicas do microcontrolador. Creio que sobrou umas míseras 10 linhas de código livre e a rotina que precisamos precisa de umas 80 a 100 linhas de código. Para piorar, a falta de conhecimento de ‘CW’ iria atrapalhar em muito o desenvolvimento. Quanto ao 16F628a, este sim teria espaço para estas rotinas. Mas o problema é que coisas precisariam ser salvas? Será que não exigiria grandes mudanças na linha de código? Até que ponto esta alteração vai afetar os tempos envolvidos? Talvez, pela falta de conhecimento em ‘CW’, eu não esteja ‘bem apto’ para modificações tão profundas. Por exemplo: Vou testar se esta salvando uma configuração. Aperto o botão ‘PB’ e inicia uma sequencia de sons em código morse… aí, eu boio, escorrego na maionesi, dá até raiva….Será que era o esperado? Percebe o meu problema, caro João? Talvez você poderia entrar em contato com o autor original para sugerir as mudanças que você acha que seria interessante fazer, para melhorar o projeto, em base de sugestão. Tente entrar em contato com o sr. Steven T. Elliott K1EL.
http://k1el.tripod.com/freeware.html
email: steve@k1el.com or k1el@aol.com
conforme consta no arquivo asm original.
Claudio
Caro Claudio, boa noite.
Sim, eu entendi. Já fiz a mudança no ASM e compilei. Agora sempre que desligar e religar será wpm_36, ok. Caso mude para wpm_40, quando desligar e religar voltará para wpm_36. Gostaria que permanecesse wpm_40.
Estou observando uma rotina interessante na linha 167 do “ASM modificado”:
;Defining NO_DE modifies default messages (EWP?)
; #Define NO_DE
Estou entendendo que esta rotina quando desabilitada, como está, impossibilita que eu modifique a mensagem original inserida no ASM. Posso até mudar com o oscilador ligado, mas assim que desligar e religar a mensagem default volta, entendeu. Caso eu habilite esta rotina, aí poderei alterar a msg original. Então para a wpm deve existir uma chave.
Por favor, dê uma olhadinha nessa linha. Se não tiver nada que ajude, então vamos encerrar essa questâo, rs rs rs.
Desculpe estar te apurrinhando ainda.
Atenciosamente,
João.
Olá João! Tenho dificuldade de entender os termos usados por vocês ‘cedablistas’ (se me permite usar o termo). O que é EWP?????? O que voce quer dizer com ‘existir uma chave para wpm’? O que seria este ‘DE’? Gostaria de lembra-lhe que todas as mudanças feitas durante a operação de funcionamento serão TODAS perdidas, pois ficam na Ram e não temos mais linhas no programa suficientes para fazer uma rotina que possa salva-las na EEprom do Pic12f629. È uma pena, já que o chip dispõem de EEprom interna.
Claudio
Caro Claudio, boa noite.
Ok, vou ter que fazer isso.
Eu te perguntei porque tenho um oscilador com o PIC12F629 que adquiri muito tempo atrás em que mudo a WPM e ao desligar e religar a nova WPM é mantida. Tentei abrir o PIC, mas está protegido.
Vamos em frente, vou continuar os testes.
Grato mais uma vez.
Atenciosamente,
João.
Olá João!
Voce poderá mudar a linha escrita : SPEED_DEFAULT EQU WPM_15 para SPEED_DEFAULT EQU WPM_36
Você localizará no programa quando se parecer com o abaixo:
; ————Callsign default, change as required ————-
;
CALL_0 EQU M_V ; Put your call here, letter by letter
CALL_1 EQU M_A ; No more than 7 characters
CALL_2 EQU M_3
CALL_3 EQU M_E
CALL_4 EQU M_P
CALL_5 EQU M_END
CALL_6 EQU M_END
CALL_7 EQU M_END
;
; – Speed default, change as required to any defined WPM_** symbol —
;
SPEED_DEFAULT EQU WPM_15 ; can be WPM_5 to WPM_49 (ESTE AQUI VOCE DEVE MUDAR E DEPOIS RECOMPILAR NO MPLAB)
O restante está tudo operacional????
;
Claudio
Caro Claudio, boa tarde.
Estou verificando o funcionamento do PIC no circuito e já esbarrei num detalhe interessante. A velocidade default no “ASM modificado” está em WPM_15 (linha 295). Então quando ligo e checo a velocidade, pelo comando “w” está em 15. No circuito e usando o botão de programar alterei a velocidade para WPM_36 e funcionou normalmente. Porém ao desligar o circuito e depois voltar a ligar ele retorna para WPM_15, entendeu. Resumo: Toda vez que ligo o circuito a velocidade é WPM_15. É normal isso ou pode-se fazer algum ajuste no ASM para manter a nova velocidade programada, WPM_36?
Atenciosamente,
João.
Olá João! Creio que é normal, uma vez que o valor é salvo na memória RAM e uma vez que você desliga, será perdido a informação. Você pode alterar o valor padrão do Asm para ser o que você deseja (wpm_36).
Claudio