RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO GENERICO PARA HCS200…301 COM AT89C2051 (REF013)

Continuando a falar sobre receptores de controle remoto com ‘roller code’ ( do tipo que aceita os transmissores que usam o chip da família HCS200 a 301), resolvi desenvolver uma aplicação genérica ou seja, você liga o que desejar nas saídas. Isto pode facilitar o projeto de algumas aplicações como alarmes para carro, alarmes de casas, controles remotos de portões, campainhas sem fio,etc. (ou seja,que sua imaginação criar!!!). Optei , neste caso, por usar o microcontrolador AT89C2051 (para a alegria dos ‘amantes’ do 8051). Foi baseado em “Note Aplicattion” do HCS e adaptado para o assembler do 8051. Veja como ficou o esquema do circuito:

Como o AT89C52 não dispõem de memória EEprom interna, foi necessário usar uma externa do tipo 24c04 para armazenar valores do serial number e do contador (usados no sistema ‘roller code’). Como é típico do sistema, é necessário gravar o Encoder HCS (chip do transmissor “chaveirinho”) com a mesma “key” do receptor (64 bits).
Nesta aplicação foi usado a key:0123456789ABCDEF e o code hex foi compilado com ela. Se optar em muda-la, faça isto no código asm (em “key”) e recompile . Também , nesta aplicação, foi usado o “Disc=Ser”, ou seja, a palavra que irá ser usada para comparar (discriminador) será os 12 bits menos significativos do Serial Number.
Após gravar o HCS e gravar o AT89C2051, tudo montado e ligado, apertar a tecla ‘learn’ e apertar o controle remoto para realizar o aprendizado do controle (forma normal). Apertando ‘learn’ por mais de 10 segundos, apagará todos os controles aprendidos.
Se tudo estiver correto, ao acionar um controle ‘aprendido’ deverá acender um led correspondente a tecla do controle apertada.
Como usar em uma aplicação?
Simples. Você deverá usar as saídas onde os leds estão ligados para acionar um transistor drive e um rele , por ex. que controlará uma carga (motor, lampada, campainha, o que você desejar!). Daí, é com você e sua imaginação!!!!
O circuito deverá ser alimentado com 5 volts, e poderá ser usado uma fonte externa como carregador de celular de 5 volts de saida, ou um trafo com retificação + ci 7805, ou tensão existente no dispositivo que agregará este receptor. Cuidado com a polaridade para não destruir o microcontrolador!!!
Para gravar o HCS poderá usar um gravador especifico, se tiver ou montar um, até mesmo em um protoboard. (Veja artigos deste blog: HCS_PROG E HCS_PROG_TINY e outros relacionados, bem como os datasheets do HCS que irá usar para configurar corretamente ).
Para gravar o AT89C52 deverá usar um gravador paralelo apropriado ou montar um conforme os artigos deste blog (Veja: Hyperprog -Programador de AT89C2051). Não esqueça que tem de adquirir um receptor da mesma frequencia dos transmissores usados (geralmente 433MHZ).

Segue abaixo os codigo Asm:

DEC2051_ASM

Segue abaixo o código Hex:

DEC2051_HEX

Até o próximo artigo!!!

5 comments on “RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO GENERICO PARA HCS200…301 COM AT89C2051 (REF013)

  1. Claudio, obrigado por compartilhar, rodei a internet pra encontrar esse circuito ! valeu mesmo.

    Mas eu tenho uma pergunta: Pelo que entendi qualquer dispositivo que eu tenha que envie sinais codificados com roller code eu preciso regravar o HCS dele. É isso mesmo ?

    obrigado.

    1. Olá Oliveira! Obrigado por seu comentário. Provavelmente você tenha chaveirinhos (controle remoto) usando circuito integrado da família HCS200…301 neles. Eles trabalham com a ‘Key’ (chave de criptografia numérica) da empresa para qual foram fabricados. Para fazer o seu receptor trabalhar com eles, você teria que saber qual é esta ‘Key’ e coloca-la no código ASM. Mas estas ‘Keys’ são segredo de estado. Por isto, é melhor você criar uma ‘Key’ e usa-la no receptor e no transmissor. Então, você realmente terá que regravar seus chaveirinhos para usar esta sua ‘Key’ personalizada. E toda vez que seu controle quebrar e for comprar outro, terá que repetir o ritual de programação, ou então, como opção (somente se o HCS do chaveirinho quebrado estiver bom), retirar o HCS antigo da placa, retirar o novo, no chaveirinho adquirido, e soldar o ci antigo no chaveirinho novo, uma vez que nele já está a ‘key’.
      Cláudio

  2. Sim Claudio,é isto mesmo, receptor generico com at89c2051 mas para ci ht6p20b.
    Eu tenho uns controles sem uso com ci ht6p20b,e ci hcs.

    Obrigado! Pela atenção.

  3. Cladio muito bom,como faço p/ deixar assim,chip HCS 200 A 301 COM ROLLER CODE ou chip HT6P20B com código fixo.
    Sou novato.

    1. Olá Sandro! Se eu entendi, voce quer um receptor generico com at89c2051 mas para ci ht6p20b, certo? Se for isto, aguarde um futuro ‘Post’. Se não, por favor, explique exatamente o que voce deseja fazer.
      Obrigado

Comments are closed.

Back To Top