GOSTARIA DE TER OPÇÃO DA FAMILIA PIC PARA SEU RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO? ENTÃO ESTA RESOLVIDO !!! SEGUINDO O MESMO ESTILO DO ARTIGO “RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO GENERICO PARA HCS200..301 COM AT89C2051” VOCE VERÁ AGORA MAIS 2 APLICAÇÕES GENÉRICAS BASEADAS NAS “ NOTE APLICATTIONS” DA MICROCHIP PUBLICADAS NA INTERNET.
PRIMEIRAMENTE, VAMOS VER UM RECEPTOR COM PIC16F628A COM 4 SAIDAS (LIGADAS A LEDS) QUE COMANDARÃO A SUA FUTURA APLICAÇÃO.
TUDO NO MESMO ESQUEMA. TEM QUE ESCOLHER A KEY (OU USAR A QUE FOI COMPILADA NO ARQUIVO HEX = ‘0123456789ABCDEF’) COMUM NO RECEPTOR E TRANSMISSOR. TEM QUE USAR DISC=SERIAL NUMBER . CONFORME O HCS USADO NO CHAVEIRINHO , TEM QUE PROGRAMAR A WORD ‘CONFIG’. VEJA SEMPRE OS DATASHETS DO COMPONENTE QUE SERÁ USADO.
NOVAMENTE, NÃO ESQUECER QUE A FREQUENCIA DO RECEPTOR TEM QUE SER IGUAL AO DO CONTROLE REMOTO (CHAVEIRINHO). LEIA OS ARTIGOS SOBRE ISTO NESTE BLOG. TUDO O ACIMA SE APLICA AOS DOIS CIRCUITOS.
A SEGUNDA APLICAÇÃO, MAIS SIMPLES, USA UM PEQUENO PIC12F629 PARA CONTROLAR 2 SAIDAS APENAS(LED1 E LED 2). MAS , GERALMENTE, É SUFICIENTE PARA A MAIORIA DAS APLICAÇÕES COMO ALARMES E CONTROLES REMOTOS DE PORTÃO. AMBOS OS ESQUEMA PERMITEM, POR DEFINIÇÃO DE PROGRAMA, MEMÓRIZAR ATÉ 15 CONTROLES (CHAVEIRINHOS).
EM RESUMO:
1) VOCE ADQUIRE UM PAR DE CONTROLE REMOTO (ESCOLHA 2 IGUAIS COM O MESMO CHIP HCS (PODE SER 200 , 201, 300 OU 301), DE QUALQUER FABRICANTE.
2) VOCE PROGRAMA UMA NOVA KEY (A SUA KEY OU A CITADA ACIMA SE FOR USAR O ARQUIVO COMPILADO) ,DEIXA AS OUTRAS WORDS TUDO ‘0000’
EXCETUANDO A WORD “CONFIG” QUE DEVE SER ‘ 0030’ PARA 200,300,301 E ‘0000’ PARA 201 . PODERÁ USAR O HCS_PROG OU HCS_PROG_TINY. NÃO PRECISA TIRAR O CHIP (GERALMENTE SMD) DA PLACA. APENAS, SOLDE PEQUENOS FIOZINHOS ( DO TIPO DE TELEFONE) E CONECTE NO PROGRAMADOR. AO FAZER ISTO , TIRE A BATERIA DE 12 VOLTS FORA DO CONTROLE. NÃO ESQUECA DE ATERRAR OS PINOS DA SAIDA S0 E S1.(VEJA DATASHEET DO HCS EM USO, NA SEÇÃO ‘PROGRAMAÇÃO’).
3) MONTE O CIRCUITO DO RECEPTOR (PROTOBOARD OU PLACA UNIVERSAL, DAQUELAS QUE VAI LIGANDO COM FIOZINHOS). PROGRAME AGORA O MICROCONTROLADOR COM O ARQUIVO HEX APROPRIADO. USE O WINPIC, IC_PROG OU QUALQUER OUTRO PROGRAMADOR COM UM HARDWARE COMO O JDM OU SIMILARES.
4) FAÇA O APRENDIZADO DE CADA CONTROLE , APERTANDO PRIMEIRO A TECLA ‘LEARN’ E DEPOIS ACIONANDO O CONTROLE REMOTO. FAÇA ISTO COM CADA CONTROLE. APÓS ISTO, EM USO, A CADA BOTÃO APERTADO NO CONTROLE REMOTO DEVERÁ ACENDER UM LED CORRESPONDENTE NO RECEPTOR.
5) AGORA , USE-O EM SEU NOVO PROJETO!!!
CHEGA DE BLÁ BLÁ BLÁ !!!
VEJA O ESQUEMA DA APLICAÇÃO 1 COM PIC 16F628A:
SEGUE ABAIXO ARQUIVO ASM PARA VERSÃO PIC16F628A:
SEGUE ABAIXO ARQUIVO HEX PARA VERSÃO PIC16F628A:
SEGUE ABAIXO, SUGESTÃO DE PLACA VERSÃO 16F628A :
SEGUE ABAIXO, SUGESTÃO DE PLACA VERSÃO 16F628A COM COMPONENTES VISTO PELO LADO COBREADO E LISTA DE MATERIAIS:
VEJA O ESQUEMA DA APLICAÇÃO 2COM PIC 12F629:
SEGUE ABAIXO ARQUIVO ASM PARA VERSÃO PIC12F629:
SEGUE ABAIXO ARQUIVO HEX PARA VERSÃO PIC12F629:
SEGUE ABAIXO A PLACA PARA A VERSÃO 12F629:
SEGUE ABAIXO A PLACA PARA A VERSÃO 12F629 COM COMPONENTES MONTADOS VISTO PELO LADO COBREADO E LISTA DE MATERIAIS:
ATÉ O PRÓXIMO ARTIGO !!!
Curiosidades:
Cuidado! Você está sendo vigiado!
O preço de se levar uma vida muito ‘corrida’
Sua cama e seu sono
Outros artigos:
Ensine valores morais aos seus filhos
Casais – Como administrar bem o dinheiro
Tenha um conceito correto sobre desastres naturais
Como sobreviver ao primeiro ano de casamento
Caro Claudio, bom dia.
Eu tenho aqui a versão para o 12C509 e 16F628-A.
Gostaria de ter a versão com o 12F629, porque tenho uns 12 por aki e quero aproveitá-los e também pelo tamanho.
Já mudei o cabeçalho do 16F628-A para 12F629, deu bastante erro.
Só uma curiosidade: qual a diferença real do 16F628 para o 16F628-A?
Por aki é difícil encontrar esses PIC’s. Quando alguma loja de eletrônica tem, o preço é sempre muito alto e não vale a pena adquirir nada por aki. Sai mais em conta comprar em São Paulo, mesmo com o frete embutido.
Deus ajude que o 16F628 seja mais parecido com o 12F629.
Atenciosamente.
João.
Olá João! As diferenças você ve comparando os data sheets dos dois modelos. Os erros se deve ao fato do 629 usar o termo gpio ao invés de porta ou portb. Sempre , ao fazer mudanças de um pic para outro, tem que olhar os datasheets para não ter surpresas. Já consegui compilar com 629 mas, ainda to tentando entender o que o circuito tem que fazer. Não estou conseguindo entrar em modo de configuração, mas já está enviando algum sinal (só voce que entende morse).
Cláudio
Caro Claudio, boa noite.
No Site de PY2MG, por favor dê uma olhada no projeto nº 5, K8 versão PIC16F628.
De repente pode ser mais parecido com o 12F629.
Atenciosamente.
Pretti
Caro Claudio, boa noite.
Pela sua explanação referente às diferenças entre os microprocessadores a coisa me parece mais complicada que pensei. A minha preferência pelo 12F629 é que tenho dele aki o 12F683 não.
Com relação às funções, vou tentar explicar:
Pino 2: Beacon – Quanto ligado uma mensagem em morse, definida pelo operador e gravada no PIC, é enviada para o rádio de 20 em 20 segundos, por exemplo.
Pino 3: Sidetone – É o monitor de áudio. Tudo que o operador transmite ele ouve. É a sua referência.
Pino 4: Chave tipo push button. Apertando momentaneamente, o PIC emite uma mensagem em morse defaut, tipo uma chamada geral (cq cq cq de xx1fg xx1fg AR k). Se pressionar esse botão por alguns segundos entra no modo programação. Aí o PIC emite um sinal (R) informando que está preparado para receber os comandos. Então, existem vários comandos, de A a Z. Cada letra tem uma finalidade. Por exemplo: A letra “A” ativa e desativa o monitor de áudio. A letra “M” ativa a seleção de mensagem. A letra “S” ajusta a velociade de manipulação, e assim por diante. Todos os comandos são via chave que está nos pinos 6,7 e 8.
Pino 5: Saída para o rádio. Quando a chave beacon está ligada ou o operador estiver transmitidindo pela chave iâmbica (pinos 6,7 e 8) a base do transistor é alimentada, colocando o coletor em massa. Isto faz o rádio entrar em transmissão, emitindo para a antena os sinais morse.
Pino 6 e 7: A chave iâmbica está ligada nestes pinos e ao 8. Esta chave fica sobre a mesa na posição horizontal. O operador trablha nela com os dedos polegar e indicador. Quando se curto-circuita o pino 6 com o pino 8, geram vários sinais longos (são os traços). Quando se curto-circuita os pinos 7 e 8, geram os sinais breves (são os pontos). Da combinação dos traços e pontos
formam-se as palavras, textos, números, pontuação, etc…O operador pode transmitir numa velocidade muito grande, 20, 30, 40, 50, palavras por minuto, dependendo de sua destreza. A velocidade de transmissão é definida pelo botão que está no pino 4.
No geral é isto que o oscilador eletrônico para CW faz. Coisa, realmente, de maluco.
Gostaria de ajudar, mas infelizmente não entendo nada de assembly. Se voce achar que não vale a pena, sua boa vontade em me atender e ajudar já foi uma grande vitória.
Atenciiosamente.
João
Olá João! Obrigado pela aula de radiamadorismo (lição 1). Já deu para clarear as idéias. Vou ver o esquema com o 16f628 e estuda-lo. Aguarde…
Claudio
Olá João!
Esqueci de perguntar, se na sua região tem o pic 16f628 ou 16f628a? A sua escolha pelo Pic 12f629 é pelo tamanho ou porque não existe os outros modelos na sua região? Voce já tentou compilar esta versão com 628?
Claudio
Caro Claudio, bom dia.
No Google digite PY2MG, procure “manipuladores eletronicos para CW” , projeto nº3 K8-K1EL.
Voce vai encontrar a versão PIC12C509, esquema, manual e o ASM.
Pelo e-mail que me mandou não consegui. Uma msg diz que o destinatário não foi encontrado.
Espero que pelo caminho acima dê certo.
Atenciosamente.
João.
Olá João! Vou ver o que está acontecendo. Verei o site indicado também. Aguarde………….
Claudio
Olá João! Realmente, mudar somente o cabeçalho na adianta. Estudando o datasheet de ambos microcontroladores, nota-se muitas diferenças: o 509 só tem 2 nivéis de stack, e 8 para o 629, o endereço inicial da ram do 509 é 07h e do outro 20h, a palavra de status de um é diferente da outra, a palavra de configuração tem mais variações no 629, o registrador gpio fica no endereço 6 no 509 e 5 no 629, o registrador option_reg tem diferença, o 509 não tem comparadores e no 629 tem que desliga-los. Resumindo: vai ser um verdadeiro desafio fazer funcionar, pois terá que ser alterado muitas rotinas. O espaço do programa já é justo. Com as mudanças irá aumentar o tamanho do programa não cabendo no 629 se não for alterado substancialmente a rotina original. Para piorar, eu não sei exatamente para que serve certas funções (não entendo de radiamadorismo). Existe a função ‘beacon’, eu pergunto para voce para que serve? Voce poderia fazer uma detalhada descrição, olhando para o esquema, de como voce usa este aparelho? Ex. apertando a chave dit acontece…. apertando a chave dat….apertando funções escolherei fazer….. a saida tx eu ligo no …. o monitor eu uso para ….,etc. Existe a opção do pic 12f683 que tem 2k de memória. Tem ele na sua região?
Claudio
Caro Claudio, boa noite.
Tentei passar duas vezes o email (pela manhã e agora a noite). Acredito que não foram, pois recebi uma mensagem alertando que não foi possível encontrar o destinatário.
Atenciosamente.
Pretti.