CONTROLE REMOTO DE 15 CANAIS – COM RECEPTORES INDIVIDUAIS (PROTOCOLO PT2262) – C/ PIC12F675 (REF231)

Uma alternativa de controle remoto usando protocolo do PT2262…

Esta montagem trata de um controle remoto de 15 canais usando um TX/RX trabalhando com o protocolo do PT2262. O TX pode ser feito como o esquema sugerido abaixo, usando um ‘clone‘ do PT2262 por software. Veja o esquema do transmissor abaixo, usando um PIC 12F675.

Como opção, poderá usar um integrado PT2262 em conjunto com os interruptores, conforme sugerido em seu datasheet. Poderá encontrar controles remotos comerciais com muitos interruptores, usando este integrado em seu interior.
Como no artigo anterior “CONTROLE REMOTO DE 32 CANAIS – COM RECEPTORES INDIVIDUAIS – C/PIC16F877A E PIC12F675 (REF230)”, objetivo desta montagem é controlar vários receptores individuais, no número de botões do controle do TX ou na quantidade desejada para sua aplicação.

O esquema do receptor é o mesmo do artigo citado, apenas o arquivo hex será apropriado para trabalhar com o protocolo PT2262.
Veja o esquema do receptor abaixo.

O usuário poderá escolher o modo de operação da saída entre ‘pulso’ ou ‘retenção’ apenas colocando ou tirando um ‘jumper’ no pino 3.
Deverá ser montado 15 conjuntos de receptores e estes deverão ser programados com o único arquivo .hex para receptor, fornecido na pasta zipada no final do artigo.
Antes de usar o conjunto, cada receptor deverá ser programado com qual botão irá acionar. Poderá ser aprendido mais de um botão se desejar. Mais de 15 receptores podem ser usados desde que usem os mesmos botões.
Para programar, siga os passos abaixo:

1) Aperte o botão “Prog”. Irá acender o led “Prog”.
2) Aperte um botão que deseje programar no transmissor. O led “Prog” apaga indicando que aceitou a programação.
3) O led “Prog” sairá do modo de programação após 20 segundos se não houver algum aprendizado neste periodo.

Caso erre a programação, poderá apagar a EEprom e começar uma nova programação.
Para isto, aperte o botão “Prog” por mais de 5 segundos, até o led “Prog” começar a piscar. Solte o botão. Repita os passos para programar citados acima.

Não esqueça de programar o modo de operação do receptor: O Jumper deve ser colocado para modo pulso e retirado para modo retenção.
Use relés com capacidade de corrente de acordo com o equipamento que vai comutar. Geralmente de 10 Amperes são suficientes para a maioria das aplicações. Use uma fonte de alimentação de 5 volts para cada receptor ou retire a alimentação do equipamento que será acionado.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

CR_15C_MODULAR_PT2262

Manuais:
PIC 12F675
PT2262

Curiosidades:
Fascinantes rosas da África
Blini russo — mais do que uma simples panqueca
Variedade é essencial
O som da neve
O toque suave da trompa alpina

Outros assuntos:
Soluções para queixas comuns
Como ser feliz no casamento?
Como controlar os gastos
Lidar com dívidas

Vídeos:
Uma exposição da Bíblia que honra o nome de Jeová
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Áudio:
Ouça a leitura da Bíblia
Leitura da Bíblia dramatizada
Peças Teatrais Bíblicas

Até o próximo artigo!

9 comments on “CONTROLE REMOTO DE 15 CANAIS – COM RECEPTORES INDIVIDUAIS (PROTOCOLO PT2262) – C/ PIC12F675 (REF231)

  1. amigo eu pensei mesmo em usar 2 ht12 , so é mais componentes .
    agora mudando de assunto teria como fazer um projeto com 12f675 que pudesse ser um soft start e um detector automatico 110/220V pois em muitos projetos de fonte chaveada ou outros que precisam de selecionar a tensão de entrada e no caso um seletor automatico com partida suave seria de muita ajuda

  2. Dear Claudio

    I’m lived in Thailand I followed your project at any time. I appreciate it thank you for your help thank you for giving me the opportunity In the experiments as a hobby

    please modify to use the TX protocol PT2262 for the 16f628a receiver remote control 15 channels i want output ‘pulso’ and ‘retenção’ in your page http://picsource.com.br/archives/7949 To be To be picture
    https://www.dropbox.com/s/fimpe3i1syxdflu/Untitled-1.jpg?dl=0
    for the control panel 15 buttons In school
    Thank you verymuch

    Best Regards
    preda

  3. :mrgreen: Olá Claudio, este exemplo aqui, funcionaria se ao invés de colocar rf TX e RX, colocar um barramento por dois fios rs485.

  4. Eu entendi o proposito do seu projeto e muito bom , a minha ideai é acionar 6 canais , 6 transistores fechando 6 botões o unico problema que teria que hora acionar ao mesmo tempo 2 ou mais em alguns casos com o ht12 eu consigo pois ele usa o fechamento como codigo e envia 4 bits em uma transmissão so que ele so tem 4 saidas o que eu preciso seria 6 saidas e transmissão tipo paralela alem da codificação .
    Tipo o micro faz a leitura de 6 teclas e envia um codigo mesclando quais teclas foram precionadas e no Rx recebe essa informação e separa acionando as saidas correspondentes .

    1. Olá Liliano!
      Entendi. Então a pergunta anterior de usar um rx com vários pics funcionaria. Também poderá usar 2 ht12e e para receber 2 ht12d. Terá 8 canais. Ou usar projetos já publicados.
      Cláudio

  5. amigo esse projeto é do tipo fechamento iguais ao HT12E 12D ?
    no RX posso usar apenas um receptor e interligar os pics em quantidades que for preciso ?

    1. Olá Liliano!
      O PT2262 é um circuito integrado que usa o sistema de mudança de código por jumper ao vcc, ou ao gnd, ou deixando flutuante (sem ligar em nada) em 12 pinos de programação. Isto produz 531.441 (3 elevado a 12) combinações possíveis. Já o HT12E produz 4096 (2 elevado a 12) pois não tem a opção de pino flutuante, também em 12 pinos de programação por jumper.
      O objetivo do artigo apresentado é usar um único transmissor que possa acionar vários receptores espalhados em um ambiente. Mas no seu caso, você quer usar um único receptor de rf para ligar vários pic’s? Não seria melhor um pic só com várias saídas? Qual seria a ideia que você tem em mente? Poderia compartilha-la?
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top