TINY_TIMER – TEMPORIZADOR PROGRAMÁVEL DE 60 MINUTOS – C/ PIC 12F675 (REF229)

Um pequeno timer para muitas aplicações…

Os timers são muito úteis quando queremos que um equipamento se desligue automaticamente depois de um determinado tempo. Por exemplo:
Suponha que necessite expor uma placa de circuito impresso que esteja fazendo pelo método fotográfico, a uma luz por um período de 5 minutos. Fica mais fácil ligar esta luz em um timer e programa-lo para desligar com 5 minutos. Você terá a certeza que o tempo será exato, o que não acontece quando estamos monitorando e alguém nos “rouba” a atenção.
Neste artigo propomos um timer simples, feito com um PIC 12F675 e um LCD 16X2 normal, mais alguns componentes adicionais como interruptores, resistores e capacitores. Veja o esquema abaixo:

Temos 4 interruptores para controlar o timer: Um para ligar a contagem de tempo ou pausar, o outro para ajustar os minutos e ainda um terceiro para ajustar os segundos. Todos estes trabalham ligados no pino 3 através de resistores. Para o programa identificar qual interruptor foi pressionado, usamos o conversor analógico para digital. Perceba analisando o esquema que ao apertar a tecla para ligar, teremos praticamente zero volts. Mas para o botão de ajuste de segundos e de minutos, temos outras tensões. Elas são comparadas com valores fixos para determinar qual tecla foi acionada.
O pino 3 também compartilha seu uso com um disco piezoelétrico para gerar os “bips” indicadores de fim de período de temporização. É importante que o disco piezoelétrico seja ligado com um lado ao VCC e não ao GND. A capacitância intrínseca do disco pode gerar tensões momentâneas similares ao aperto dos interruptores se for ligado ao GND. Mas ligando ao VCC, ela produz um nível momentâneo similar a de nenhuma chave ligada. Não deverá ser usado os chamados “buzzers”, com eletrônica interna, pois os mesmos ficarão apitando ao apertar qualquer tecla, ao invés de tocar somente no término do período de temporização.
O quarto interruptor colocado no pino 4 serve unicamente para resetar o programa.
Antes de apertar o interruptor “ligar/pausar” você deverá programar o tempo desejado usando os interruptores de ajuste de segundos e minutos. Somente então poderá apertar “ligar/pausar” para começar a contar o tempo. Neste momento inicial, também ligará o relé, que acionará o equipamento desejado. Um outro aperto no interruptor “ligar/pausar” fará que pause a contagem e desligue o relé. Poderá sair da pausa com um novo aperto.
O PIC foi configurado para trabalhar com o oscilador interno. Para se ter uma boa precisão de tempo, deverá usar o byte de calibração original do PIC. Como ele pode ter sido perdido acidentalmente ao programar, talvez queira recuperar o valor original usando a técnica explicada no artigo “COMO CALIBRAR A FREQUÊNCIA DO OSCILADOR INTERNO DO PIC 12F675/629 (DIDÁTICO)”, também deste blog. Se estiver usando um valor “chutado” poderá acontecer de adiantar ou atrasar, com desvios de até 15 segundos para mais ou menos por minuto. Por isto, certifique de usar um PIC com byte de calibração original.
O LCD trabalha com apenas 3 pinos do microcontrolador, fazendo uso da rotina Lplex(com delay RC).
Com respeito ao relé, certifique de usar contatos que suportem o equipamento a ser acionado. Na maioria das aplicações, relé de 5 volts por 10 Amperes nos contatos já serão suficientes. Poderá usar uma fonte externa de 5 volts para alimentar o circuito. Use um regulador do tipo 78L05 para garantir uma tensão bem regulada.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

TINY_TIMER_FILES

Manuais:
PIC 12F675

Curiosidades:
Leif Eriksson — descobridor da América?
Impressionantes “aspiradores” do mar
O projeto maravilhoso da molécula de hemoglobina
A Terra foi ‘fundada’ por acaso?
Cuidado com os ferrões venenosos!
O que é artrite?

Outros assuntos:
Por que as pessoas morrem?
O que faz alguém ser um bom pai ou uma boa mãe?
Como ser feliz no casamento?
Quando uma amizade se torna íntima demais
Como se livrar do ressentimento

Vídeos:
Um homem e uma mulher
Vídeos de introdução a livros da Bíblia
Estratégias Alternativas à Transfusão: Simples, Seguras, Eficazes
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

Back To Top