SEQUENCIADOR DE VIDEO COM PROGRAMAÇÃO DE NÚMERO DE CANAIS – C/ PIC12F675 (REF227)

Mais um recurso no sequenciador de vídeos …

Esta montagem é um aperfeiçoamento do artigo “SEQUENCIADOR DE VIDEO – C/ PIC 12F675 (REF222)” publicado neste blog. O esquema permanece o mesmo conforme vemos abaixo:

Em certas circunstâncias talvez não se necessite de 4 câmeras de vídeo, mas 3 ou mesmo 2, em modo de acesso sequencial. Por isto, foi acrescentado uma nova função no interruptor, com o objetivo de se programar quantos canais efetivamente serão usados.
Como usar esta nova função? Basta apertar o botão por mais de 3 segundos. Primeiramente, com 1 segundo, o led irá dar uma piscada para indicar o tempo para modo automático. Mas sem soltar o botão, após mais 2 segundo, o led piscará por 3 vezes, indicando o novo modo de programação. Basta soltar o botão e começar a pulsar o mesmo. A cada aperto será selecionado uma saída diferente. Mas neste modo, a saída corresponde ao número de canais que deseja ser programado. Por exemplo: Se pulsou uma vez e acendeu o led do canal 1, e permanecer sem apertar por mais de 5 segundos, ficará programado o canal 1 apenas. O monitor mostrará apenas o canal 1.
Se dermos 2 pulsos, irá selecionar o canal 2, que permitirá termos 2 canais operando: canal 1 e 2. E assim sucessivamente. Em outras palavras, o número do canal representa a quantidade de canais selecionada. O modo de programação se encerra automaticamente após 2 segundos sem pressionar o botão.

Em resumo, o programa tem agora 3 modos de operação:

Modo manual:
O led ‘AUTO’ permanece apagado. As câmeras são selecionadas dando pulsos no botão. Serve para selecionar uma câmera específica de forma fixa.

Modo Automático:
O led “AUTO’ permanece aceso. As câmeras são selecionadas sem necessitar pulsar o botão. O tempo de cada canal que fica conectado depende da posição escolhida no potenciômetro. Para entrar ou sair do modo “AUTO”, aperte o botão por mais de 1 segundo e espere o led “AUTO” piscar. Solte o botão imediatamente. Se estava desligada irá ligar, e vice-versa.

Modo de Programação:
Usado para escolher quantos canais irão operar efetivamente. Pode ser de 1 a 4.
Pressione o botão por mais de 3 segundos até que o led “AUTO” pisque por 3 vezes. Solte o botão e pulse para escolher quantos canais irão operar. Aguarde sem pressionar o botão por mais de 5 segundos para sair deste modo.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

SEQ_VIDEO_PROG_FILES

Manuais:
PIC 12F675

Curiosidades:
Quando a sobrevivência depende do disfarce
Eucalipto: uma árvore de muitas utilidades
A descoberta de um tesouro bíblico
Do rolo ao códice — como a Bíblia passou a ter o formato de livro
Fique longe da zona de perigo!

Outros assuntos:
O que a Bíblia diz sobre livre-arbítrio? Nossa vida é predestinada por Deus?
Será que a Bíblia está de acordo com a ciência?
O que faz alguém ser um bom pai ou uma boa mãe?
Como ser feliz no casamento?
Quando uma amizade se torna íntima demais
Como se livrar do ressentimento

Vídeos:
Fofoca – Saia dessa!
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

Back To Top