SEQUENCIADOR DE VIDEO – C/ PIC 12F675 (REF222)

Selecione imagens de câmeras de vídeo em um monitor sequencialmente…

Esta montagem permite que um monitor de vídeo ou tv receba imagens de 4 câmeras distintas. Estas podem ser escolhidas manualmente ou sequencialmente de forma automática. Veja o esquema abaixo:

O PIC 12F675 é usado para controlar um circuito integrado 4066 com 4 chaves de estado sólido. Quando um canal é selecionado, a resistência ôhmica entre a entrada e saída é de apenas 150 Ohms (ou 300 Ohms, conforme o sufixo do 4066), permitindo a passagem do sinal de vídeo da câmera ligada neste canal para o monitor ou tv.
Para selecionar a câmera, basta apertar e soltar o botão “SEL”. A cada aperto, será selecionado uma câmera de forma sequencial. Para obter o modo automático, aperte o botão “SEL” por mais de um segundo. Irá acender o led indicador de modo automático. Neste modo, as câmeras serão ligadas ao monitor uma por vez e por um período determinado pela posição do potenciômetro de ajuste de velocidade. Este tempo pode ser variado de algumas centenas de milissegundos até 3 segundos aproximadamente.
O estado manual/automático é salvo na EEprom e retornará após um reset.
No esquema acima não mostra a ligação da alimentação das câmeras. Geralmente se usa uma tensão de 12 volts que pode ser obtida por meio de uma fonte chaveada pequena, destas que ficam direto na tomada. A partir desta tensão, pode ser obtido os 5 volts para o PIC por meio de um 7805 (regulador de tensão).
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

SEQUENCIADOR_VIDEO_FILES

Manuais:
PIC 12F675
4066
74hc4066

Curiosidades:
Acidente de automóvel: ‘Só acontece com os outros’?
As formigas-pote-de-mel uma iguaria do deserto
Evolução — mitos e fatos
Conceito equilibrado sobre animais de estimação
Borboletas, plantas e formigas: uma parceria perfeita

Outros assuntos:
Será que alguém já viu a Deus?
Deus é uma força impessoal?
É possível saber quem realmente escreveu a Bíblia?
Por que Deus permitiu o Holocausto?
A Bíblia proíbe o prazer sexual?
Por que existem tantas denominações religiosas?
Deus criou o Diabo?

Vídeos:
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

3 comments on “SEQUENCIADOR DE VIDEO – C/ PIC 12F675 (REF222)

  1. Bom dia Claudio teria como deixar a chave sel com a função também de se apertada por mais de 3 segundos selecionar as saidas desejadas abraços .

  2. fala Dr Claudio muitas vezes são utilizadas apenas 2 câmeras e ai o monitor fica sem imagem devido a contagem até 4 câmeras como fazer para programar no pic de 1 a 4 cameras (ou saídas)

    1. Olá Marcos!
      Não tem esta função implementada. Mas poderia jumpear as entradas dos canais 1 e 3, 2 e 4. Irá funcionar para 2 câmeras.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top