CONTROLE REMOTO PARA ROBOS DO TIPO “ESTEIRA” – COM PIC 12F675 (REF221)

Mais uma opção para controlar seus modelos com esteira …

Esta montagem é uma adaptação do artigo “FAÇA SEU AUTOMODELO RÁDIO CONTROLADO – COM PIC 12F675” para que possa ser usado com modelos que usam esteira. Veja com ficou o esquema vendo abaixo:

Nesta versão, bem simples, controla apenas uma ponte H dupla, sem mais nenhum botão ou controles adicionais ou seja, somente a tração. Ao invés de usar uma saída em ponte com transistores, desta vez foi optado usar um circuito integrado L293. Este permite usar motores de tração com voltagem de trabalho entre 4 a 36 volts e com corrente de trabalho por volta de 1 Ampere, conforme o sufixo do L293 (B,D,E).
Mas é muito importante ter um dissipador grande suficiente para não superaquecer em trabalho.
Quanto a frequência de trabalho, para teste usei um par de tx/rx de 433mhz. Mas para uso, o indicado é usar as faixas de frequências estabelecida para radio-controle, como 27 , 72 Mhz ou outras.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

CR_ESTEIRA_FILES

Manuais:
PIC 12F675
L293

Curiosidades:
Visite o maior mercado de peixes do mundo
A capacidade de armazenamento do DNA
Experimente! São flores de abobrinha!
Insetos comestíveis — uma refeição inesquecível
Lições aprendidas dos pigmeus

Outros assuntos:
O que faz alguém ser um bom pai ou uma boa mãe?
Como ser feliz no casamento?
Quando uma amizade se torna íntima demais
Como se livrar do ressentimento

Vídeos:
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

23 comments on “CONTROLE REMOTO PARA ROBOS DO TIPO “ESTEIRA” – COM PIC 12F675 (REF221)

  1. Olá Claudio, sabe me informar se esse circuito funciona com o L292?

    Obrigado e parabéns por mais um experimento enriquecedor!

    1. Olá Silvio!
      O L292 é diferente do L293, portanto não são compatíveis para intercambio.
      Cláudio

  2. Olá Cláudio, bom dia!
    Parabéns pelos projeto, ficou show de bola. 😀
    Já tinha todo chassi pronto, estou usando motores de servo, pois tiveram a eletrônica estragada e a ponte H já tinha comprado ela pronta há um tempo. Uma dúvida: Como posso fazer para usar motor com mais corrente como de vidro elétrico? Não achei um ci tipo o L293 que use meio que uma “lógica” para inverter a rotação. Obrigado

    1. Olá Gerson!
      Fico feliz pelo seu sucesso na montagem! Para usar correntes maiores poderá construir uma ponte H com transistores MosFet de potência. Talvez possa usar o IRF3205, ou outros modelos. Digite na procura por “Imagens de Ponte H com IRF3205” e verá muitos esquemas.
      Cláudio

  3. Poxa sr. Larios, não sei nem como agradecer por este grande projeto q tanto esperava. O sr. tem muito conhecimento, fez o programa muito rápido.
    Não querendo incomodar mais Sr. Larios, mas parece não estar funcionando direito, os motores não estão sendo acionados quando usa a alavanca somente para a direita ou esquerda. O resto tá funcionando normal, excelente, inclusive o pwm tá tudo bel preciso e invertendo a rotação na maneira certa. Só aciona os motores para os lados se tiver com a alavanca para cima ou para baixo. Como a alavanca de vídeo games é única, ai não fica possível acionar para horizontal e vertical ao mesmo tempo. Mas posso estar dando manota nas ligações. Agradeço pela imensa vontade/bondade de nos ajudar, uma atitude nobre que poucas pessoas têm, utilizar do tempo disponível para compartilhar conhecimento aos outros. Obrigado Sr. Cláudio, valeu mesmo pelo projeto!!

    1. Olá Emilio!
      A lógica escolhida funciona com movimentos no potenciômetro para cima e para baixo para ‘velocidade’ dos motores e para os lados como ‘direção’.
      Então precisa que haja acionamento para frente/trás para que os motores acionem. Movimentos em diagonal fazem o motor ir para os lados conforme o ângulo desta diagonal. O potenciômetro é duplo, daqueles usados em controle de PlayStation. Eles permitem que ambos os potenciômetros tenham valores desta forma.
      Cláudio

  4. Ola Claudio! Grande Projeto, parabéns mesmo eu gosto dos seus Projetos como te falei uns tempos atras. Fiz alguns muito bom mesmo,, este seu ai que vc fez caso tenha uma segunda Versão, coloque um ou dois Botões auxiliares pra ligar Luzes, ou Faróis!!!

  5. lario eu não poderia deixar de dar minha parcela de contribuição, ao comentar muito bem a respeito deste artigo, vejo aqui seu intenso esforço de de realizar o seu melhor, em ajudar nossos companheiros deste canal, parabéns obrigado continue fazendo pessoas felizes eu sou um destes.

Comments are closed.

Back To Top