TINY VOLTMETER – VOLTIMETRO CC COM PIC 12F675 E LCD (REF218)

Procurando um voltímetro com poucos componentes?

Gostaria de construir um voltímetro com poucos componentes, e que pudesse ter escolhas de tensão de final de escala?
Conforme a aplicação do voltímetro, pode ser necessário um final de escala diferente. Por exemplo:
Você gostaria de medir 12 volts de uma bateria de carro. Então terá que ter um voltímetro de final de escala entre 15 a 20 volts.
Mas se for usar em um caminhão, cuja tensão de trabalho dos componentes elétricos é 24 volts terá de usar um voltímetro de final de escala entre 30 a 40 volts, e assim por diante. A montagem proposta permite trocar o fim de escala de 5 em 5 volts, começando com 5 até 50 volts. Isto pode ser feito por descomentar a opção correta no arquivo “C” e depois recompilar no CCS C Compiler. Também no circuito deverá alterar o resistor de entrada conforme a escala usada. Isto simplifica a construção atendendo as diversas necessidades que os hobistas encontram.
Veja o esquema abaixo:

O microcontrolador usado é de apenas 8 pinos (PIC12F675). Para comunicação com o LCD foi usado o método LPLEX com capacitores e resistores, no modo 4 fios.
O pino 5 do PIC recebe a tensão a ser medida, passando primeiro por um divisor de tensão composto pelo resistor de entrada ‘Rin’ e o potenciômetro (trimpot) de 10K. Note que para ler até 5 volts não precisará montar este divisor. Acima disto deverá ser usado, para proteger a entrada do PIC contra tensões perigosas. Os valores de ‘Rin’ se encontra em uma tabela no esquema acima e também no arquivo “C”.
Para calibrar poderá usar a própria tensão regulada de 5volts no pino 1 do PIC. Coloque a ponta positiva da entrada de medição no pino 1 e ajuste o potenciômetro para medir exatos 5 volts. Se tiver uma fonte de tensão padrão poderá usa-la para calibrar com mais precisão.
O circuito é muito sensível a ruídos elétricos induzidos na linha do VCC. Por isto, coloque um capacitor de 220 nF entre o pino 1 e 8, o mais próximo possível destes terminais. A falta deste componente poderá resultar em leituras estranhas no LCD ao ligar aparelhos elétricos nas proximidades.
A fonte de alimentação deverá ser de 5 volts bem regulados, podendo ser usado fontes tradicionais ou mesmo pilhas em série. Geralmente, o mais usual é retirar a alimentação do próprio aparelho que vai ser conectado, simplificando as coisas.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

TinyVoltmeter_files

Manuais:

PIC 12F675

Curiosidades:
Os elementos químicos – como surgiram?
São Petersburgo — a “janela para a Europa”
O que não se vê a olho nu
Perguntas que valem a pena ser feitas
“Impossível!” — o que isso significa?
Evolução — mitos e fatos

Outros assuntos:

Como conversar sobre problemas
Como controlar os gastos
Como fazer seu segundo casamento dar certo
Como resolver diferenças no casamento
Atividades para crianças

Vídeos:

Vejo a vida com as mãos
‘Eu estava cheio da minha vida’
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

Back To Top