CHAVE SELETORA ELETRÔNICA SEQUENCIAL P/ ÁUDIO E OUTROS FINS- C/ PIC 12F675/629 (REF217)

Selecionando a um simples aperto de tecla…

As chaves seletoras mecânicas apesar de serem simples, com o tempo tendem a dar muitos maus contatos. Estes provocam aqueles estalos inconvenientes e irritantes. Por que então não usar uma versão eletrônica?
Na realidade, existem muitos circuitos postados nos sites de eletrônica que usam um simples integrado como o CD4017 para comutar saídas sequencialmente. Mas eles tem o inconveniente de não memorizar a posição ao ser desligado a alimentação. A montagem proposta aqui salva esta informação na EEprom interna do PIC12F675 ou 629 e ao retornar a alimentação, inicia na mesma posição de seleção. Veja o esquema abaixo:

Nesta versão, podemos selecionar 4 canais sequencialmente, mediante o aperto de um interruptor. A cada toque seleciona o próximo canal e no final retorna ao primeiro. O controle de áudio é feito pelo acionamento de 2 circuitos integrados CD4066. Logicamente outros circuitos integrados podem ser usados em seu lugar. Nas saídas do PIC temos leds para indicar visualmente qual canal está sendo selecionado pelo operador.

Na pasta de arquivos hex fornecida no fim do artigo, temos 2 opções de operação:

1) Com 4 canais, a cada toque escolhe o próximo, sem posição desligada. Sempre haverá um canal conectado.
2) Com 4 canais mais um ponto desligado. Na posição desligada, nenhuma chave ficará ligada.

O funcionamento do programa é bem simples:
O PIC fica em estado “dormente” ou inativo (instrução “SLEEP”) até que o interruptor de seleção seja pressionado. Quando isto acontece, o programa sai do repouso e incrementa um registrador, cujo valor irá determinar qual saída será ligada. Uma vez que tenha acionado a saída correta e gravado na EEprom, fica esperando soltar o interruptor para novamente entrar em modo ‘SLEEP’. Pura simplicidade!
Depois de ter feito esta versão de 4 canais, percebi que poderia ser ampliada para 5 canais, apenas mudando o interruptor do pino 5 para o pino 4. Isto resultou na versão de 5 canais, com as mesmas escolhas que a versão de 4 canais. Veja abaixo o esquema:

A fonte de alimentação deverá ser de 5 volts bem regulados, podendo ser usado fontes tradicionais ou mesmo pilhas em série. Geralmente, o mais usual é retirar a alimentação do próprio aparelho que vai ser conectado, simplificando as coisas.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem para 4 canais:

chave_sel_4c_files

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem para 5 canais:

chave_sel_5c_files

Adicionalmente, em 03/11/2016 foi postado esta pasta com arquivos desta montagem, porém com possibilidade de se escolher (na hora de compilar) quantos canais será efetivamente usado. Tem também a opção de ter uma posição desligada, além de ser possível mudar de seletora para ‘somadora’ (a cada aperto do botão fará que mais um canal seja ligado mantendo os anteriores também ligados):

CHAVE_SEL_NC_SOMA

Manuais:

PIC 12F675
CD4066

Curiosidades:

aparelhos auditivos imitam os ouvidos do grilo
A visão embaçada da papa-moscas
Os sensores do besouro
O dente do ouriço-do-mar
A concha do caracol Hinea brasiliana

Outros assuntos:

O que faz alguém ser um bom pai ou uma boa mãe?
Como ser feliz no casamento?
Como se livrar do ressentimento
Por que Deus deixa o sofrimento existir? (Parte 1)
Por que Deus deixa o sofrimento existir? (Parte 2)

Vídeos:
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

32 comments on “CHAVE SELETORA ELETRÔNICA SEQUENCIAL P/ ÁUDIO E OUTROS FINS- C/ PIC 12F675/629 (REF217)

  1. A minha idéia é; Ao acionar o primeiro toque o som liga, ao acionar outro toque o som continua ligado e aciona outro canal para mim ligar um modulo de potência que vou usar relé. E ao terceiro toque desliga tudo.

    1. Olá Geraldo!
      Eu não entendi bem o que você pretende fazer. É relacionado com som de automóvel que você quer colocar este sistema? Poderia dar mais detalhes? Parece que você vai controlar a alimentação do módulo de som com um canal, é isto?
      Cláudio

      1. Boa noite! É um som gradiente caseiro antigo sem controle remoto. estou reformando e modificando, coloquei uma chave touch pulso que tirei de uma sucata de tv de led. A minha ideia é;
        acionar primeiro pulso vai ligar um relé ligando o som, o segundo pulso vai acionar outro relé ligando um amplificador auxiliar que está dentro do gabinete do som, o terceiro pulso irá desligar tudo.
        Pretendo controlar os relés usando transistor que será acionado na saida dos leds.

        1. Um detalhe:
          fiz o teste com este projeto de 4 canais, funcionou, porém pra desligar tenho que pulsar 4 vezes. por isso gostaria que,, se possivel modificar o Hex para 2 canais. valeu!

          1. Olá Geraldo!
            Inclui uma pasta adicional com várias opções de compilações. Utilize o arquivo hex ‘chave_sel_2c_soma_desliga’ na pasta ‘HEX’. Espero que atenda a sua necessidade.
            Cláudio

        2. Olá Geraldo!
          Obrigado por compartilhar a sua aplicação. Assim que tiver um tempinho vou ver como pode ser feito.
          Cláudio

  2. Cláudio Parabéns por mais um projeto fantástico! Como fazer para que esta chave seletora funcione para 2 canais ao invés de ser 4 canais! É possível?valeu.

  3. Hola Claudio: Estas líneas son para darle las gracias por la llave selectora. Hoy después de algún tiempo que no enraba me encontré con ésta sorpresa, ahora podé continuar con el proyecto.
    Nuevamente muchas gracias.

  4. Ah ja ia me esquecendo um botão de mudo também seria interessante e se guardasse na memória os ajustes.
    Sérgio

Comments are closed.

Back To Top