CHAVE SELETORA ELETRÔNICA SEQUENCIAL P/ ÁUDIO E OUTROS FINS- C/ PIC 12F675/629 (REF217)

Selecionando a um simples aperto de tecla…

As chaves seletoras mecânicas apesar de serem simples, com o tempo tendem a dar muitos maus contatos. Estes provocam aqueles estalos inconvenientes e irritantes. Por que então não usar uma versão eletrônica?
Na realidade, existem muitos circuitos postados nos sites de eletrônica que usam um simples integrado como o CD4017 para comutar saídas sequencialmente. Mas eles tem o inconveniente de não memorizar a posição ao ser desligado a alimentação. A montagem proposta aqui salva esta informação na EEprom interna do PIC12F675 ou 629 e ao retornar a alimentação, inicia na mesma posição de seleção. Veja o esquema abaixo:

Nesta versão, podemos selecionar 4 canais sequencialmente, mediante o aperto de um interruptor. A cada toque seleciona o próximo canal e no final retorna ao primeiro. O controle de áudio é feito pelo acionamento de 2 circuitos integrados CD4066. Logicamente outros circuitos integrados podem ser usados em seu lugar. Nas saídas do PIC temos leds para indicar visualmente qual canal está sendo selecionado pelo operador.

Na pasta de arquivos hex fornecida no fim do artigo, temos 2 opções de operação:

1) Com 4 canais, a cada toque escolhe o próximo, sem posição desligada. Sempre haverá um canal conectado.
2) Com 4 canais mais um ponto desligado. Na posição desligada, nenhuma chave ficará ligada.

O funcionamento do programa é bem simples:
O PIC fica em estado “dormente” ou inativo (instrução “SLEEP”) até que o interruptor de seleção seja pressionado. Quando isto acontece, o programa sai do repouso e incrementa um registrador, cujo valor irá determinar qual saída será ligada. Uma vez que tenha acionado a saída correta e gravado na EEprom, fica esperando soltar o interruptor para novamente entrar em modo ‘SLEEP’. Pura simplicidade!
Depois de ter feito esta versão de 4 canais, percebi que poderia ser ampliada para 5 canais, apenas mudando o interruptor do pino 5 para o pino 4. Isto resultou na versão de 5 canais, com as mesmas escolhas que a versão de 4 canais. Veja abaixo o esquema:

A fonte de alimentação deverá ser de 5 volts bem regulados, podendo ser usado fontes tradicionais ou mesmo pilhas em série. Geralmente, o mais usual é retirar a alimentação do próprio aparelho que vai ser conectado, simplificando as coisas.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem para 4 canais:

chave_sel_4c_files

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem para 5 canais:

chave_sel_5c_files

Adicionalmente, em 03/11/2016 foi postado esta pasta com arquivos desta montagem, porém com possibilidade de se escolher (na hora de compilar) quantos canais será efetivamente usado. Tem também a opção de ter uma posição desligada, além de ser possível mudar de seletora para ‘somadora’ (a cada aperto do botão fará que mais um canal seja ligado mantendo os anteriores também ligados):

CHAVE_SEL_NC_SOMA

Manuais:

PIC 12F675
CD4066

Curiosidades:

aparelhos auditivos imitam os ouvidos do grilo
A visão embaçada da papa-moscas
Os sensores do besouro
O dente do ouriço-do-mar
A concha do caracol Hinea brasiliana

Outros assuntos:

O que faz alguém ser um bom pai ou uma boa mãe?
Como ser feliz no casamento?
Como se livrar do ressentimento
Por que Deus deixa o sofrimento existir? (Parte 1)
Por que Deus deixa o sofrimento existir? (Parte 2)

Vídeos:
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

32 comments on “CHAVE SELETORA ELETRÔNICA SEQUENCIAL P/ ÁUDIO E OUTROS FINS- C/ PIC 12F675/629 (REF217)

  1. hola claudio voy a corregir lo anterior para que lo leeas bien .

    para mi es la programadora ya que el osscal no lo borra ya que el pic sigue siendo reconocido por la grabadora pero tampoco lo coloca en la ultima linea le puse el que sugeriste 34fc y tambien 3448 ahora funciona a medias me hace 3 pasos y se queda desconecto y conecto alimentacion y arranca en el ultimo me hace 2 pasos y denuevo se queda seguire probando tu que grabadora usas gracias por tu rapida respuesta y saludos desde uruguay

  2. hola claudio voy a revisar pero es para mi la programadora porque me da ffff probe lo que tu dices e igual no me funciono seguire probando y comento gracias por tu rapida respuesta

    saludos richard

  3. HOLA CLAUDIO
    ARME LA LLAVE SELECTORA Y NO ME FUNCIONA PROBE EN DOS VERSIONES DE 4 O 5 CANALES IGUAL RESULTADO
    TENGO LA PROGRAMADORA DE SITIONICA LLAMADA GPICUSB ALGUNA IDEA DE LO QUE PUEDE ESTAR PASANDO
    ARMO QUE ES PARECIDA LA LLAVE ON OFF Y FUNCIONA
    LAS TENSIONES EN LOS PIN DE SALIDA DEL PIC ESTAN EN 0,8V Y AL PULSAR NO HAY CAMBIOS.

    AGRADESCO CUALQUIER AYUDA.

    1. Olá Richard!
      Assim que tiver um tempinho, vou montar o circuito na placa de teste usando os arquivos postados. Aguarde meu retorno, por favor.

      Cláudio

    2. Olá Richard!
      Por favor, verifique se você não perdeu o byte de calibração quando programou o pic. Para saber, basta ler o programa do pic, usando o seu programador e verificar se a ultima linha do programa da flash tem um valor começando com 0x34yy, onde yy é o byte de calibração. Se estiver 0xffff então foi perdido e não funcionará. Como opção, poderá carregar manualmente um valor nesta posição, como por exemplo, 0x34fc.
      Cláudio

    3. Olá Richard!
      Montei o circuito no breadboard e usei os arquivos hex postados. Todos funcionaram perfeitamente. Verifique se tem algum erro de ligação no seu circuito. Verifique o byte da calibração conforme sugerido em comentário anterior.
      Boa montagem!
      Cláudio

  4. Oi Claudio, Boa noite! Me perdoe, eu nao tinha visto o arquivo que vc colocou, funcionou perfeitamente! Deus continue te abençoando muito . Valeu mesmo

  5. Boa tarde Claudio! me desculpe! não entendi, tenho que compilar e acrescentar? ou já está .hex .o que fazer? kkkk favor me orientar passo a passo, o que fazer. valeu.

Comments are closed.

Back To Top