DADO FALANTE – ADICIONANDO SONS A APLICAÇÕES C/PIC – USANDO 16F628A (REF207)

Vida nova ao velho ‘dado’…

A proposta desta montagem é produzir um sorteador de 0 a 6, reproduzindo o lançamento de dados. Ao invés de uma indicação tradicional usando leds ou mesmo um display de 7 seguimentos, estamos usando um ‘voz’ para ‘cantar’ os números sorteados. Veja o esquema abaixo:

Com respeito a reprodução, o Pic usa o método PWM a uma frequência de amostragem de 19khz . Mas o arquivo da EEprom foi gravado com taxa de amostragem alterada para 9Khz. Mais detalhes pode ser visto no artigo anterior “ALERTADOR FALANTE DE LANTERNAS LIGADAS – ADICIONANDO SONS A APLICAÇÕES COM PIC – C/ PIC 16F628A (REF205)“.
O comando para iniciar a reprodução vem do interruptor no pino 4. Ao aperta-lo, iniciamos um reset e começa uma nova seleção de dois novos números de forma aleatória. A alimentação pode ser feita com 4 pilhas AA de 1,5 volts em série com um diodo 1N4148. Também, pode ser usado um transformador pequeno de 110/220 de primário e 9 volts de secundário, com uma ponte retificadora de onda completa e capacitores de filtro. A partir desta tensão, usando um 78L05, obtemos os 5 volts regulados para a alimentação do PIC.
Para amplificar o som produzido, usamos um LM386 , que permite obter aproximadamente 0,7 Watts de potência.
Para a carga do arquivo de som para a EEprom 24c512, poderá usar o software programador PonyProg2000, com o hardware adequado.

Caso deseje ver um vídeo caseiro com esta montagem em funcionamento, então clique aqui.

Obs. Esta montagem foi realizada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue pasta com os arquivos desta montagem, com opção para CCS C compiler ou XC8 Compiler:

Dados_falantes__Files

Manuais:

PIC 16F628A
EEprom 24c512

Curiosidades:
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Até o próximo artigo!!!

2 comments on “DADO FALANTE – ADICIONANDO SONS A APLICAÇÕES C/PIC – USANDO 16F628A (REF207)

  1. Claudio, no código fonte existe duas variáveis a seed e seed1 qual é a utilidade delas no seu código?

    1. Olá Fernando!
      Elas são apenas para fornecer um valor aleatório inicial para os timers na ocasião do reset. Em outras palavras, uma tentativa de melhorar a pseudo randomicidade.
      Cláudio

Comments are closed.

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