TEMPORIZADOR PARA VENTILADOR – C/ PIC 12F675 (REF 204)

Acrescente economia a sua conta de energia elétrica…

Muitas pessoas gostam de manter ligado um ventilador a noite, para circular o ar no ambiente. Mas acordam de madrugada com frio, pois já não é mais necessário que o ventilador esteja ligado.
Outras gostam de dormir ouvindo o barulho do ventilador. Mas logo pegam no sono! Mas o ventilador fica a noite toda consumindo energia, sem necessidade.
Outra situação comum é quando esquecemos um ventilador ligado ao sair do ambiente, quer seja em casa ou local de trabalho.
O circuito proposto a seguir desligará o ventilador automaticamente depois de um tempo ajustado pelo usuário. Veja o esquema abaixo:

O PIC usado foi o 12f675, de apenas 8 pinos. No pino 4, temos um interruptor para a seleção do tempo desejado. A cada toque incrementamos em 1 hora no tempo máximo ligado. Não é possível valores de tempos quebrados, como por exemplo: 40 minutos. Unicamente de hora em hora, de 1 a 6 horas. A indicação visual é feita por meio de 6 leds ligados a 3 pinos do PIC.
Para obter o padrão de tempo, foi usado a própria frequência da rede elétrica. Temos um resistor de 2M2 ligado do pino 5 a entrada da rede. Para facilitar, usamos a interrupção por mudança de estado deste pino para identificar a passagem por zero. A rotina da interrupção por mudança irá incrementar contadores de tempo em cascata, e desta forma temos um padrão de tempo para desligar a saída no período determinado pelo usuário.
Para controlar a tensão fornecida ao ventilador, usamos um triac como o BT139 ou mesmo um TIC246. A gate deste recebe sinal de um fotoacoplador MOC3021. Este componente evita problemas de disparo ao ligarmos cargas indutivas, como o motor do ventilador.
A fonte para o VCC é uma clássica FAST ( fonte alimentação sem transformador), com limitação de corrente por meio de capacitor de 1 uF/600v e regulação de tensão por meio de um diodo zener de 5v1.
O botão de seleção deverá ser bem isolado do usuário, uma vez que o circuito ficará energizado com a tensão da rede e seus componentes não podem ser tocados, sob pena de choques elétricos potencialmente perigosos.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos para esta montagem, com opção para compilador CCS C ou XC8 (MplabX):

TIMER_VENTILADOR_FILES

Manuais:
PIC12F675

Curiosidades:
A pele do tubarão
A capacidade de cicatrização do corpo humano
Barba bem feita
Salvo pelo estômago
Hepatite B — uma assassina silenciosa
“Cirurgiãs” rastejantes e esfomeadas
Já viu um pelado mexicano?
Como reconhecer graves distúrbios do sono

Outros assuntos:
O que fazer quando seu filho mente
Como controlar os gastos
Como ensinar seus filhos a ter autocontrole
A autolesão na adolescência
Videos Educativos para crianças

Até o próximo artigo!!!

One comment on “TEMPORIZADOR PARA VENTILADOR – C/ PIC 12F675 (REF 204)

  1. legal esse temporizador, mais teria como fazer um com tempo 2 minutos no máximo com contagem de retardo e q no termino do tempo acione um rele, na falta de alimentação fique gravado o estado q estava, q ao alimentar novamente ja entre com o rele acionado, sendo q estava acionado, se estiver desligado q entre desligado, sendo possivel sua reinicialização por botao de inicio de contagem.

Comments are closed.

Back To Top