Proteja a bateria de sua ferramenta elétrica contra excesso de tempo de carga…
Atualmente, as ferramentas elétricas mais preferidas são as que tem baterias internas. Isto facilita o uso em locais sem acesso a rede elétrica. Também, não precisamos carregar extensões de fios volumosas, junto com as ferramentas elétricas. Mas a praticidade tem um preço: se a bateria estiver descarregada, não será possível usa-la até que se complete a carga. Muitos deixam tais ferramentas carregando durante a noite para usa-las no dia seguinte. Mas o manual de muitas destas maquinas aconselham a carregar por apenas 3 horas. Carregar por mais tempo, pode com o tempo, causar perda da vida útil da bateria.
Infelizmente, os carregadores, com raras exceções, não tem um temporizador que desligue automaticamente a carga após este período de tempo.
Assim, surgiu a ideia de construir um temporizador para esta finalidade. Observe o esquema abaixo:
A alimentação do circuito vem do próprio carregador original (no meu caso é de 12 volts, com 300 mA), sendo reduzida para 5 volts com um integrado 78L05.
O microcontrolador usado foi o pic12f675 de apenas 8 pinos. Foi optado pelo uso de cristal externo porque não estava conseguindo boa precisão com o clock interno.
Para operar o circuito basta apertar o interruptor colocado no pino 4. Com ele ligamos o período de carga ou desligamos (e reiniciamos o tempo para 3 horas). A situação ‘ligada’ ou ‘desligada’ ficará armazenado na EEprom interna do pic no primeiro endereço. Isto permite que, ao acabar a energia elétrica, ele volte a religar automaticamente quando ela retornar, sem necessidade de ter de reapertar o interruptor (em minha região, constantemente ocorre queda momentânea de energia). Também os minutos são salvos na EEprom, de forma que, ao religar, ele continua a contar o tempo de onde parou.
O salvamento do minutos na EEprom é feita por deslocamento, para aumentar a vida útil da EEprom (apesar de ser 1 milhão de apagamentos garantidos, convêm não abusar).
O circuito não realiza qualquer controle ou estabilização de corrente de carga. Ele apenas age como um interruptor temporizado, ligando o carregador a bateria da ferramenta e desligando ao termino do periodo de 3 horas. Na maioria das ferramentas, já existe internamente um circuito que regula a corrente de carga.
Um transistor BC548 serviu no meu caso, para controlar a corrente de 300 mA. Para corrente maiores, poderá usar um transistor de maior capacidade de corrente (ou um MosFet IRF640). Também pode ser colocado um rele de 5 volts no coletor do transistor BC548, cujos contatos controle a corrente de carga.
Para indicação de carga, ficará aceso um led. Ao termino da carga, ele se apagará, e se ouvirá 5 beeps indicando o termino da carga.
Fiz experimentos deste circuito usando uma parafusadeira MAKITA 6723D com bateria interna de 4,8v.
Obs. Esta montagem foi realizada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.
Segue pasta com os arquivos desta montagem, com opção para CCS C compiler ou XC8 Compiler:
Manuais:
Curiosidades:
Será que todos os idiomas vieram da “Torre de Babel”?
O que é preciso para adestrar um elefante
Jóias e pedras preciosas
O menor cãozinho do mundo
O banho de sauna — no passado e no presente
Newgrange: o mistério continua
O país da moeda de peso
Herodes, o Grande — um hábil construtor
O esperto camaleão do mar
Os cosméticos nos tempos bíblicos
Uma rocha imponente
Sal — produto da ação do sol, mar e vento
Outros assuntos:
Como posso me dar bem com meu professor?
Como controlar seu estresse
Quando seu casamento não é o que você esperava
Recuperar a confiança no casamento
Como acabar com a tática do silêncio
Como ser feliz no casamento?
Como ser um bom ouvinte
Como lidar com as dívidas
Como resolver problemas no casamento
Aprenda a perdoar
Como lidar com os sogros
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?
Vídeos Educativos para assistir com seus filhos pequenos
Até o próximo artigo!!!
Hola Claudio, parabienes por el blog, esta muy bueno… mi pregunta es: ¿se pude modificar el circuito y el programa para que se quede conectado hora y media y se desconecte por 30 Minutos, y luego vuelva por mas hora y media… así cíclicamente?…. Un cordial Saludo Claudio
Dejo mi dirección de Email. : Joao.ojeda@gmail.com
Hola Argonauta!
Gracias. Si es posible, se puede compartir con nosotros el propósito de este cambio? Lo usarías?
Claudio
Obrigado. Se for possível, poderia compartilhar conosco o objetivo desta mudança? Qual seria a sua utilidade?
Claudio
PARABÉNS Lario por ter feito algo tão versatil como este temporizador bem interessante! tem como alterar este tempo? obrigado.
Olá José Luiz!
Muito obrigado. Você poderá alterar o define no começo do programa :
#define tempo_ligado 180 // em minutos (máximo é 255 minutos)
E obter entre 1 a 255 minutos.
Não esqueça de recompilar, conforme a versão C escolhida, usando o compilador CCS C ou o MplabX (xc8)
Cláudio