Um simples termômetro didático para você montar…
Usando um sensor LM35 fica muito simples construir um termômetro que pode ser usado para obter temperaturas ambientes ou outros fins.
O esquema abaixo mostra a simplicidade da montagem:
O sensor de temperatura LM35 prove uma saída de 10 mVolts por grau centigrado. Então, com ajuda do conversor analógico/digital interno do PIC 16f676 (canal 0) ficou fácil digitalizar a temperatura. Nesta primeira montagem, foi usado 3 displays de 7 seguimentos. A escala de temperatura abrangida será de 00.0 a 99.9 ºC.
Mas note que todos os pinos foram utilizados, não se podendo usar um pino para voltagem de referência externa. Assim, foi usado o VCC de 5 volts como referência. Mas no que isto implica? Vamos analisar a conversão obtida:
Sendo:
Vref=5 V
Resolução= 10 bits ou 1024
Quanto valerá um bit convertido?
bit convertido= Vref/ (resolução -1)
No nosso caso:
5/(1024-1) = 4,8876 mV
Obtemos então, com esta tensão de referência, quase 5 mV por bit. O que isto significará? Que o máximo que poderemos ver no dígito após o ponto será de 0,5 em 0,5 graus entre leituras sucessivas com mudanças na temperatura.
O que poderia ser feito para melhorar a apresentação deste dígito pós virgula? Usar uma tensão de referência menor, que possa corresponder a uma mudança de 0,1 graus. Neste caso, fica óbvio que se for usado uma tensão de 1,023 Volts teremos o valor de 1 mV por bit convertido. Veja a formula com os novos valores:
1,023/1,024-1)= 1 mV
Mas lembrando que com 3 dígitos e usando o PIC16f676 não temos mais pinos disponíveis. Em vista disto, parti para uma segunda montagem com apenas 2 dígitos funcionais e um dígito indicador de graus e pontos (letra “C”). Este display deverá ser montado invertido, de modo que seu ponto fique para cima. Veja como ficou no esquema abaixo:
Para obter a tensão de referência usando o próprio Vcc, foi acrescentado um ‘trimpot’, que deverá ser ajustado o mais próximo possível do valor 1,023 V no pino 12.
Talvez se pergunte do porque colocar um ‘trimpot’ para obter a Vref quando se usa apenas 2 dígitos? Realmente, poderíamos apenas eliminar o ultimo dígito e o ponto da montagem anterior. Mas o objetivo foi deixar aberto a possibilidade de usar um pic com mais pinos como o 16f818, por exemplo. Ou mesmo, multiplexar 3 dígitos com apenas 2 pinos do pic (usará mais alguns transistores e diodos). Devemos levar em conta que também teremos, mesmo com 2 dígitos, uma leitura mais precisa nas mudanças de temperatura. Por ora, resolvi postar o que já tinha conseguido. Quem sabe voltaremos a este tópico futuramente.
Obs. Esta montagem é de caráter didático, sendo montado e testado em placa experimental (do tipo ‘protoboard’), sujeita a bugs ainda não detectados.Estão sendo fornecidos os arquivos que poderão ser alterados pelos hobistas, segundo suas necessidades. Antes de fazer a placa de circuito impresso, monte em placa experimental e teste para ver se atende as suas necessidades.
Segue pasta com os arquivos da versão 3 dígitos funcionais, usando compilador CCS C:
Segue pasta com os arquivos da versão 2 dígitos funcionais mais o dígito para ponto e letra “C”, usando compilador CCS C:
Segue pasta com os arquivos da versão 3 dígitos funcionais, usando compilador XC8 da Microchip (free):
Segue pasta com os arquivos da versão 2 dígitos funcionais mais o dígito para ponto e letra “C”, usando compilador XC8 da Microchip (free):
Manuais:
Curiosidades:
Uma visita à ilha do vidro
Cerveja — a história da bebida dourada
Baunilha — qual a sua origem?
Kimchi — A comida apimentada favorita dos coreanos
Visita a uma farmácia chinesa
Alfazema — bálsamo para os sentidos
A diversidade do pequeno amendoim
Quando as substâncias químicas causam doenças
Perguntas Bíblicas Respondidas
Outros assuntos:
Três perguntas que as pessoas gostariam de fazer a Deus
Em foco: Família
Um conceito equilibrado sobre o dinheiro
Como ensinar seus filhos a ter autocontrole
Tolerância
Como lidar com a solidão
Como superar o medo da morte?
Como posso superar uma tragédia?
videos:
Seja esperto: saiba usar as redes sociais
O que é um amigo de verdade?
Proteja seus filhos
‘Eu estava cheio da minha vida’
Vejo a vida com as mãos
Sem Sangue: A Medicina Encarou o Desafio
Estratégias Alternativas à Transfusão: Simples, Seguras, Eficazes
Tratamentos Alternativos à Transfusão: Atendendo às Necessidades e aos Direitos do Paciente
Até o próximo artigo!
😀
Boa tarde Larios! Primeiramente parabéns por esses projetos ricos em detalhes! Eu posso usar um 16F628A ao invés do 16F676? Dês de já Obrigado.
Olá Leleandros!
Infelizmente não poderá porque o 16f628a não dispõem de conversor analógico/digital como um dos seus periféricos.
Cláudio