FAÇA UM DIMMER AC PARA CONTROLE DE LÂMPADAS C/ 2 BOTÕES DE ACIONAMENTO – COM PIC 12F675 (REF174)

A luz da sala está muito forte para assistir TV? Faça um dimmer e regule a iluminação!

Existem muitos circuitos de ‘dimmers’ para iluminação, sendo uns com apenas potenciômetro e triac, até os mais sofisticados usando microcontroladores para gerar o controle da potência sobre a lâmpada. Veja o esquema proposto abaixo:

Trata-se de um circuito simples, também usando uma FAST (Fonte de Alimentação Sem Transformador) para alimentar o circuito. Para controlar o brilho na lâmpada existe 2 botões de acionamento, sendo que um aumenta o brilho até o máximo e o outro reduz o brilho até apagar.
No pino 3 temos um resistor de alto valor ôhmico (1M) ligado a entrada da rede, com o objetivo de mostrar o momento que a rede passa pelo ponto zero (0 volts). Isto é importante para sincronizar os disparos do triac no momento correto em cada semiciclo da senóide.
Os interruptores controlam o tempo em que ocorrerá o disparo do triac em relação a senoide da rede elétrica, gerando vários níveis de potência na carga.
Note que o acionamento do triac utiliza tensão negativa em sua gate, operando nos chamados ‘quadrantes II e III’. Infelizmente, nem todos os triacs trabalham bem com acionamento positivo (I e IV). Alguns exigem mais corrente na gate para um acionamento correto em ambos sentidos.
Importante ressaltar que o terminal MT1 nunca deve ser invertido com o MT2, sob pena de destruição do PIC e do resistor de 150 ohms. Também a carga sempre deve ser colocada no terminal MT2 (seguindo exatamente o esquema acima). Os interruptores usados devem prover isolação entre o usuário e o equipamento, visando a máxima segurança contra choques e eletrocussão acidental.
Obs. Esta montagem é de caráter didático, sendo montado e testado em placa de protoboard apenas, sujeita a bugs ainda não observados. Esta sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista. Este circuito não deve ser usado com lâmpadas eletrônicas, mas somente com lâmpadas incandescentes. Cuidados adicionais deve ser tomado por se tratar de montagem envolvendo altas tensões sem isolação da rede elétrica. Use transformador isolador nos testes. Não permita crianças nas proximidades, durantes os testes. Não programe o pic no circuito, sob o risco de destruir o programador, bem como o risco de eletrocussão, e outras avarias. Programe fora e depois coloque no circuito. Se você não tem experiência com este tipo de equipamento, seria prudente ter supervisão de alguém experiente.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

DIMMER_2BOT

Em 28/01/2016, foi alterado o programa para permitir salvar na EEprom interna do PIC a última regulagem feita pelo usuário, e no caso de falta de energia da rede, ao religar, buscará na EEprom o ajuste anterior:

DIMMER_2BOT_EEP

Caso queira Dimmer com controle remoto infra-red, veja o artigo: DIMMER AC COM CONTROLE REMOTO INFRARED (PROTOCOLO ‘NEC’) – COM PIC 12F675.
Também, poderá desejar uma versão usando controle remoto RF 433 mhz (comercial, usado em portões automáticos), estando disponível neste artigo: CONTROLANDO CARGAS AC COM DIMMER REMOTO – COM PIC12F675.
Ainda, poderá ser montado uma versão bem simples sem uso de microcontrolador, usando poucos componentes, disponível seu esquema em: Dimmer para ventiladores.

Manuais:

Pic 12F675
TIC246d

Curiosidades:

Como era a vida dos escravos no Império Romano?
Uma epidemia global
O Egito na história bíblica
Enxaqueca — o que você pode fazer?
Diabetes — como se prevenir
A Terra foi ‘fundada’ por acaso?
Os ciclos que sustentam a vida
“Quase projetado”?
Será que toda vida tem um ancestral em comum?

Outros assuntos:

Quem criou Deus?
Como posso causar uma boa impressão?
O que significa ser um homem de verdade?
A autolesão na adolescência
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Como posso controlar meu peso?
Como controlar seus gastos
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga

Até o próximo artigo!!!

12 comments on “FAÇA UM DIMMER AC PARA CONTROLE DE LÂMPADAS C/ 2 BOTÕES DE ACIONAMENTO – COM PIC 12F675 (REF174)

  1. Olá Claudio1
    peço desculpa pela demora em responder.

    Desmontei o circuito. Analisei,comprovei,todos componentes,os valores são os mesmos do esquema, com o multímetro e outro aparelho de testes. Tudo ok. . Montei nova/. Alterei o arquivo C, recompilei e gerou o hex sem erros. Carreguei o hex no pic…O circuito comporta-se como um interrutor liga_desliga, ou seja, dou um impulso no SW_UP acende (100%) outro impulso no SW_DOWN apaga (0%).
    O comportamento anterior da variação de luminosidade devia-se a uma má ligação com o neutro -ponto zero, resistência 1M.
    a tensão está no valor recomendado, 4,9v.

    Vou parar e talvês para o fim do mês volto a tentar com outros triacs.

    Aproveito a oportunidade para deixar o meu muito obrigado por tudo o que já aprendi aqui no seu blog, espero vir a aprender mais.
    Bem haja! Até à próxima
    Respeitosamente:
    Costa Eusébio

    1. Olá Costa Eusébio!
      Se entendi bem, você conseguiu fazer funcionar sua montagem. Parabéns!
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top