Gostaria de medir o valor de capacitores usando o próprio monitor do PC como display? Veja esta montagem didática…
O objetivo desta montagem não é ter um capacímetro ‘apurado’, mas unicamente para fins de montagem experimental. Tendo apenas uma unica escala de medição, poderá ser usado para obter o valor de capacitores entre 10nF a alguns MiliFarads. O resultado é apresentado no monitor de um PC, na escala de microfarads (uF). Observe o esquema abaixo:
Fazemos uso de um PIC 12f675, utilizando apenas 2 pinos para a função de leitura do valor do capacitor.
O método empregado na medição foi o de primeiro carregar o capacitor em teste ao nível de Vcc e depois medir o tempo de descarga do capacitor, até um patamar de voltagem pré-estabelecido.
Na primeira fase, a rotina faz o pino 5 se tornar ‘1’, acionando assim um BC548 ( ou similar) para carregar de forma rápida o capacitor ‘cx’ em teste.
Depois, o pino 5 será colocado em alta impedância, interrompendo o processo da carga. Imediatamente será ligado o timer 1 para contar tempo, e o capacitor passa então a se descarregar através de um resistor de descarga (ajustável). Usamos o comparador analógico interno do PIC para desligar o timer 1, quando atingir o valor de tensão mínima.
Esta tensão de comparação mínima é obtida por se usar a tensão de referência interna do PIC, ajustada para fornecer 1/3 do Vcc, aplicada ao terminal não-inversor do comparador, sendo esta uma ligação interna. Assim, temos somente a saída inversora ligada ao pino 6 do PIC. No programa, usamos o estado do flag ‘cout’, que representa o resultado da comparação, para a decisão do desligamento do timer 1.
Note que esta contagem representa uma proporção da capacitância medida. Assim, ajustando apenas o valor do resistor de descarga, podemos obter um tempo que corresponda diretamente ao valor do capacitor em teste, em microfarads.
A faixa de operação é de 10 nanofarads a 10 MiliFarads (ou mais). Portanto, não poderá ser usado para medir capacitores de valor abaixo de 10 nF.
O valor obtido pela medição é enviado pelo pino 7, via um transistor BC558 (pnp) para a porta serial de um PC. Para ler a medição, teremos que ter um programa terminal rodando no PC. Poderá ser usado, como exemplo, o HyperTerminal. Este deverá estar configurado para 19200 bauds, 8 bits, sem paridade, 1 stop, sem controle de fluxo.
Ficará configurado conforme mostra o PrintScreen da tela, abaixo:
Quando o circuito estiver ligado a uma fonte de 5 volts para alimentar o circuito,com um capacitor ligado em ‘cx, e devidamente ligado ao PC pela serial, então no HyperTerminal deverá aparecer como no printScreen abaixo:
Para realizar o ajuste, deverá colocar um capacitor de valor conhecido, como por exemplo, de 10 uF, e depois ajustar o trimpot lentamente, até obter a leitura correta na tela.
Neste método de medição, quanto maior for o capacitor a medir, maior será o tempo para descarregar pelo resistor. Um capacitor de 1000 uF demora por volta de 3 a 4 segundos para mostrar o resultado na tela. A primeira medição não é muito precisa, portanto, espere por 2 ou 3 medições, para estabilizar o resultado, especialmente se estiver medindo capacitores de alto valor.
Atenção: Descarregue os capacitores antes de medir. Poderão estar carregados com tensões que podem danificar o PIC ou outros componentes do circuito.
Obs. Esta montagem é de natureza didática, sendo feita apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade de cada hobista.
Segue os arquivos para esta montagem:
Manuais:
Curiosidades:
Analise as evidências
Uma visita a Belize
Um homem lembrado por sua curiosidade
Gravidez precoce — calamidade mundial
Uma visita à “Montanha de Fogo”
Os desastres naturais e o fator humano
Insetos especialistas em destinação de lixo
A concha do caracol Hinea brasiliana
Antigos manuscritos — como são datados?
Os jardineiros voadores da floresta tropical
A perna do cavalo
Outros assuntos:
Como dizer “não”
Será que a Bíblia está de acordo com a ciência?
Os desastres naturais são castigo de Deus?
Por que rejeitar a pornografia?
Como ser feliz no casamento?
Quando seu casamento não é o que você esperava
Como resolver diferenças no casamento
Como recuperar a confiança no casamento
Quando um dos cônjuges tem necessidades especiais
Aprenda a perdoar
Como acabar com a tática do silêncio
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Como posso controlar meu peso?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?
Até o próximo artigo!!!
Caro Claudio,
Curto muito sua pagina, estou terminando curso técnico em eletrônica e aprendendo sobre microcontroladores e sua pagina esta sendo muito útil
nisso.
A proposito andei dando uma olhada nas curiosidades em sua pagina e vi que temos os mesmos gostos para literatura(JW). Um abraço!
Olá Reinaldo!
Ficamos felizes de poder ajudar. Bons ‘estudos’ para você.
Claudio
Olá Lários, parabéns pelo projeto. Minha dúvida é, não precisa de um Max232 da vida para fazer a conversão de tensões?
Olá Pezinho!
Neste projeto está sendo usado um adaptador para serial usando um simples transistor, que dispensa o uso de uma Max 232. Apenas ligue os pinos do esquema aos do cabo serial (2,3,5).
Cláudio