FONTE SIMÉTRICA REGULÁVEL DE 0 A 20 VOLTS C/ VOLTÍMETRO USANDO PIC 16F676 (REF006)

Há algum tempo atrás, necessitei substituir uma fonte de bancada, e resolvi fazer uma com as seguintes características:
1) Que fosse regulável,
2) Com proteção na saída, limitada a 2 amperes ,
3) Simétrica,
4) Leitura em 3 displays de 7 seguimentos
5) Incluísse um testador de diodos Zener.

Como ficou esta fonte???

Como queria simplicidade, usei uma fonte de tensão de referencia baseada em Zener e um circuito operacional 741 . Mais dois 741 realizam o restante da tarefa de acionar os transistores de potencia nas saídas de tensão. A regulagem de tensão é por meio de um simples potenciômetro. A tensão da saída é medida por um conversor AD do PIC 16F676 e mostrada em 3 display de 7 seguimentos. Foi previsto uma chave que comuta entre leitura de tensão da saída e medida de tensão do Zener a ser testado. Um transformador de 18 + 18 v c/ no mínimo 2 amperes, fornece a energia desta fonte.

Segue abaixo o esquema da fonte:

Segue abaixo o esquema da ligação do transformador:

Segue abaixo o esquema do voltímetro com PIC:

Segue abaixo o código ASM.

PIC_VOLT_ASM

Segue abaixo o código HEX.

PIC_VOLT_HEX

Segue abaixo uma versão em que uma pequena mensagem pode ser vista de tempos em tempos no display.

Obtenha o esquema desta versão aqui.

Obtenha o arquivo ASM desta versão aqui.

Obtenha o arquivo HEX desta versão aqui.

Caso deseje, poderá obter uma versão do voltímetro para PIC 16f628a , aqui.

Em 05/01/2019 foi feita uma versão de software melhorada para voltímetro. Foi feita usando o compilador CCS C para treino da linguagem “C”. Acrescentei um filtro por software que batizei de CPDL (Correção por Persistência do Desvio da Leitura) para estabilizar a visualização dos dígitos, com um resultado incrivelmente satisfatório.
Poderá obter a pasta zipada com os arquivos abaixo:

VOLTIMETER_CPDL_ZIP

Curiosidades:
Celulas de Combustível
Animais e a eletricidade
Fontes de energia renováveis
Controle remotos e o efeito estufa

Outros assuntos:
Quatro dicas para lidar com problemas financeiros e dívidas
Como lidar com sucesso com os sogros
Como reagir a um assédio sexual
Como parar de adiar as coisas

Até o próximo artigo !!!

38 comments on “FONTE SIMÉTRICA REGULÁVEL DE 0 A 20 VOLTS C/ VOLTÍMETRO USANDO PIC 16F676 (REF006)

    1. Olá Tchello!
      Pelo que entendi, você queria um voltímetro com uma saída a mais para acionar um par de leds que pisquem quando a tensão fica menor que 2 % . Se for, 2% de que tensão de referencia? 13v? 14? Ademais, não será possível usar um pic 16f676 por falta de pinos adicionais para ligar estes leds. Terá que ser feito um novo ‘projetinho’ usando um pic com mais pinos . Agora, se você já tem o voltímetro e deseja colocar os leds usando outro pic, então poderá usar um pic12f65 fazendo um programa que detecte estas variações e acione a saída dos leds.
      Cláudio

  1. Olá Claudio, gostei muito do seu esquema, ficou 100%.
    Estou começando agora a trabalhar com PIC e vejo que o arquivo é diferente, nos meus programas não compila, qual programa que você usa pra abri e compilar o arquivo ASM?

    1. Olá Tchello! Use o Mplab_ide. Crie um novo projeto e some (add file) o arquivo asm a este projeto. Depois é só compilar. E não esqueça de alterar a terminação ‘_asm’ para ‘.asm’ para ser aceito pelo compilador.
      Cláudio

  2. OLA CLAUDIO

    Gostei muito da fonte ,teria como disponibilizar o codigo para o pic16f628a ,pois só tenho esse aqui.

    Obrigado

    1. Olá ‘MRRF’! Infelizmente isto não será possível, pois o PIC16f676 tem conversor analógico digital e o PIC 16f628a não dispões deste recurso interno. A uma possibilidade de implementar um conversor analógico digital usando os amplificadores operacionais internos do pic e uma rotina específica. Mas, precisa de um estudo para ver se os resultados são tão bons.
      Claudio

  3. 🙂 Olá Claudio, eu fiz o pcb desta versão com lcd, para quem possa interessar tb. estou revisando o desenho e ti mando ok. Agora se for possivel vc dar uma dica ai com uma versão com 7 seguimentos ja faço o pcb tb, abraços.

    1. Olá Foxconm! Muito elogiável a sua disposição em ajudar os colegas do blog com este seu material. Assim que tiver um tempinho, farei uma montagem em protoboard para iniciar testes na versão com display de 7 seguimentos.
      Claudio

      1. 😛 :mrgreen:Opa claudio, ai sim em, era este esquema que tava prescisando mesmo, valeu ai por mais este post. vamos para a pratica. Obrigado…

  4. 😛 Olá claudio, to de volta na correria do dia a dia após uma semana ZEMMM, eu vi que vc fez o termometro que tinha lhe pedido( sugerido se e a palavra correta), ficou do jeito que imaginei, vou ja preparar o pcb para os testes, este mesmo esquema com 3 display de sete seguimentos, ao inves do lcd serial possivel com este mesmo micro, e o que tenho aqui com uma certa quantidade e ficaria uma caixinha menor para por em painel no caso no proprio aquerio, valeu ai pelas dicas e parabens mais uma vez pelos os seus projetos ai disponivel no seu blog, abraços.

    1. Olá Agnaldo! Obrigado pelo comentário. Se eu entendi bem, voce gostaria de uma versão com 3 display de sete seguimentos (catodo ou anodo comum?), certo? Assim que tiver um tempinho, vou ver o que posso fazer.
      Cláudio

      1. :mrgreen: Opa, e isto mesmo claudio, desta forma fica menor o painel, ja tenho estes display, estou finalizando o pcb e mando para vc disponibilizar ai para o pessoal do blog,obrigado ai pela atenção e contribuição pelos os projetos.

Comments are closed.

Back To Top