Há algum tempo atrás, necessitei substituir uma fonte de bancada, e resolvi fazer uma com as seguintes características:
1) Que fosse regulável,
2) Com proteção na saída, limitada a 2 amperes ,
3) Simétrica,
4) Leitura em 3 displays de 7 seguimentos
5) Incluísse um testador de diodos Zener.
Como ficou esta fonte???
Como queria simplicidade, usei uma fonte de tensão de referencia baseada em Zener e um circuito operacional 741 . Mais dois 741 realizam o restante da tarefa de acionar os transistores de potencia nas saídas de tensão. A regulagem de tensão é por meio de um simples potenciômetro. A tensão da saída é medida por um conversor AD do PIC 16F676 e mostrada em 3 display de 7 seguimentos. Foi previsto uma chave que comuta entre leitura de tensão da saída e medida de tensão do Zener a ser testado. Um transformador de 18 + 18 v c/ no mínimo 2 amperes, fornece a energia desta fonte.
Segue abaixo o esquema da fonte:
Segue abaixo o esquema da ligação do transformador:
Segue abaixo o esquema do voltímetro com PIC:
Segue abaixo o código ASM.
Segue abaixo o código HEX.
Segue abaixo uma versão em que uma pequena mensagem pode ser vista de tempos em tempos no display.
Obtenha o esquema desta versão aqui.
Obtenha o arquivo ASM desta versão aqui.
Obtenha o arquivo HEX desta versão aqui.
Caso deseje, poderá obter uma versão do voltímetro para PIC 16f628a , aqui.
Em 05/01/2019 foi feita uma versão de software melhorada para voltímetro. Foi feita usando o compilador CCS C para treino da linguagem “C”. Acrescentei um filtro por software que batizei de CPDL (Correção por Persistência do Desvio da Leitura) para estabilizar a visualização dos dígitos, com um resultado incrivelmente satisfatório.
Poderá obter a pasta zipada com os arquivos abaixo:
Curiosidades:
Celulas de Combustível
Animais e a eletricidade
Fontes de energia renováveis
Controle remotos e o efeito estufa
Outros assuntos:
Quatro dicas para lidar com problemas financeiros e dívidas
Como lidar com sucesso com os sogros
Como reagir a um assédio sexual
Como parar de adiar as coisas
Até o próximo artigo !!!
😛 Olá claudio, vi este esquema e me veio uma dúvida, usando este mesmo micro seria possivel vazer a leitura de um lm35 ou termopar para leitura de temperatura, com duas chaves para programar um valor para acionamento de um rele para o valor que gravou pelas as chaves?????
Olá Agnaldo! Pelo que entendi, você quer fazer um controle de temperatura. Quando chegar na temperatura desejada, desliga um rele ( ou liga). Com micro controlador é possivel sim fazer isto .
Cláudio
😀 Ok Claudio, isto seria possivel com duas chaves para aumentar o valor e ou diminuir, e salvar o valor na eeprom.
outra coisa claudio eu estou fazendo os pcb dos exemplos que vc esta disponibilizando aqui, se quiser e for possivel como faço para postar aqui para que todos possam produzir as suas pcbs com as suas ideias, se for possivel me informe como ok, abraços e um FELIZ 2013 A VC E TODOS deste forum.
Olá Agnaldo! Quanto a arquivos de pcb que queira postar, me envia pelo email claudio@picsource.com.br, que faremos um encaixe nos artigos.
Obrigado
O texto e limitado em poucos caractere
Olá Nevaldo! Veja a versão da fonte com a mensagem ‘pic fonte’ para dar uma idéia de como pode ser feito. É uma das centenas de maneira de se fazer. Cada programador tem um jeito próprio. Espero que te ajude.
Claudio
Olá Larios obrigado pela ajuda e pelo retorno me ajudou muito mesmo, Ate mais.
Olá Nevaldo! Obrigado por retornar informação. Bons projetos para você!!!
Claudio
Olá Larios Muito bom essi projeto fas tempo que acopanho o seu site e agora tenho uma pergunta tenho um colega que tem uma fonte regulavel dessi com pic 16f676 e ela tem um demo nela tipo mostra a voltagem demora algus segundos e passa a marca e modelo dela no displai dela
teria como vc emplanta nessa tambem se for porsivel seria legal
montei uma mas eu usei LM317 bem simples
Olá Nevaldo! Primeiramente, obrigado pelo seu comentário. No projeto da ‘fonte simétrica regulavel de 0 a 20v (voltimetro usando pic 16f676)’ nós usamos os displays de 7 seguimentos normais, que permitem visualização em decimal e hexadecimal ( alguns poucos caracteres do alfabeto). Para apresentar mensagem teria que ser usado display alfanumérico ou um lcd de crista liquido. Isto exigiria fazer um novo projeto para este voltimetro. Também tem a questão de que mensagem seria mostrada. Deveria ser prefixada no código ASM ou ser programavel via porta serial? Ou por teclados? Quantas vezes deveria aparecer a mensagem por minuto? Ou seria após cada leitura? A mensagem teria deslocamento para um lado ou outro ou seria fixa? Etc,etc. Portanto, precisaria ser bem definido antes o que realmente deseja fazer e como para depois ter os parametros para o desenvolvimento.
Claudio
isso mesmo mensagem fixa no codigo o texto e piqueno a fonte que falei e com 3 displays de 7 seguimentos o texto fica pasando da direita para esquerda fica no loop tipo 30 segundos e mostra
Olá Nevaldo! Que tipo de display usa?
Claudio
Olá Claudio brigado pelo intereci na minha ideia
os display usados e 7 seguimentos anodo comum. sim a fonte que eu falo a placa foi retirou de uma fonte chamada USINA tentamos copia o hex mas e protegido
Olá Nevaldo! Qual seria a mensagem que você gostaria de colocar? Os displays normais não permitem letras como ‘k,w,v,m,q,t,x,y,z’.
Claudio
Olá Claudio brigado novament! você poderia usar como exemplo CLAUDIO 2012 ou outro texto como basse
Olá Nevaldo! Assim que tiver um tempinho vou montar o circuito do voltimetro no protoboard para fazer testes sugeridos.
Aguarde….
Claudio
boa tarde .
como vc falou vo por maum na massa hehehehe.
esse componente e igual ao 16f630?
posso substitur por ele ?
obrigado.
Olá Fabinhos! Segundo o datasheet do 16f630, este não tem conversor analogico digital interno, portanto, não poderá usa-lo.
Claudio
amigo blz..
intaum mais uma veiz eu com outras perguntas
tentei simular o projeto de voltimetro no proteus mas os display ficam piscando com numeros diferentes podes me dar uma dica ..
obrigado
Olá Fabinhos
Simulação em Proteus não é minha praia. Sou da ‘velha guarda’ que gosta de por as ‘ mãos nos componentes’. Até tentei, mas … as simulações tem muitas limitações que impossibilitam situações interessantes que só ocorrem nas montagens ‘fisicas’ (só se fosse um simulador da NASA!!!). Tente obter ajuda em blog’s relacionados com o PROTEUS.
Cláudio