PROTETOR CONTRA DESCARGA EXCESSIVA DE BATERIA VEICULAR- COM PIC 12F675 (REF135)

Alguns equipamentos como geladeira de porta-malas e módulos de som podem facilmente descarregar a bateria do veiculo. Que tal um protetor de baterias?

Veja o esquema abaixo:

Aproveitando a montagem anterior, o artigo ‘FAÇA UM SIMPLES TESTE DE LEDS PARA COMPROVAR CARGA DO ALTERNADOR DE VEíCULOS – COM PIC 12F675’, foi acrescentado um rele de carga no pino 7 do PIC. A função deste rele é justamente desligar a carga consumidora quando a tensão da bateria cair para níveis prejudiciais, por volta de 10,5 volts. Portanto, deverá modificar a alimentação do equipamento e passa-la pelos contatos do rele. Deverá usar um rele cujos contatos sejam condizentes com a corrente consumida pelo equipamento. O rele voltará a ligar somente quando for ligado o motor do veículo e a tensão gerada pelo alternador ultrapassar os 13,5 volts. Logicamente, pode-se facilmente alterar estes patamares mudando os valores nas linhas de código e recompilando o arquivo “C” com o compilador CCS (Versão 3.200).
Os leds indicadores de estado da bateria foram mantidos, podendo-se ter um diagnóstico visual da situação atual da bateria e da carga do alternador. Para mais detalhes dos níveis de atuação destes leds, veja o artigo anterior intitulado de ‘FAÇA UM SIMPLES TESTE DE LEDS PARA COMPROVAR CARGA DO ALTERNADOR DE VEICULOS – COM PIC 12F675’, que apresenta em detalhes, incluindo a maneira de ajustar e calibrar o aparelho ao usar pela primeira vez, por meio do trimpot de 4k7 junto ao pino 5.
Para proteger os componentes, a montagem poderá ser colocada em uma pequena caixa plástica e fixada próxima do equipamento consumidor.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo realizada apenas em placa de protoboard, sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta com arquivos ‘C’ e ‘Hex’:

protetor_bateria

Manuais:
PIC12F675

Curiosidades:
Como enfrentar os desafios do trânsito
O túnel rodoviário mais comprido do mundo
Proteja-se contra ladrões de carros
Como evitar acidentes de carro
Perigos da calibragem baixa dos pneus
Quando a montanha tentou juntar-se ao mar
Use a tecnologia de modo respeitoso e econômico
Carros – no presente e no passado
Gás natural — energia para o lar
Perigo: motoristas sonolentos!

Outros assuntos:
Como controlar seu estresse
Quando seu casamento não é o que você esperava
Recuperar a confiança no casamento
Como acabar com a tática do silêncio
Como ser feliz no casamento?
Como ser um bom ouvinte
Como lidar com as dívidas
Como resolver problemas no casamento
Aprenda a perdoar
Como lidar com os sogros
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

24 comments on “PROTETOR CONTRA DESCARGA EXCESSIVA DE BATERIA VEICULAR- COM PIC 12F675 (REF135)

  1. lario não sei se será possivel voce atender este parecer.como eu ja dei meu comentario sobre circuito protetor de bateria que é muito otimo.desta vez eu gostaria de inverter o estado de tensão deste protetor,por ex eu montei um carregador de bateria com uma corrente consideravel para ajudar manter a carga da bateria enquanto o som está ligado,e agora eu gostaria que quando a tensão estiver em torno de 15v quero que o relé desliga e quando a tensão cair por volta de 12,5v o relé liga novamente.voce poderá atender seu amigo? valeu

    1. Olá José!
      Você estará usando um transformador + retificadores para carregar a bateria? Quantos amperes e a voltagem de saída deste transformador? Ponte completa na retificação ou meia onda?
      Claudio

    1. Olá Josivanio!
      Você se refere a desenho para placa de circuito impresso? Se for, tenho usado o PcbExpress para fazer placas pequenas manualmente. Alguns usam o Proteus, CAD EAGLE, etc, o quais tem roteadores automáticos, mas não estou muito familiarizado com eles.
      Cláudio

  2. bom dia lario muitissimo thanks por humildimente atender nossos sinceros pedidos,estarei gravando o pic estalando no veiculo e de emediato lhe enviando os resultado esperado. agora tornou_se um projeto multiuso , pois pode ser empregado tambem em monitoramento de carga de bateria de sistema solar entre outro so usar a imaginação.lario meus valorosos elogios.jose luiz

Comments are closed.

Back To Top