Quem já não presenciou a situação em que um pequeno grilo se esconde dentro de casa e todos tentam acha-lo , mas … não conseguem! Que tal relembrar esta situação com uma versão eletrônica do ‘grilo” e dar boas risadas!
Esta é uma versão dos possíveis muitos circuitos existentes na Internet que simulam insetos. Dispositivos que geram ruídos aleatoriamente não são novidade ! Muitos efeitos sonoros podem ser obtidos, desde que saibamos manusear o código de um PIC (ou por ‘tentativa e erro’ como eu faço) .
Veja o esquema abaixo:
O circuito é bem simples, composto por apenas uma bateria de 3 volts (desta usadas em computador tipo CR2032), um capacitor de 100 nF/50v, um disco piezoelétrico , 1 chave miniatura (opcional) e um PIC 12f675 , tudo acondicionado em uma pequena caixa (ex. caixinha de fósforos) e com ligações superficiais, sem uso de placa de circuito impresso ( poderá usar um soquete de 8 pinos para o PIC, para poder grava-lo fora da montagem). Use um pouco de cola quente ou outro tipo de cola, para manter os componentes fixos dentro da caixa (uma gota por componente já é suficiente para fixar).
Como funciona o programa?
Veja a porção de código abaixo:
while(true) {
int a;
gera_som_grilo(); //gera o som de um ‘grilinho’ escondido
temp1=tmr0; // pega valor aleatório (randômico) no timer 0
// gera som entre 0 e 255 segundos randomicamente
for(a=0; a
Agradecimentos ao colaborador Edmilson, por sugerir este tema específico. Ele montou uma versão parecida e testou com seus colegas de escritório, obtendo muitas risadas!
Obs. Esta montagem foi realizada apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não observados. Esta sendo fornecido os arquivos que poderão ser modificados conforme a necessidade de cada hobista.
Segue abaixo, pasta compactada com os arquivos “C” (CCS Compiler), Hex e esquema de montagem:
Segue uma segunda versão com som mais grave:
Em 17/10/2016 foi feita uma atualização, gerando um ‘canto’ mais longo e um pouco mais próximo do som do grilo, mas mantendo o acionamento temporizado aleatório:
Manuais:
PIC12F675
CR2032
DISCO PIEZOELÉTRICO
Curiosidades:
O segredo de um ouvido em miniatura
A canção de amor do grilo
A incrível audição do grilo
O som da neve
O que os bebês querem e do que precisam
Comunicação — essencial nos ecossistemas da Terra
“O tambor de mil faces”
Consegue distingui-los?
O incrível mundo dos insetos
Insetos comestíveis — uma refeição inesquecível
Garça-boieira — amiga do homem e do gado
Mais de 120 anos para cruzar um continente
Outros assuntos:
Quando seu casamento não é o que você esperava
Como controlar as birras
Recuperar a confiança no casamento
Como ser feliz no casamento?
Como ser um bom ouvinte
Como lidar com as dívidas
Como resolver problemas no casamento
Aprenda a perdoar
Como lidar com os sogros
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?
Até o próximo artigo!!!
Olá Claudio bom dia devo começar te parabenizando pelo projeto q esta funcionando muito bem embora o som esteja um pouco diferente de grilo.Mas nw sei se vc fez experiencias pq o grilo eletronico pode ser alterado para emitir uma infinidade de sons diferentes e engraçados eu por ex mudei alguns valores no codigo conforme segue
int const t1 = 80; //aqui estava 47
int16 const t2 = 930; //aqui estava 557 e recompilei e agora gera um som de frequencia e duração diferente vou fazer experiencias aqui e tentar imitar um toque qualquer de tel celular .Com certeza vai ser muito engraçado.Mais uma vez vc esta de parabens e que Deus te de bastante saude e sabedoria para continuar publicando seus otimos projetos .
Olá Edmilson! A idéia é esta mesma: alterar para experimentar e descobrir outros usos. Postei uma segunda versão de som de grilo (grilão) no artigo acima. Esta é um pouco mais grave e com volume mais audível. Se conseguir sons interessantes, não deixe de comunicar…
Cláudio