FAÇA UM SIMPLES ALARME RESIDENCIAL – COM CONTROLE REMOTO RF E PIC 12F675 (REF128)

Gostaria de fazer um simples alarme para sua casa? Com poucos componentes e baratos? Com controle remoto para ligar e desligar? Leia mais…

Em tempos de crescente injustiça, com o crime ‘florescendo’ em todo o mundo, somos incentivados a tomar cuidados especiais de proteção, numa tentativa de evitar o indesejado. O uso de alarmes em residências tem se tornado quase que obrigatório. Sem contar os arames farpados e cercas elétricas. Apesar dos preços terem caído bastante, muitos ainda gostam de fazer seus próprios dispositivos caseiros de proteção, incluindo os alarmes.
A proposta deste artigo é um simples e barato alarme, usando um pic 12f675. Com ajuda de controle remotos comerciais (chaveirinhos) encontrados em lojas eletrônicas e internet, poderemos fazer um alarme bem prático. Veja o esquema abaixo:

Como em algumas regiões não se encontra determinado tipo de controle remoto RF, foi optado por usar um código flexível para esta necessidade. Assim, alterando uma linha de código, poderemos optar por um dos 4 modelos de circuito integrado que possa existir no controle remoto adquirido (os mais comuns, mas existem muitos!). São eles: ht6p20b, hcs200…301, pt2240b, pt2262.
Para funcionar, após a montagem e gravação do pic com a versão desejada de firmware, teremos que ‘aprender’ o(s) botão (ões) do controle remoto. Como fazer isto? Basta apertar o botão ‘Learn’ e soltar. Acenderá o ‘Led learn’. Em seguida, aperte o botão do controle que deseja gravar. Imediatamente após o acionamento, deverá apagar o ‘Led learn’, confirmando assim a gravação. Poderá gravar um ou mais botões individualmente. Muitos gravam apenas um e usam o outro para acionar outra aplicação (como o abrir/fechar de um portão, por exemplo). Poderá aprender vários controles remotos (um para cada membro da casa, por exemplo).
Terminado o processo de aprendizagem de controles remotos, podemos então acionar o controle e testar o funcionamento do alarme.
Ao apertar o botão do controle remoto, deverá ser ouvido 2 toques da sirene e o led monitor deverá piscar lentamente. Nesta situação, o alarme foi ligado. Outro aperto do botão do controle fará que desligue o alarme, sendo ouvido 1 toque de sirene e apagando o led monitor de on/off.
O sensor deste alarme é feito por ligar vários reed switch em série. Estes devem ser instalados acima de portas e janelas. Quando se abre um porta ou janela, deverá afastar o imã permanente do reed, interrompendo assim a passagem de corrente elétrica, fazendo o alarme disparar. O número deles não importa, desde que sejam ligados em série e bem instalados, para que vibração causada por vento, ou mesmo mau contatos, não venham a gerar falsos disparos.
Para a recepção do sinal de RF, foi usado um receptor comercial de 433mhz ( ou outra frequência que seja a mesma dos controles remotos ‘chaveirinhos’ adquiridos).
O tempo de desligamento foi ajustado para 5 minutos, mas poderá ser mudado no programa, alterando a constante vista abaixo:

byte const TMAX_SIRENE = 8*(5);//sirene ligada (tempo em min. entre parenteses)

Para acionar a saída foi usado um rele de 12 volts, do tipo miniatura. Mas se desejar, poderá ser substituído por um transistor de potencia e acionar uma sirene eletrônica diretamente.
A sirene eletrônica pode ser de qualquer modelo ou tom. A alimentação pode ser feita de forma convencional, com transformador + retificadores + capacitores + regulador 7805, ou usar um adaptador de parede de 12 volts contínuos. Fontes chaveadas de 12 volts são também bem-vindas.
Obs. Esta montagem é de caráter didático apenas, sujeita a bugs ainda não observados, sendo testada apenas em placa de protoboard. Estão sendo fornecidos os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista. Deverá ser previsto uma bateria auxiliar de 12 volts, para prover energia em caso de falta de eletricidade.

Segue a pasta zipada com o arquivo ‘C’. Foi compilado versões Hex para Ht6P20B, PT2262, PT2240B e HCS200…301, prontas para uso, sendo atualizada em 03/07/2014:

ALARME_EASY2_V3

Veja também o novo artigo ‘FAÇA UM SIMPLES ALARME RESIDENCIAL C/ SENSORES SEM FIO – COM CONTROLE REMOTO E PIC 12F675 (REF154)’

Manuais:

Pic 12F675

Curiosidades:
Proteja-se contra ladrões de carros
Dicas de segurança para os idosos
Os desafios e as recompensas de criar filhos com síndrome de Down
Você tem daltonismo?
Uma viagem de ônibus elétrico na linha mais extensa do mundo
Sevilha — portal de acesso às Américas
O fascinante milho
Maravilhas do corpo humano
Costumes antigos no México de hoje
Que tal um fungo?
Você Sabia?
Chocolate — do cacau até você
Experimente a culinária da Tailândia
O que estamos fazendo com nosso alimento?

Outros assuntos:
Um site para você
Como conversar com seu filho adolescente — sem discutir
Como fazer seu segundo casamento dar certo
Aprenda a perdoar
Como acabar com a tática do silêncio
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

37 comments on “FAÇA UM SIMPLES ALARME RESIDENCIAL – COM CONTROLE REMOTO RF E PIC 12F675 (REF128)

    1. Olá Luiz! Confira as ligações com o esquema elétrico. Note que C1 e C2 são apenas pontos de conexão e não capacitores como você pensava. Carregue o hex apropriado conforme o circuito integrado usado no seu TX (no caso, o hex ‘ Alarme_Easy_ht6p.HEX’ pois está usando o ci ht6p20b). Certifique de usar uma bateria de 12v para suprir alimentação em ocasiões em que houver falta de energia elétrica e não deixar o sistema inoperante. Certifique que seu PIC está com o byte de configuração intacto. Na dúvida, leia a flash e verifique a posição 0x3ff se tem um valor começando com 0x34xx. Use o artigo ‘COMO CALIBRAR A FREQUÊNCIA DO OSCILADOR INTERNO DO PIC 12F675/629 (DIDÁTICO)’ para recuperar ou use a forma provisória, por descomentar a linha do programa ‘ // #define PERDI_BYTE_CALIBRACAO’ e recompilar. Não esqueça que o controle remoto tem de ser ‘aprendido’ antes de usar, conforme instruções do artigo.
      Cláudio

  1. Olá Larios! Compilei o programa mas ainda não testei. Que bom que você agora está fazendo programas em C da CCS. Continue assim!! 😛

  2. Claudio, montei a central, grava o controle, porém quando desconecta o red switch, não dispara a sirene.Quando liga e desliga dá 2 toque e depois de mais alguns segundos dá 1 toque.

    1. Olá Luiz! Onde você achou no esquema ‘c1 ‘ e ‘c2’? Esta se referindo aos capacitores da fonte de 100 microfarads? Qual ci no controle remoto você está usando?
      Cláudio

      1. Olá Luiz! O ‘C1’ e o ‘C2’ do esquema se referem a simples ponto de conexão, um limite entre a placa e o circuito externo. Não se trata de capacitores, mesmo porque não é o simbolo de capacitor (-||-) . Desculpe, se de alguma forma , colaborei com o engano, pois deveria ter sido escrito ‘CN1’ e ‘CN2’.
        Cláudio

Comments are closed.

Back To Top