Gostaria de montar um pequeno carrinho de controle remoto? Com controle de direção, velocidade para frente/trás regulável a PWM? Com 2 botões para acionar uma ‘buzina’ e ‘iluminação’?
Muitos leitores gostam de montar seus próprios veiculos controlados por RF. Muitos tem este hobby em alto grau de sofisticação. Este protótipo com certeza, não irá atender a quem já brinca a muitos anos com controle remoto. Mas, poderá ser uma iniciação a quem gostaria de começar com algo bem simples. Digamos que a simplicidade é marcante, apesar do muito que a montagem pode oferecer. Veja o esquema abaixo:
Usando um pequeno pic 12F675 no TX e outro no RX, podemos controlar, graças ao programa carregado neles, um motor de tração, em modo pwm de tensão e também um servo motor (de padrão de pulso = 1 a 2 ms), para acionar a direção do carrinho. Não vamos entrar no carácter descritivo da montagem mecânica, como fixação de rodas, tirantes, instalação de motores,etc., mas sim na parte eletrônica do dispositivo. Cada um poderá então escolher como fará seu próprio protótipo. Talvez possa aproveitar um carrinho quebrado e refazer a parte eletrônica, ou começar do zero, fazendo um inteiro projeto da estrutura e aparência.
Conforme pode ser observado, o Pic fornece 2 saídas separadas para PWM, modo tensão: 1 no pino 3 e outra no pino 2. A ideia é fazer o acionamento para frente em uma e para trás em outra. No TX, quando o potenciômetro se encontra na posição central de seu cursor, teremos a condição de desligado no motor de tração. Acionando o potenciômetro para aumentar irá gerar PWM na saída do pino 2 proporcional ao movimento do cursor. Em sentido contrário, irá gerar no pino 3. Portanto, no TX, teremos que manter o potenciômetro centrado por molas para dar exatamente a metade da sua resistência ôhmica.
Assim, em uso, mover a alavanca ligada ao potenciômetro para trás deverá produzir movimento do carrinho para trás (ré) , soltando o acionamento tem que desligar o carrinho. Se acionarmos para frente, deverá produzirá movimento para frente.
Com respeito a direção, o servo controle do tipo pwm 1-2ms, deverá acionar via tirante, a direção do carrinho. No TX, deverá ter um potenciômetro também centrado, de maneira que acionando para esquerda, o carrinho vá para esquerda. No meio, o carrinho deverá seguir em frente. E acionando para direita no TX, deverá virar a direção para direita no carrinho.
Os potenciômetros poderão ser adaptados com uso de alavancas ou engrenagens, ou usar um comercial retirado de carrinho de controle da sucata.
Os 2 botões poderão ser usados em modo ‘retenção’ para acionar leds que imitem os ‘faróis’ e também ligar um pequeno ‘buzzer’ para imitar uma ‘buzina’, sendo este botão em modo ‘pulso’. O modo pode ser trocado individualmente por alterar no arquivo c do receptor e recompilar.
Importante lembrar, que deverá ser separada a alimentação do PIC e receptor da alimentação do servo e motor de tração, uma vez que estes produzem muita interferência e ruídos elétricos na alimentação de tensão aos quais estão ligados. Isto pode ser feito usando pilhas grandes para o motor e uma pequena bateria de 9 volts com um regulador de tensão 7805, para obter os 5 volts do PIC.
Com respeito aos transistores da saída do motor de tração, foi optado o par BC548/558 por serem pequenos e de facil montagem. Mas se optar usar um motor de corrente maior que a corrente máxima suportada por eles, então poderá substitui-los por outros de maior potência, como os TIP41/42, por exemplo.
Um detalhe importante, é que foi usado um número serial no TX que tem que ser igual no RX, para funcionar. Isto impede que o receptor funcione com outro TX com a mesma montagem (exceto se tiver o mesmo serial, ou seja, um ‘clone’). Mas não é garantia de funcionamento, se vários conjuntos forem montados e ligados próximos. Poderão interferir entre si. Use canais de frequência diferentes se optar por montar vários pares diferentes.
OBS. Esta montagem foi testada apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobbysta.
Segue pasta zipada com os arquivos do TX e RX (em “C”), já atualizados ( em 30-11-2013) com a nova versão para o receptor. No anterior, o servo apresentava trepidações em algumas situações e o software foi modificado para corrigir isto. Nesta pasta, encontraremos o arquivo ‘C’ com possibilidade de ser compilado em modo normal para saída do servo ( 1-2ms , sendo 45° para esquerda e 45° graus para direita) ou modo ‘estendido’ (750-2750 useg, sendo 90º para esquerda e 90° para direita). Também , poderá obter os arquivos hex já compilado para as 2 versões e do transmissor:
Manuais:
Servo-Motor
Modulação por Pulso
PIC12F675
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Até o próximo artigo!!!
cleber boa tarde:obrigado pelo esforço e enteresse de me ajudar,visto que estou querendo utilizar este motor para funcionar como servomotor de potencia mais elevada,é um circuito que na verdade ainda não fiz caso voce tenha algo desta natureza e queira humildimente me ajudar ficarei aguardando.no mais um forte abraço.
lario boa tarde: tenho usado este circuito pwm com reversão com otimos resultado,e surgiu uma nova ideia
eu gostaria de controlar um motor de levantar vidro que deve ser em torno de uns 20amp pretendo utilizar cerca de 12 mosfet há alguma restriçao neste caso? e quanto a usar o mesmo circuito?como se fosse um módulo pwm com reversão!não irei usar o radio tx nem rx vou ligar um pic direto no outro.desde ja agradeço pela vossa atenção.
Olá José Luis!
Você disse ’12 Mosfets’? Vai ficar enorme sua montagem! Experimente adquirir os Mosfet com baixa resistência de dreno-supridouro (ex. 2sk3703) que suportam altas correntes. Você monta e testa. E se der certo, retorna com um comentário.
Cláudio
Boa tarde José, esses motores do levantador de vidro dependendo da carga aplicada ele pode chagar até 22Amp, mas isso com 12Nm em seu eixo e para 6Nm a corrente será por volta de 12 Amp.
E´so para lhe dar uma base sobre a corrente encima desses motores. espero que tenha lhe ajudado.
Ah outra coisa esses motores geralmente tem uma chave termica dentro deles, para evitar que se queime com temperaturas altas,então se for para usalos para ficar funcionando por longo tempo ele vai parar de funcioar em algum momento, mas a chave termica retorna ao fechamento assim que esfria.
lario agora fiquei alegre com os resultados que obtivo,fiz varios testes e não apresentaram mais a trepidaçao gravei tanto hex de 45g como o de 90g ambos apresentaram os mesmos resultados otimos.o desempenho de partida são exelentes,o angulo de abertura do servo tambem muito bacana. valeu lario muito thanks rsrsrsr
Olá José! Obrigado por retornar os resultados e suas observações.
Cláudio
lario boa tarde.quero informar que montei este circuito de automodelo,que por sinal tem um bom desenpenho na partida em ambos sentido frente e ré,setas e buzina tambem responde muito bem.somente o servo está trepidando.eu fiz teste com os 2 hex do receptor,em um o servo abre cerca 45g para cada lado o outro abre o dobro 9og de cada lado porem em ambos os casos ele trepida help us.
Olá José! Obrigado pelo retorno. Assim que tiver uma oportunidade, irei ver isto.
Cláudio
Olá José! Sobre a questão de trepidar , experimente colocar um pequeno indutor de 220 microHenrys em série com a alimentação do servo. Lembre-se de usar uma alimentação separada para o pic/ receptor e outra para o servo/ motores, visto que estes causam picos que resetam o pic e causam a ‘ trepidação’.
Cláudio
Olá José! Por favor, use o novo código já corrigido no artigo, com link aqui. O anterior código, em algumas posições do potenciômetro, realmente apresentava trepidação exagerada no servo. Aguardo o seu retorno…
Cláudio
Olá Claudio ainda nw montei este controle remoto mas fika ai uma dica que tbm é minha duvida ao invez de usar a ponte com transistor nw poderiamos usar o CI L293.
Obrigado e parabens pelo projeto
Olá Edimilson! Fica a critério do hobista esta escolha.
Cláudio