FAÇA UM TESTADOR DE CABOS C/ 12 VIAS – COM PIC 16F877A (REF125)

Gostaria de facilitar os testes de continuidade em cabos, fazendo isto de forma rápida e com indicação em LCD? Então, leia este artigo…

Quem trabalha na manutenção de equipamentos elétricos, sabe que os cabos podem apresentar problemas como isolamento e em certas circunstâncias, curto circuito entre seus fios.
A proposta faz uso de um microcontrolador PIC 16F877a para realizar os testes de continuidade e com apresentação em um LCD de 16 caracteres por 2 linhas, tendo sido projetado para cabos de 12 fios. Veja o esquema abaixo:

Conforme mostra o esquema, temos duas tomadas nas quais serão ligadas as 2 pontas do cabo a testar. A rotina coloca nivel ‘1’ unicamente em uma saída e testa as entradas do outro lado do cabo. A saída é mudada e irá testar novamente, até completar todos os fios do cabo. No LCD irá apresentar como abaixo, se tudo estiver correto:

J1 123456789ABC
J2 123456789ABC

Se ouvirá um breve bip, para indicar que está ok.
Obs. As letras ‘A’,’B’ e ‘C’ representam os números dos fios 10,11 e 12 do cabo.

Também, se um dos fios estiver invertidos, como é comum em algumas aplicações, poderá ser visto no LCD. Veja como se pareceria com o fio 4 invertido com o 3:

J1 123456789ABC
J2 124356789ABC

Também se ouvirá um breve bip, para indicar que está ok, sem curto ou interrupções.

E se houver um curto_circuito entre os fios do cabo? Veja abaixo quando o fio 5 esta em curto com o fio 6:

J1 123456789ABC
J2 124355789ABC

Note que haverá repetição do número na linha inferior. Podemos dizer que o fio ‘6’ também está ligado com o fio ‘5’ (curto).
Neste caso, será ouvido um bip pulsado mais demorado, para indicar a falha no cabo.

Mas o cabo pode também se interromper. Como será indicado esta condição? Por apresentar um ‘x’ abaixo do número do cabo. Veja na situação do fio ‘9’ estar interrompido ( ou isolado no conector por ferrugem, etc):

J1 123456789ABC
J2 12435578XABC

Também neste caso, será ouvido um bip pulsado mais demorado, para indicar a falha no cabo.
Toda vez que ocorrer uma mudança no estado dos pinos, será apresentado no LCD e se ouvirá um bip de acordo com o estado do cabo.
Assim, em caso de mau contato, poderá ocorrer de ficar apitando diversas vezes seguidas quando se mexe com o cabo. Isto pode alertar de forma audível, que o cabo não está em condições de uso, necessitando reparos.
Para se ouvir o bip, foi usada um pequena capsula piezoelétrica, destas usadas em telefone de mesa. A fonte de 5 volts poderá ser um simples carregador de celular com 5 volts regulados (tipo USB) ou fontes convencionais com transformadores, retificadores, capacitores e regulador 7805. Poderá, se desejar, acrescentar uma chave liga/desliga no VCC .

Obs. Esta montagem é apenas didática, sendo feita apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos ASM e HEX, que podem ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue o arquivo ASM:

TESTA_CABOS_12V_877A_ASM

Segue o arquivo HEX:

TESTA_CABOS_12V_877A_HEX

Caso deseje, poderá obter os arquivos em pasta zipada aqui.

Segue abaixo, uma pasta zipada com a versão 2 do Testa_Cabos. Nesta versão, ocorre indicação sonora de erro quando existe inversão de fios, o que não acontece na versão acima:

TESTA_CABOS_2

Curiosidades:
O preço de levar uma vida muito corrida
Vamos dar uma volta de riquixá?
Cavalo Louco: um monumento esculpido na montanha
Degraus em direção ao céu
Algo que nenhuma tempestade pode destruir
O homem que mudou o mundo
Quem projetou primeiro?
A luta do homem para aproveitar o vento
Montanhas feitas de mármore
Lições aprendidas dos pigmeus

Outros assuntos:
Um site para você
Fortaleça seu casamento por meio de boa comunicação
Os desafios de uma família com enteados
Aprenda a perdoar
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

24 comments on “FAÇA UM TESTADOR DE CABOS C/ 12 VIAS – COM PIC 16F877A (REF125)

  1. Olá Bom ! Gostei muito desse seu projeto ,existe a possibilidade de ele estender-se a cabos flat todos inclusos em uma só placa ? cabos de 10,14,16,20 e 34 vias ? Em meu trabalho testo constantemente esses cabos inclusive um de flat pra DB09 só que fizemos de com led´s ; você poderia me ajudar a respeito?
    Muito Obrigado
    Ednei

    1. Olá Ednei!
      Testes para cabos tendem a ser problemáticos pela quantidade de tipos e variedades deles. Quem sabe no futuro, volte a fazer um artigo neste sentido.
      Cláudio

  2. Olá Cláudio! Realmente ainda tinha alguns pontos no código a serem alterados. Feita a alteração agora está funcionando perfeitamente para oito fios. Eu queria realmente usar esse projeto para teste de cabo de rede RJ-45, padrão 568a (cabo direto) e 568b (cabo cross). Outra dificuldade é como fazer um circuito remoto para teste em longa distância. Obrigado pelas dicas e se você tiver algum tempinho de sobra, poderia modificar esse para teste de rede. Um grande abraço e muito obrigado.

    1. Olá Dindobel!
      Fico feliz que tenha obtido sucesso no seu empreendimento. Quem sabe , possa voltar a este tema futuramente, e ai, poder analisar melhor esta sua necessidade.
      Cláudio

  3. Olá ! Amigo fiz como me falou. Analisei o código e apesar de estar mais familiarizado com códigos em C, fiz as modificações para oito fios. A simulação pelo Proteus, funcionou perfeitamente, mas no Protoboard, funcionam só os fios 1 e 2, os outros indicam como se estivessem em curto. Pode ser configuração da PIC na hora de compilar ? Um grande abraço e obrigado .

    1. Olá Dindobel!
      Poder ser a configuração, se você teve que digitar manualmente na hora de compilar. Analise a montagem no protoboard em busca de erros. Também verifique inversão de pinos no programa. Com certeza, falta pouco para conseguir.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top