Controlar um nível DC a distancia pode ser interessante em aplicações de controle de volume. Como fazer isto com um controle remoto comercial (chaveirinho de portão/alarme)? Veja mais…
A proposta desta montagem se resume em variar uma tensão na saída de um pic 12F675 , gerada pelo método ‘ PWM’, conforme firmware carregado no Pic. Veja o esquema abaixo:
Esta tensão será aumentada quando apertarmos o botão direito de um controle remoto comercial, previamente ‘aprendido’ pelo PIC. Para reduzir a tensão, deverá ser apertado o botão da esquerda do controle.
A frequência do PWM está por volta dos 120 Hertz. O esquema mostra duas saídas: a saída S1, na forma PWM, usada para controlar cargas via transistores e a saída S2, já com nível DC (0-5 volts), para uso em potenciômetro digital. Foi aproveitado uma saída do PIC para responder em modo on/off (retenção) quando se aperta o terceiro botão ( ou os dois botões ao mesmo tempo).
Para usar, primeiro necessitará ‘aprender’ todos os botões do controle, e de outros controles, se usar mais de um.
Para isto, basta apertar o botão ‘learn’ (acende ‘led learn’), e em seguida, apertar o botão do controle a gravar. Repita com todos os botões. Caso deseje apagar todos os controles gravados, aperte o botão ‘learn’ por mais de 5 segundos. Quando começar a piscar, solte o botão. Após 5 piscadas, terá apagado todos os controles da Eeprom.
Qual uso desta montagem?
Veja a sugestão abaixo:
Podemos usar como um controle de brilho para uma lâmpada de forma remota. A lâmpada poderia ser substituída por um motor, por exemplo, para controlar a rotação de um pequeno exaustor DC em difícil acesso. Neste modo, usamos a saída S1, com sinal PWM.
Outra possibilidade está no controle de volume a distancia, com uso de cis do tipo ‘potenciômetros digitais’. Neste modo, usamos a saída S2, com níveis contínuos, para controlar um circuito integrado TDA 8199.
Veja a figura abaixo:
Obs. Esta montagem é de caráter didática, sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos ASM e HEX, que poderão ser alterados segundo as necessidades dos hobistas.
Segue pasta com arquivos atualizados em 23/10/2015, 120 hz, em ASM e HEX:
Segue a mesma versão , com aprimoramentos, que salva no ultimo endereço da EEprom, o valor da última atuação do PWM, bem como o estado do interruptor on/off (no penúltimo endereço).
Com isto, ao religar a alimentação, voltará ao valor anteriormente regulado. Clique abaixo para obter pasta com esta nova versão (08-11-2015):
Em 11/12/2016, foi postada esta versão que permite escolher entre pulso ou retenção, na saída controlada pelo terceiro botão do controle remoto. A escolha é feita mediante um jumper no pino 6 ao gnd. Sem jumper será modo pulso e com jumper será modo retenção. O restante é igual a versão anterior (08/11/2015). Clique abaixo para obter pasta com esta nova versão (11-12-2016):
Manuais:
Curiosidades:
Quando as vacas saem de férias
Quando as substâncias químicas causam doenças
O que aprendemos dos projetos da natureza?
O que fazer para dormir melhor
Viver com o que se ganha — Como é possível?
A mais nova cordilheira das Montanhas Rochosas
Uma planta de crescimento lento
A Grande Fome na Irlanda — Uma epopéia de morte e emigração
Cherrapunji: um dos lugares mais úmidos da Terra
O tempero que veio do outro lado do mundo
Outros assuntos:
Fortaleça seu casamento por meio de boa comunicação
Os desafios de uma família com enteados
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?
Até o próximo artigo!!!
Opa Claudio, me expressei errado, e uma dúvida mesmo, sobre a eeprom externa tem limitações que pode ser feita gravações e leitura ❓ , me refiro a quantidade ou tempo para ela poder dar problemas. Valeu
Olá Foxcon! Toda memória EEprom é projetada para reter dados por uma quantidade máxima de anos que pode variar de 10 a 100 anos. Também tem o número aproximado de gravações que o fabricante garante, que pode estar entre 100.000 vezes a 1.000.000 de vezes. Fatores ‘estressantes’, como picos indevidos no Vcc, temperatura ambiente, etc, podem reduzir ainda mais este tempo de vida. Estas informações podem ser obtidas no datasheet da memória.
Cláudio
Ok. Claudio obrigado ai pela informação, abraço.
Olá larios, como vai ? Gostaria de saber se existe uma forma de fazer a busca dos controles gravados na EEPROM ser feita de maneira mais rápida, assim tenho um receptor e nele gravo muitos controles em uma eeprom externa, porém quando realizo a busca, do primeiro até encontrar o controle valido, para os controles que estão bem no fim a demora para aceitar o comando fica grande, tem como corrigir isto, ou fazer com que fique mais rápida esta busca. Obrigado e aguardo seus comentários.
Olá PIC_NEW! Por gentileza, a qual dos artigos você se refere?
Claudio
Olá, claudio, é uma aplicação minha, é que olhando seu artigo de receptor de controle remoto imaginei que poderia fazer esta verificação de código gravado de forma diferente ou mais rápida. minha aplicação consiste em um receptor de controle HT6P20B com uma memória externa EEPROM 24LC16 para gravar muitos controles e tem dois canais, porém os últimos controles gravados ficam muitos lentos para dar os comandos, imagino que seja a forma como busco na memória, seguindo a ordem um a um, do primeiro endereço de memória até o ultimo, caso saiba de uma outra forma mais rápida de leitura ou outra técnica para esta aplicação por favor me oriente, obrigado desde já.
Olá Pic_New! Você poderá aumentar a frequência na leitura da EEprom, até o limite seguro. Existe versões de EEprom mais rápidas como a mc24c16-wmn6p, que podem operar com clock de 400 khz ao invés de 100khz. Não esqueça de trocar os pullups de 4k7 para valores menores como 2k2, para reduzir problemas com a capacitancia parasitas (consulte datasheet). Poderá aumentar a velocidade de clock do processador (se for possível, coloque cristal externo para o máximo) , ajustando os delays de acordo com a mudança. Isto ganha tempo na verificação de comparação. Uma outra possibilidade, é mudar a filosofia de EEprom, usando a paralela ao invés de serial. Esta é a forma mais rápida de acesso. Existe as 28c16 de 2k x 8bits. Mas o inconveniente é que terá de usar um microcontrolador com muitíssimos pinos, o que, em alguns casos é inviável.
Cláudio
❗ Olá Claudio, terá algum problema no futuro sobre a quantidade de leituras da eeprom externa, existe uma limitação de leitura e escrita nela, valeu 🙄
Olá Foxcon! Não entendi bem o seu comentário. Você esta fazendo uma afirmação ou uma pergunta?
Claudio
Ola amigo Claudio Obrigado por estes Projetos até hoje que vc criou! só uma pergunta Vc já tentou criar projetos por comando de voz, ligar saidas de pic por exemplo, vi que vc tinha feito um projeto gerador de notas musicais,,,
Olá Cicero! Obrigado pelo seu comentário apreciativo. Ainda não fiz experiências com comando por voz em pic. Creio que para esta categoria de projetos, talvez necessite de um DSpic ou similar. Reconheço que preciso aprender muito para chegar neste tipo de montagem. Quem sabe…
Claudio
concordo que tudo isto é uma obra de arte, o Lários parece que percebe o que estamos precisando.thank
mais uma vez obrigado pela sua atenção e ajuda , como sempre voce surpreende com algo mais .
vou fazer o layout e se me permitir postar aqui .
Obrigado e que Deus continue agindo na sua vida cada vez mais , sabendo que o conhecimento é um dadiva divina .