RECEPTOR PARA CONTROLE REMOTO COMERCIAL (HT6P20B) COM SAÍDA PWM – COM PIC 12F675 (REF118)

Controlar um nível DC a distancia pode ser interessante em aplicações de controle de volume. Como fazer isto com um controle remoto comercial (chaveirinho de portão/alarme)? Veja mais…

A proposta desta montagem se resume em variar uma tensão na saída de um pic 12F675 , gerada pelo método ‘ PWM’, conforme firmware carregado no Pic. Veja o esquema abaixo:

Esta tensão será aumentada quando apertarmos o botão direito de um controle remoto comercial, previamente ‘aprendido’ pelo PIC. Para reduzir a tensão, deverá ser apertado o botão da esquerda do controle.
A frequência do PWM está por volta dos 120 Hertz. O esquema mostra duas saídas: a saída S1, na forma PWM, usada para controlar cargas via transistores e a saída S2, já com nível DC (0-5 volts), para uso em potenciômetro digital. Foi aproveitado uma saída do PIC para responder em modo on/off (retenção) quando se aperta o terceiro botão ( ou os dois botões ao mesmo tempo).
Para usar, primeiro necessitará ‘aprender’ todos os botões do controle, e de outros controles, se usar mais de um.
Para isto, basta apertar o botão ‘learn’ (acende ‘led learn’), e em seguida, apertar o botão do controle a gravar. Repita com todos os botões. Caso deseje apagar todos os controles gravados, aperte o botão ‘learn’ por mais de 5 segundos. Quando começar a piscar, solte o botão. Após 5 piscadas, terá apagado todos os controles da Eeprom.
Qual uso desta montagem?
Veja a sugestão abaixo:


Podemos usar como um controle de brilho para uma lâmpada de forma remota. A lâmpada poderia ser substituída por um motor, por exemplo, para controlar a rotação de um pequeno exaustor DC em difícil acesso. Neste modo, usamos a saída S1, com sinal PWM.
Outra possibilidade está no controle de volume a distancia, com uso de cis do tipo ‘potenciômetros digitais’. Neste modo, usamos a saída S2, com níveis contínuos, para controlar um circuito integrado TDA 8199.
Veja a figura abaixo:

Obs. Esta montagem é de caráter didática, sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos ASM e HEX, que poderão ser alterados segundo as necessidades dos hobistas.

Segue pasta com arquivos atualizados em 23/10/2015, 120 hz, em ASM e HEX:

RX_PWM_0_5V_V4_FILES

Segue a mesma versão , com aprimoramentos, que salva no ultimo endereço da EEprom, o valor da última atuação do PWM, bem como o estado do interruptor on/off (no penúltimo endereço).
Com isto, ao religar a alimentação, voltará ao valor anteriormente regulado. Clique abaixo para obter pasta com esta nova versão (08-11-2015):

RX_PWM_0_5V_EEP_V4_FILES

Em 11/12/2016, foi postada esta versão que permite escolher entre pulso ou retenção, na saída controlada pelo terceiro botão do controle remoto. A escolha é feita mediante um jumper no pino 6 ao gnd. Sem jumper será modo pulso e com jumper será modo retenção. O restante é igual a versão anterior (08/11/2015). Clique abaixo para obter pasta com esta nova versão (11-12-2016):

RX_PWM_0_5V_120H_EEP_PR_V5

Manuais:

Pic 12f675

Curiosidades:
Quando as vacas saem de férias
Quando as substâncias químicas causam doenças
O que aprendemos dos projetos da natureza?
O que fazer para dormir melhor
Viver com o que se ganha — Como é possível?
A mais nova cordilheira das Montanhas Rochosas
Uma planta de crescimento lento
A Grande Fome na Irlanda — Uma epopéia de morte e emigração
Cherrapunji: um dos lugares mais úmidos da Terra
O tempero que veio do outro lado do mundo

Outros assuntos:
Fortaleça seu casamento por meio de boa comunicação
Os desafios de uma família com enteados
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

77 comments on “RECEPTOR PARA CONTROLE REMOTO COMERCIAL (HT6P20B) COM SAÍDA PWM – COM PIC 12F675 (REF118)

  1. olá Claudio , preciso de sua ajuda nesse circuito também . montei como controle de volume com tda8199 e funcionou perfeitamente, sendo que quero adicionar a função mute usando o pino 5 do pic . fiz da seguinte forma, no pino 5 do pic liguei um resistor de 4k7 que vai na base de um bc549 , o emissor liguei ao terra e o coletor ao pino 7 do tda e adicionei um resistor de 1k depois do capacitor de 100/16 e antes do coletor do bc549 . ficando na seguinte ordem, pino 7 do pic – resistor 2k2 em série – capacitor 100/16 em paralelo – resistor de 1k em série – coletor do bc549 em paralelo – e pino 7 do tda . funciona, sendo que tem uma pequena queda de tensão no pino 7 do pic, será que pode com o tempo queimar o pic ou o capacitor ?? como posso melhorar isso ?? vi que o Liliano também queria com o mute mas não entendi como ele vez . obrigado mais uma vez pela atenção .

    1. Olá Michaelverdan!
      Acredito que não terá nenhum problema. O pino 5 com retenção visava fazer um liga/desliga ou também mute.
      Cláudio

      1. boa noite, obrigado pelas respostas. vou continuar nos testes aqui, até agora não deu nenhum problema. a respeito dos indutores do circuito tens, decidi procurar nas lojas de componentes, caso não ache comprarei uma lâmpada mesmo (rsrs). um abraço.

Comments are closed.

Back To Top