FAÇA UM CONTROLE REMOTO C/ 9 CANAIS , POR TELEFONE – USANDO PIC16F628A (REF109)

Que tal usar sua linha telefônica para também acionar outros equipamentos? Com 9 canais e com função on/off? Com senha de acesso ? Então continue lendo este artigo…

Utilizar a linha telefônica para comandar equipamentos já não é mais novidade. Existem vários equipamentos comerciais, a preços até razoáveis, que permitem fazer isto. Esta versão utiliza um PIC16f628A juntamente com um circuito integrado MT8870DE para fazer o serviço ‘pesado’.
Veja o esquema abaixo:

DESCRIÇÃO DO CIRCUITO

Através dos pinos 3, 6, 7 e 8 , o PIC recebe os sinais DTMF decodificados em Hexadecimal. O pino 2, quando em nivel alto, informa ao PIC que a leitura na saída do MT8870 pode ser usada. Por intermédio do pino 4, via um optoacoplador do tipo P521, obtemos os sinais relativo aos toques telefônicos. A cada toque, o nível vai a ‘0’ e graças a constante de tempo RC, se mantém nele pelo periodo do toque.
A conexão com a linha telefônica é feita por intermédio de um rele com duplo contato. Pelo pino 1, o PIC liga o transistor que aciona este rele. Também é usado para enviar sinais de ‘bip’ para linha telefônica. Os canais são acionados pelos pinos 9 a 18, tendo em cada pino, um conjunto formado de um trasistor e um rele de carga. Estes reles deverão suportar em seus contatos, a corrente das cargas a serem acionadas. Geralmente, reles de 10 a 15 Amperes deverão suficientes.

O ARQUIVO ASM

O programa que roda no PIC é uma adaptação de outros já publicados aqui neste blog, como a‘ FECHADURA ELÉTRICA COM SENHA (CODE LOCK) SEM DISPLAY – COM PIC 12F675’ e também o artigo ‘CONTROLE SEU PORTÃO OU FECHADURA ELETRÔNICA POR CELULAR (SOMENTE PELO SOM) – COM PIC 12F675’ . Para usar o equipamento, deveremos conecta-lo a uma linha telefônica. Com ajuda de um celular, deveremos ligar para o número da linha em que está conectado o receptor de controle remoto, e após um número de toques (5) ele irá automaticamente atender. Dará um aviso sonoro deste atendimento com um bip de 2 tons. Digite a senha inicial (012345), e se tudo correu bem na digitação, será ouvido uma sequência rápida de bips. Se houve um erro, irá dar um apito longo e ao final dele, podemos digitar de novo a senha correta. A partir do momento que entrou a senha correta, estamos em ‘modo de uso’ e ao apertar os dígitos de 1 a 9, irá acionar a saída correspondente. Aperte uma tecla, irá ligar (ouve-se bip de 2 tons). Outro aperto nela, irá desligar (bip de 1 tom). Podemos também, neste modo, alterar o número de toques para o atendimento, por digitar a tecla # e em seguida, a tecla com o número desejado de toques (limitado a máximo de 7 toques). Haverá em resposta, a mesma quantidade de bips do valor escolhido para os toques. Depois, dará um apito longo e desfará a conexão telefônica. Para mudar a senha, disque para o número do equipamento com um celular ou de outro fixo qualquer. Aguarde o atendimento automático, e em seguida, ao invés de digitar a senha, você deverá digitar o comando de mudança da senha (*74321), depois a senha atual, depois digitar a nova senha e finalmente confirma-la. Após a confirmação da mudança com um bip diferenciado, poderá sair da conexão por digitar ‘0’ ou digitar a nova senha para efetuar comandos nos canais. Se começarmos a digitar e de repente, a linha cair, devemos esperar 1 minuto para tentar uma nova conexão com o equipamento.

APLICAÇÕES

Existe muitos usos para este equipamento, como por exemplo, ligar seu computador no serviço para pegar aquele dado que você esqueceu para o trabalho de final de semana em sua casa, resetar redes de computadores a distância, acionar um portão pelo telefone celular, desligar alarmes que vivem disparando e incomodando vizinhos , etc. Cada leitor, talvez, já esteja pensando em uma possibilidade prática para usar este equipamento.

Obs. Esta montagem foi realizada apenas em placa de protobard, sendo fornecido o arquivo ASM, o qual poderá ser alterado segundo as necessidades dos hobistas.

Segue o arquivo ASM:

cr_fone_asm

Segue o arquivo HEX:

cr_fone_hex

Segue versão ASM que guarda o estado da saída na Eeprom e recupera no reset, em caso de falta de energia elétrica.

cr_fone_eeprom_asm

E seu HEX:

cr_fone_eeprom_hex

Manuais:
PIC16F628A
MT8870DE

Curiosidades:
“Sua ligação foi completada” — Como?
A matemática é para todos
Um número muito útil e intrigante
Jantar Mantar — um observatório sem telescópios
Comunicação — essencial nos ecossistemas da Terra
Antártida: a última fronteira
Yellowstone: encontro de águas, rochas e fogo
A reconstrução da Biblioteca de Alexandria
Uma das nozes mais úteis do planeta
Robert Boyle – lições do passado
Balolo – o caviar do Pacífico
A língua da selva — segredos da comunicação entre os animais

Outros assuntos:
Como proteger seu filho de predadores sexuais
Como controlar as birras
Aprenda a perdoar
Lidar com sogros
Como fazer seu segundo casamento dar certo
Quando seu filho tem uma deficiência
O que fazer se você tem um problema de saude – Parte 1
Como parar de discutir
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como acabar com a tática do silêncio
Como resolver problemas em seu casamento?
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

26 comments on “FAÇA UM CONTROLE REMOTO C/ 9 CANAIS , POR TELEFONE – USANDO PIC16F628A (REF109)

  1. amigo uma ideia é usar também um fone de ouvido para celular e ligar na entrada de audio do MT8870 , assim se o seu telefone tiver a opção de auto atendimento poderar usar este otimo projeto tb para ativar de longa distancia qualquer equipamento eletrico .
    O Claudio não brinca em serviço , quando menos se espera ele aparece com um projeto que todo mundo procurou um dia na internet mas não encontrou , outra sugestão é usar na porta do pic um ci HT12 pois ele tem sua saidas de 4 bits podendo assim usar aquele antigo sistema de controle com fechamento .

  2. lario como sempre parabens pela adaptaçao e disponibilizaçao deste projeto.automaçao via telefonica. pode ser adaptado de celular para celular tambem nao pode?

    1. Olá José! O sistema atual necessita de uma linha telefônica tradicional. Para adaptar para uso em celulares, obviamente terá que bolar um sistema que identifique os toques e que faça o atendimento. Esta será a parte mais crítica, pois não é prático desmontar celular para ligar fios nele. Uma saída de fone de ouvido poderia receber os sinais DTMF de controle.
      Claudio

  3. :mrgreen: Olá Claudio, 100% este esquema aqui em, valeu ai por mais este exemplo, era isto mesmo a minha necessidade, vou fazer a montagem mando para vc postar aqui o desenho do pcb para os amigos do blog. Abraço e que deus continue te abençoando com esta facilidade em desenvolver ok….

  4. Loar amigo Claudio! Esse projeto foi o que eu mais procurei na net, vc é um Gênio em programações, vou montar, e muito obrigado por esse maravilhoso projeto,,,

    1. Olá Cicero! Obrigado por seu comentário e expressão motivadora! Quem me dera, soubesse eu ‘realmente’ programar! Acredito que qualquer ‘programador mediano’, trabalhando na área de microcontroladores, poderia fazer o mesmo, mas de forma mais funcional! Em hipótese alguma me considero ‘Genio’.Sou um comum e simples hobista, que aprecia muito fazer montagens com microcontroladores. E qualquer crédito pelos resultados positivos obtidos cabem a Aquele que nos fêz, em sua infinita sabedoria.
      Cláudio

      1. Boa tarde Claudio,estou maravilhado como nosso Deus faz as coisas.Que Deus faça maravilhas em seus dias..Preciso de uma ajuda ,gostaria de trocar ideias com você,

Comments are closed.

Back To Top