FAÇA UM CONTROLE REMOTO C/ 9 CANAIS , POR TELEFONE – USANDO PIC16F628A (REF109)

Que tal usar sua linha telefônica para também acionar outros equipamentos? Com 9 canais e com função on/off? Com senha de acesso ? Então continue lendo este artigo…

Utilizar a linha telefônica para comandar equipamentos já não é mais novidade. Existem vários equipamentos comerciais, a preços até razoáveis, que permitem fazer isto. Esta versão utiliza um PIC16f628A juntamente com um circuito integrado MT8870DE para fazer o serviço ‘pesado’.
Veja o esquema abaixo:

DESCRIÇÃO DO CIRCUITO

Através dos pinos 3, 6, 7 e 8 , o PIC recebe os sinais DTMF decodificados em Hexadecimal. O pino 2, quando em nivel alto, informa ao PIC que a leitura na saída do MT8870 pode ser usada. Por intermédio do pino 4, via um optoacoplador do tipo P521, obtemos os sinais relativo aos toques telefônicos. A cada toque, o nível vai a ‘0’ e graças a constante de tempo RC, se mantém nele pelo periodo do toque.
A conexão com a linha telefônica é feita por intermédio de um rele com duplo contato. Pelo pino 1, o PIC liga o transistor que aciona este rele. Também é usado para enviar sinais de ‘bip’ para linha telefônica. Os canais são acionados pelos pinos 9 a 18, tendo em cada pino, um conjunto formado de um trasistor e um rele de carga. Estes reles deverão suportar em seus contatos, a corrente das cargas a serem acionadas. Geralmente, reles de 10 a 15 Amperes deverão suficientes.

O ARQUIVO ASM

O programa que roda no PIC é uma adaptação de outros já publicados aqui neste blog, como a‘ FECHADURA ELÉTRICA COM SENHA (CODE LOCK) SEM DISPLAY – COM PIC 12F675’ e também o artigo ‘CONTROLE SEU PORTÃO OU FECHADURA ELETRÔNICA POR CELULAR (SOMENTE PELO SOM) – COM PIC 12F675’ . Para usar o equipamento, deveremos conecta-lo a uma linha telefônica. Com ajuda de um celular, deveremos ligar para o número da linha em que está conectado o receptor de controle remoto, e após um número de toques (5) ele irá automaticamente atender. Dará um aviso sonoro deste atendimento com um bip de 2 tons. Digite a senha inicial (012345), e se tudo correu bem na digitação, será ouvido uma sequência rápida de bips. Se houve um erro, irá dar um apito longo e ao final dele, podemos digitar de novo a senha correta. A partir do momento que entrou a senha correta, estamos em ‘modo de uso’ e ao apertar os dígitos de 1 a 9, irá acionar a saída correspondente. Aperte uma tecla, irá ligar (ouve-se bip de 2 tons). Outro aperto nela, irá desligar (bip de 1 tom). Podemos também, neste modo, alterar o número de toques para o atendimento, por digitar a tecla # e em seguida, a tecla com o número desejado de toques (limitado a máximo de 7 toques). Haverá em resposta, a mesma quantidade de bips do valor escolhido para os toques. Depois, dará um apito longo e desfará a conexão telefônica. Para mudar a senha, disque para o número do equipamento com um celular ou de outro fixo qualquer. Aguarde o atendimento automático, e em seguida, ao invés de digitar a senha, você deverá digitar o comando de mudança da senha (*74321), depois a senha atual, depois digitar a nova senha e finalmente confirma-la. Após a confirmação da mudança com um bip diferenciado, poderá sair da conexão por digitar ‘0’ ou digitar a nova senha para efetuar comandos nos canais. Se começarmos a digitar e de repente, a linha cair, devemos esperar 1 minuto para tentar uma nova conexão com o equipamento.

APLICAÇÕES

Existe muitos usos para este equipamento, como por exemplo, ligar seu computador no serviço para pegar aquele dado que você esqueceu para o trabalho de final de semana em sua casa, resetar redes de computadores a distância, acionar um portão pelo telefone celular, desligar alarmes que vivem disparando e incomodando vizinhos , etc. Cada leitor, talvez, já esteja pensando em uma possibilidade prática para usar este equipamento.

Obs. Esta montagem foi realizada apenas em placa de protobard, sendo fornecido o arquivo ASM, o qual poderá ser alterado segundo as necessidades dos hobistas.

Segue o arquivo ASM:

cr_fone_asm

Segue o arquivo HEX:

cr_fone_hex

Segue versão ASM que guarda o estado da saída na Eeprom e recupera no reset, em caso de falta de energia elétrica.

cr_fone_eeprom_asm

E seu HEX:

cr_fone_eeprom_hex

Manuais:
PIC16F628A
MT8870DE

Curiosidades:
“Sua ligação foi completada” — Como?
A matemática é para todos
Um número muito útil e intrigante
Jantar Mantar — um observatório sem telescópios
Comunicação — essencial nos ecossistemas da Terra
Antártida: a última fronteira
Yellowstone: encontro de águas, rochas e fogo
A reconstrução da Biblioteca de Alexandria
Uma das nozes mais úteis do planeta
Robert Boyle – lições do passado
Balolo – o caviar do Pacífico
A língua da selva — segredos da comunicação entre os animais

Outros assuntos:
Como proteger seu filho de predadores sexuais
Como controlar as birras
Aprenda a perdoar
Lidar com sogros
Como fazer seu segundo casamento dar certo
Quando seu filho tem uma deficiência
O que fazer se você tem um problema de saude – Parte 1
Como parar de discutir
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como acabar com a tática do silêncio
Como resolver problemas em seu casamento?
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

26 comments on “FAÇA UM CONTROLE REMOTO C/ 9 CANAIS , POR TELEFONE – USANDO PIC16F628A (REF109)

  1. Boa tarde Cláudio, com certeza eu e muitos outros hobistas agradecemos por todo o material que vc nos tem disponibilizado, principalmente pelos código-fonte dos seus projetos, que nos ajudam muito em nossos próprios projetos, Parabéns pelo seu espírito de compartilhamento. Ultimamente tenho pesquisado projetos envolvendo DTMF e gostaria de saber, se tem como o programa e o hardware detectar a queda de linha ou desligamento(fone no gancho) ? Antecipadamente agradeço qualquer ajuda.

    1. Olá WMakoto!
      Neste esquema é usado apenas o sinal de chamada (alternado) para controlar o circuito. Mas quando ocorre o atendimento, a linha passa de 48 volts para aproximadamente 8 volts. Poderia pensar em medir esta tensão, e se ela for abaixo de digamos 15 volts, a linha está ocupada, e acima, a linha está livre. Neste esquema não temos ports livres, mas poderia pensar em usar um pic com mais ports e detectar por 2 meios: Ou usando um conversor A/D (pic 16f628a não tem) para medir a tensão da linha ou talvez usando uma rede de resistores para produzir tensão acima de 1,2 volts quando a linha estiver com 48 volts (detecção por 0 ou 1).
      Cláudio

  2. OLA CLAUDIO… EU TENHO O MESMO INTERESSE DE USAR ESSE PROJETO COM O CELULAR… E COMO VC DEU A IDEIA DO AMPLIFICADOR GOSTARIA DE SABER SE PRECISA MUDAR ALGO NOS COMANDOS… POIS JÁ ESTOU MONTANDO E JÁ FIZ A GRAVAÇÃO PIC 16F628A. NESSE FINAL DE SEMANA VOU TESTAR… UM FORTE ABRAÇO… E AGRADEÇO DESDE JÁ O TEMPO QUE GASTA EM REPASSAR SEU CONHECIMENTO…

    1. Olá Cezar Jr.!
      O projeto é para linha telefônica. Do jeito que está não vai funcionar. Apesar de citar um amplificador na entrada, tem ainda a questão de saber quando houve um chamado, ou seja, a campainha tocando para atender. No circuito atual usa um foto acoplador, mas no celular terá que ser alterado, mas exigirá criatividade. Isto terá que ser alterado no programa do pic também. No momento não tenho idéias para solucionar estes problemas.
      Claudio

      1. AMIGO CLAUDIO ESTOU QUASE TERMINANDO A MONTAGEM DO SEU PROJETO, SÓ GOSTARIA DE SABER QUAL DOS DOIS ARQUIVOS DE FONTE DEVO GRAVAR NO PIC, O PRIMEIRO OU O SEGUNDO COM O QUE TEM A OBSERVAÇÃO DE QUEDA DE ENERGIA. FORTE ABRAÇO.

        1. Olá Cezar! A segunda versão grava na eeprom o estado das saídas, e no caso de acabar a energia elétrica, será recuperado a situação anterior.
          Mas lembre-se que a montagem foi testada para uso com linha telefônica e não para celular. A adaptação será por sua conta e risco.
          Cláudio

  3. Claudio queria saber se é possível tira o atendimento, pós minha ideia seria usar um celular e o fone de ouvido ligando a saída de áudio dele no MT 8870 Pois já testei com celular e simulei os pulsos manualmente e funcionou uma maravilha, se não for pedir de mais, caso tenha tempo e se não for incomodo poderia enviar pra meu e-mail ciceroeletrotecnico@hotmail.com

    1. Olá Cicero! A alteração que você pede é um pouco complicada e exigirá um estudo da sua funcionalidade. Por exemplo: Como será o atendimento? Como retornar o sinal de ‘bips’ para o usuário saber que foi devidamente recebido a senha digitada? Etc. Como você está usando em seus testes?
      Cláudio

      1. Usei um celular com atendimento automático, e peguei a entrada do microfone e liguei ao pino 1 do pic, mas isso com um pré amplificador e um potenciômetro pra não distorcer o áudio, no caso desse código, não era pra mexer em muitas coisas não pois iria usar a própria entrada de áudio do celular que por certo tem um excelente ganho,,,

        1. Olá Cícero! Entendi!
          Na realidade, você teve que abrir o celular para fazer a ligação ao microfone. Talvez se pudesse pensar em colocar um amplificador no pino 1 com um alto falante para passar o som para o microfone do celular, o que permitiria que qualquer celular fosse usado sem mexer internamente.
          Cláudio

  4. Ola Claudio, eu estou tentando concluir um projeto semelhante a esse já a um bom tempo, o problema esta no pino STD do MT8870 e no meu é usado um PIC16f887a e a linguagem é C, alguem já tentou compilar em C com o CCS ou Mikro C pro ??

Comments are closed.

Back To Top